Priapo ou Príapo (em grego: Πρίαπος, transl. Príapos) é o deus grego da fertilidade, filho de Dioniso e Afrodite. Sua imagem é apresentada como um homem maduro, mostrando um grande órgão genital (ereto). Priapo era considerado como protector de rebanhos, produtos hortículas, uvas e abelhas.
Filho de Afrodite, a deusa do amor, e de Dionísio, o deus do vinho e da celebração, Priapo representava o poder da natureza em sua forma mais crua e exuberante, associado não só à fertilidade humana, mas também à fertilidade da terra, garantindo colheitas fartas e campos férteis.
Deus simbolizado pelo falo, dono de um discurso sexual que inspirou a construção de um modelo penetrativo, para o qual a penetração pelo falo seria motivo de degradação na Antiguidade.
Como vimos, Dionísio foi criado por ninfas, pois seu pai Zeus queria protegê-lo das garras ciumentas de sua esposa Hera. Ele cresceu em uma caverna coberta por videiras. Reza a lenda que Dionísio se encantou com os frutos da videira e passou a colher e guardar para poder saborear quando tivesse vontade.
Deméter era a deusa da agricultura para os gregos antigos. Era associada com a fertilidade dos grãos plantados e considerada protetora das plantações. Perséfone, sua filha, também era considerada uma deusa da agricultura. Deméter ficou desesperada quando Hades raptou Perséfone.
Hermes era deus do comércio, da riqueza, da sorte, dos ladrões, da diplomacia, da viagem. Era filho de Zeus e de uma ninfa chamada Maia. Era conhecido por cometer pequenos furtos, como no caso do roubo do gado de Apolo.
"É um dos gestos de insulto mais conhecidos", diz o antropólogo Desmond Morris. "O dedo médio é o pênis, e os dedos recolhidos ao lado são os testículos. Ao se fazer o movimento, você está oferecendo um gesto fálico a alguém.
Na psicanálise freudiana, o estágio fálico é o terceiro estágio do desenvolvimento psicossexual, abrangendo as idades de três a seis anos, em que a libido (desejo) da criança se concentra em sua genitália como zona erógena.
Conta a lenda que Ifimedia, apaixonada por Poseidon, costumava passear à beira do mar, pegando água das ondas em suas mãos e derramando-a em seu peito. Posídon acabou cedendo ao seu amor e lhe deu dois filhos, Oto e Efialtes. Como seu esposo se chamava Aloeu, seus filhos passaram a ser conhecidos como Aloídas.
O deus Cornífero é o deus fálico da fertilidade. Geralmente é representado como um homem de barba com casco e chifres. Ele é o guardião das entradas e do círculo mágico que é traçado para o ritual começar. É o deus dos bosques, o rei do carvalho e do azevinho e senhor das matas.
E para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa. Após isso, rumores do fato começaram a se espalhar. E não é de se espantar que a maioria das pessoas culpavam Medusa, dizendo que ela tinha se aproveitado da situação.
Não, Hera uma vez - apenas uma vez - cometeu adultério, porque estava furiosa com Zeus que sempre a traía. Ela odiava os padrões duplos de homens e mulheres. O pai biológico de Hefesto permanece anônimo até hoje, mas ele provavelmente era mortal.
Qual era o nome da Medusa antes de ser amaldiçoada?
Medusa é uma personagem da mitologia grega conhecida por ser uma górgona. Medusa não era a única górgona, pois tinha duas irmãs, chamadas Esteno e Euríale. Nos mitos gregos, as górgonas eram seres monstruosos conhecidos por sua ferocidade e pelo fato de que transformavam em pedra todos os que os encarassem.
Zeus retornou para resgatar os seus irmãos, fazendo com que seu pai os vomitasse (eles estavam em perfeito estado porque eram deuses, portanto, imortais). Assim, Zeus resgatou Poseidon, Héstia, Deméter, Hades e Hera.
Poseidon também tinha vários inimigos como a deusa Palas Atena que no qual ele disputou com ela para saber quem iria ser o grande deus padroeiro da grande cidade Atena, e também e era muito inimigo de um dos mais famosos heróis Ulisses,porque ele sempre estava lhe desafiando.
Anteros era filho de Ares e Afrodite na mitologia grega , dado como um colega de brincadeira com seu irmão Eros, que era solitário - a razão de ser que o amor deve ser respondido se for para prosperar. Alternativamente, ele disse ter surgido do amor mútuo entre Poseidon e Nérites.
Afrodite era considerada pelos gregos antigos a deusa do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade. Era vista como o padrão de beleza grego e considerada capaz de seduzir homens e deuses. Havia dois mitos que explicavam o seu nascimento, um trazido por Homero e outro, por Hesíodo.
Telêmaco ou Telémaco (em grego: Τηλέμαχος, Tēlemakhos), na mitologia grega, era neto de Laerte, e filho de Penélope e do herói Odisseu (mais conhecido por Ulisses, seu nome em Roma), que deixou sua família, quando Telêmaco ainda era bebê, para lutar em Troia.
É importante buscar uma união/integração entre alma (Psiquê) e amor (Eros), entre razão (Psiquê) e emoção (Eros). O próprio Mito já diz que o ser humano não existe sem o afeto, a emoção, o amor.