Paltiel, também chamado de Palti, era filho de Laís, proveniente de Galim, e viveu por volta do ano 1 000 a.C. Durante o exílio de Davi, Saul, rei de Israel, deu sua filha Mical, esposa de Davi, em casamento a Paltiel, ainda que não houvesse se divorciado de Davi.
Porém Paltiel partiu no seu encalço, e a seguiu aos prantos até Baurim. Contudo Abner ordenou-lhe que retornasse para casa, ele obedeceu e voltou. que a seguia, chorando atrás dela até Baurim.
Paltiel era filho de Laís, de Galim. Sua história começa quando o rei Saul dá a ele sua filha Mical como esposa. Detalhe é que ela já estava casada com Davi, porém isso aconteceu porque Davi teve que fugir do rei, na época que se iniciou a perseguição.
Mical sentia-se como um joguete nas mãos dos dois homens da sua vida - Davi, seu marido e o rei Saul, seu pai. Seu pai obrigou-a a casar-se com outro homem e Davi, depois da morte de Saul, recebeu-a das mãos de um dos seus irmãos, para tornar ainda mais legítimo o seu reinado.
A israelita entrou em um rio para salvar o filho Quileabe (João Lucca) de um afogamento, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nos braços de Davi (Cirillo Luna). Na trama, a grande virtude da jovem era a sabedoria e a fé em Deus.
Quem foi Baal e por que a adoração de Baal foi uma luta constante para os israelitas?
Quem interpreta o personagem Paltiel em Reis?
Em sua segunda produção na Record TV, o ator Caio Menck assumiu o personagem Paltiel, interpretado anteriormente por Fhelipe Gomes na série Reis. Para o site oficial, o ator não esconde o carinho com o trabalho.
Ao se deparar com os soldados de Joabe (Marcelo Faria), o jovem trava uma batalha sangrenta e sai no prejuízo. Na luta, seus homens morrem e, sem alternativa, Absalão foge do local.
Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento. Teve a seus pés Davi, o herói judeu que matou o gigante Golias e depois se transformaria em rei de Israel.
Este nome é composto por duas partes: “Palti”, que pode ser interpretado como “libertação”, e “El”, que significa “Deus”. Assim, Paltiel carrega um significado profundo de esperança e fé na intervenção divina, refletindo a crença de que Deus é aquele que traz liberdade e salvação.
Ela casou-se com Davi após Saul a haver prometido caso lhe trouxesse, em troca do dote, cem prepúcios de filisteus, porém Davi lhe trouxe duzentos prepúcios.
Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.
Davi é casado com muitas mulheres, uma das quais é irmã de Jônatas, Mical, mas a Bíblia não menciona que Davi amou Mical (embora se afirme que Mical ama Davi).
Porém Mical, a outra filha de Saul, apaixonou-se por Davi. E, quando Saul soube disso, ficou contente. Ele pensou: — Vou dar Mical em casamento a Davi, e ela servirá como uma armadilha para que ele seja morto pelos filisteus. Então, pela segunda vez, Saul disse a Davi: — Você será meu genro.
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Qual filho de Davi morreu pendurado em uma árvore?
De repente, Absalão se encontrou com alguns dos soldados de Davi. Absalão ia montado numa mula, e, ao passar por baixo de um grande carvalho, a sua cabeça ficou presa nos galhos. A mula continuou a correr, e Absalão ficou pendurado.
Dois anos depois, Amnom foi morto por ordem de Absalão, que vingou sua irmã, enviando os seus servos para matar Amnom em uma festa à qual ele convidou todos os filhos do rei.