Burrhus Frederic Skinner foi um psicólogo estadunidense criador do behaviorismo radical. Skinner ampliou a teoria do behaviorismo de John B. Watson, adicionando elementos filosóficos na teoria psicológica comportamental. Skinner nasceu no estado da Pensilvânia, nos EUA, em 1904.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
O psicólogo John b Watson é considerado o pai do Comportamentalismo. Nesta psicologia se entende que os animais, incluindo o ser humano, podem aprender qualquer tipo de comportamento.
Burrhus Frederic Skinner (Susquehanna, 20 de março de 1904 – Cambridge, 18 de agosto de 1990), mais conhecido como B. F. Skinner, foi um psicólogo, inventor e filósofo social estadunidense. Foi professor de psicologia na Universidade Harvard de 1958 até sua aposentadoria em 1974.
Skinner desenvolveu a análise do comportamento, a filosofia dessa ciência que ele chamou de behaviorismo radical, e fundou uma escola de pesquisa experimental em psicologia – a análise experimental do comportamento.
BEHAVIORISMO - Entenda a Diferença entre Metodológico e Radical em Apenas 5 Minutos
Qual foi a grande descoberta de Skinner?
Estudo da psicologia e o condicionamento operante
Em geral, Skinner usava ratos e pombos em seus experimentos. Além disso, inventou também um aparelho chamado registrador cumulativo, que registrava as respostas dos animais em um gráfico cuja linha subia a medida em que o animal apresentava o comportamento estudado.
O primeiro behaviorista explícito foi John B. Watson, que, em 1913, lançou uma espécie de manifesto chamado A Psicologia tal Como a Vê um Behaviorista. Como o título mostra, ele não estava propondo uma nova ciência mas afirmando que a Psicologia deveria ser redefinida como o estudo do comportamento.
A teoria de John Watson focava no estudo do condicionamento simples e único. O condicionamento operante analisa todos os aspectos elencados acima. Os estudos de Skinner trouxeram a ideia de que quem molda o ambiente consegue moldar o comportamento das pessoas.
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
Seu livro de 1953, Ciência e Comportamento Humano, é o manual básico da sua psicologia comportamentalista. Skinner manteve-se produtivo até a morte, aos oitenta e seis anos, trabalhando até o fim com o mesmo entusiasmo com que começara uns sessenta anos antes.
A Análise do Comportamento aplicada teve como um de seus primeiros estudiosos o psicólogo Skinner, em 1930. Na época, ele comprovou por meio de experiências que, por meio da identificação dos estímulos do ambiente, é possível compreender e modelar o comportamento.
Watson é um personagem de ficção, biógrafo e companheiro nos casos de Sherlock Holmes, o famoso detetive do século XIX criado pelo escritor britânico Sr. Arthur Conan Doyle. Diversas fontes informam a data de nascimento de Watson como sendo o 7 de Julho de 1852.
'Por que Skinner Errou?' apresenta um argumento simples e forte contra a filosofia crítica de Skinner à Psicologia. Para Skinner, explicações psicológicas são internalistas, ou seja, apontam como causa para o comportamento motivos internos e privados do indivíduo, como desejos, medos e crenças.
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
O experimento de Burruhs Frederic Skinner (1904-1990) consistia em colocar um rato em uma caixa fechada, com uma alavanca e sem alimento. Depois de fazer uma série de movimentos aleatórios, o animal percebia que, ao apertar a alavanca, caía uma porção de comida na caixa.
Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.
John Watson tinha uma proposta revolucionária: em vez de estudar a mente, a psicologia deveria estudar o comportamento observável. Segundo o antigo behaviorismo clássico/metodológico, a ciência deve lidar apenas com o mundo objetivo, aquele “fora” do sujeito.
O estudo do comportamento acontece dentro da psicologia na linha teórica do comportamentalismo. Este estudo é chamado de Behaviorismo, possuindo três tendências: Behaviorismo Cognitivo, Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical.
Skinner, pesquisador norte-americano que viveu entre 1904 e 1990. Ao passo que o primeiro trabalho relevante de Watson, conhecido como Manifesto Behaviorista, foi publicado em 1913, as pesquisas de Skinner tiveram maior divulgação a partir do início dos anos de 1940. Sua abordagem é denominada Behaviorismo Radical.
Watson ficou muito conhecido pela publicação do chamado "manifesto behaviorista": um conjunto de palestras publicadas em forma de artigo em 1913 no qual defendeu o abandono da introspecção e a adoção da observação direta do comportamento como o único método possível para uma psicologia científica.