Samá (em hebraico: שַׁמָּה, fama, renome) foi o filho de Agé, um hararita, e um dos três legendários "valentes" do rei Davi e viveu por volta do ano 1.000 a.C. Seu maior feito foi a derrota de uma tropa de filisteus. Depois de os israelitas fugirem da tropa filistéia, Samá ficou sozinho e os derrotou.
A Bíblia diz que Samá se posicionou e agiu, ele defendeu o que era precioso para ele, mesmo que aos olhos dos outros aquele campo não valesse nada. O que mais pode ser um campo de lentilhas? Tudo que temos é o nosso campo de lentilhas. Nossa vida emocional é nosso campo de lentilhas.
Mas aprendemos com o texto que a responsabilidade de defender o que Deus nos deu é nossa. Se Samá tivesse tido a mesma atitude do povo, ele teria perdido tudo. O povo fugiu, mas Samá permaneceu firme defendendo o que Deus lhe deu.
Samá (em hebraico: שַׁמָּה, fama, renome) foi o filho de Agé, um hararita, e um dos três legendários "valentes" do rei Davi e viveu por volta do ano 1.000 a.C. Seu maior feito foi a derrota de uma tropa de filisteus. Depois de os israelitas fugirem da tropa filistéia, Samá ficou sozinho e os derrotou.
Em "Reis", nos capítulos da semana entre 8 e 12 de maio, Sama (Marcelo Arnal) fica cego após um ataque. O guerreiro fica desesperado em não conseguir enxergar e vira alvo fácil do inimigo. O rapaz consegue se salvar e se refugia nas montanhas.
A unção de Samá pode ser equiparada com a unção de Sansão no relato de Jz 15:14-19, quando Deus havia dado grande vitória a Sansão, naquela mesma região, operando por ele o livramento dos filisteus.
São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal de três; este brandiu a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez. Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus ali reunidos para a peleja.
Sama sobrevive à batalha e, com a ajuda de Zeleque, encontra o corpo de Urias. O valente chora e se desespera com a morte do amigo. Os demais soldados de Israel se comovem com o sofrimento dele.
Quem foi a mulher samaritana? Moradora do povoado de Sicar, na província de Samaria. Em horário incomum, ela ia retirar água do poço que Jacó abrira séculos antes. Tinha sido casada cinco vezes, e agora vivia com um outro homem.
mas Eleazar ficou e lutou contra os filisteus até que teve uma cãibra tão forte na mão, que não podia largar a espada. O SENHOR Deus conseguiu uma grande vitória nesse dia. Depois que a batalha terminou, os israelitas voltaram até o lugar onde Eleazar estava para tirar a armadura dos mortos.
Samá foi um dos homem que se ajuntou a Davi na caverna de Adulão, a bíblia diz que quando Davi estava fugindo de Saul, ele se escondeu em uma caverna e lá se ajuntaram a ele homens da pior estirpe. I Samuel 22, diz que Davi se fez líder deles, acreditou neles, investiu neles e fez deles seus valentes.
Explicação: A lentilha é associada à prosperidade e à riqueza em muitas culturas. O gesto de comer lentilhas do alto é um símbolo de elevar os desejos e intenções, buscando atrair sorte e prosperidade para o ano que se inicia.
Marcelo Arnal assume o papel de Sama nas próximas temporadas da série Reis e adiantou que o guerreiro vai passar por grandes obstáculos. Em entrevista ao site oficial, o ator disse estar empolgado com o novo trabalho na dramaturgia da Record TV e contou detalhes da preparação para dar vida ao israelita.
Sama (Marcelo Arnal) foi usado por Deus em Reis — A Conquista e derrotou uma tropa de filisteus com as próprias mãos. Na trama, o valente de Davi (Cirillo Luna) passava por Sucote, à caminho de Gesur, quando se deparou com famílias em fuga da cidade por causa dos inimigos. Então, o guerreiro israelita decidiu agir.
São bem conhecidas as suas nutritivas qualidades, sendo uma comida saborosa a sopa feita daquele vermelho legume. Esaú, tentado pelo apetite, pediu, à vista da iguaria, que seu irmão lhe deixasse comer do guisado vermelho. 'Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas' se diz em Gn 25.34.
Se nessa lista de valentes, um matou um leão dentro de uma caverna e outro matou oitocentos homens de uma vez, o que o Sama tinha de mais especial para ser considerado maior ainda que estes?
Despreza a irmã de criação Aruna, filha de seu pai com Yana, a quem não gosta na verdade por invejar suas qualidades. Quando descobre que Josué ama justamente Aruna, fica revoltada e se transforma na principal vilã. Torna-se uma verdadeira peste, invejosa, rancorosa, mentirosa, chantagista, manipuladora, vingativa.
Uma das origens possíveis está associada ao hebraico, onde o nome pode ser derivado de "Shemaryahu" ou "Shemarya", que significa "Aquele que Deus ouve" ou "Guardado por Deus".