Os historiadores modernos têm considerado muitas vezes a morte de Haroldo, em Stamford Bridge, o que pôs fim a sua invasão, como o fim da Era viking. Também é comumente considerado por ter sido o último grande rei viking, ou até mesmo o último grande viking.
Já se passaram 1.000 anos desde a morte de Sven Estridsen, o último rei viking da Dinamarca. Desde então, algumas lendas do último milênio estão sendo reescritas após novas descobertas. Uma delas pode mudar a narrativa oficial de que Sven foi enterrado em frente à mãe Estrid, Rainha da Dinamarca.
Um caso intrigante é o do túmulo do último Rei Viking da Dinamarca, Sveinn Estríðason, que morreu em 1074 d.C. e foi sepultado na Catedral de Roskilde. Ao seu lado, jazia uma mulher, mas quem era ela?
O Último Viking! (Biografia de Harald Hardrada - Haroldo III da Noruega)
Como o rei Ivar morreu?
A morte de Ivar também veio em um momento inesperado no último episódio. Sempre soubemos que sua relação com o Rei Oleg era duvidosa e que um trairia o outro em algum ponto, mas, ao contrário do esperado, a morte não foi causada por Oleg: ele é esfaqueado em combate na Inglaterra na batalha final da série.
Dinamarca, Noruega e Suécia: A grande maioria dos habitantes desses países possui ancestralidade viking. A cultura e as tradições vikings ainda são fortes nessas regiões, presentes em festivais, culinária, música e até mesmo na política.
7) Quem foi o viking mais temido da história? Provavelmente a melhor resposta para esta pergunta é Harald Bluetooth (Haroldo Dente-Azul ou Haraldr Blátǫnn em nórdico antigo), um rei viking dinamarquês que governou no Século X. Ele é conhecido por ter unificado a Dinamarca e introduzido o cristianismo no país.
Mandado para a Groelândia, este viking construiu uma fazenda e constituiu sua família. Foi daí que, Leif, um de seus três filhos, se empolgou com os relatos de marinheiros que falavam da presença de terras à Oeste. Atingindo a atual região de Terra Nova (Canadá), esse viking teria batizado o território como Vinland.
Os viquingues foram derrotados pelo rei anglo-saxão Etelvulfo em 851, então ao invés de Wessex eles decidiram ir para o norte em direção á Ânglia Oriental. A lenda conta que o exército foi liderado pelos três filhos de Ragnar Lodbrok: Ivar, o Desossado, Haldano e Uba.
Uma delas é que ele foi capturado por seu inimigo, o rei Ela da Nortúmbria, e morto ao ser jogado em um poço cheio de cobras. Seus filhos o vingaram invadindo a Inglaterra com o Grande Exército Pagão. A outra foi que Ragnar morreu de uma combinação de cólera e ferimentos que sofreu ao tentar invadir Paris.
Como rei dinamarquês da Inglaterra, Canuto II foi rápido em eliminar qualquer descendente da poderosa dinastia Wessex. O primeiro ano de seu reinado foi marcado pelas execuções de vários nobres ingleses que ele considerava suspeitos.
Esse evento principiou o período das navegações desse povo pela Europa. O término da Era Viking ocorreu em 1066, quando os normandos (vikings que haviam se estabelecido na Normandia) atacaram e conquistaram a Inglaterra sob a liderança de Guilherme, o conquistador.
Bjorn Ironside era um verdadeiro chefe viking sueco que liderou uma dinastia real. Ivar, The Boneless e Ubbe invadiram de fato a Inglaterra e Sigurd tornou-se rei da Dinamarca.
É também na Irlanda onde foram gravadas as imagens do vilarejo de Kattegat. Embora exista, de fato, um lugar com o mesmo nome numa área marítima entre a Noruega, a Suécia e a Dinamarca, a pequena vila da série é fictícia.
Fim da Era Viquingue. A Era Viquingue acabou quando o cristianismo e a civilização europeia chegaram à Escandinávia. Com o aparecimento e consolidação dos reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia, as expedições militares reais substituíram as expedições de pirataria dos grandes senhores locais.
“Muitos vikings são indivíduos miscigenados”, com ancestrais tanto do sul da Europa quanto da Escandinávia, por exemplo, ou até mesmo mestiços entre samis (indígenas escandinavos) e ancestrais europeus.
Os historiadores modernos têm considerado muitas vezes a morte de Haroldo, em Stamford Bridge, o que pôs fim a sua invasão, como o fim da Era viking. Também é comumente considerado por ter sido o último grande rei viking, ou até mesmo o último grande viking.
O rei viking Harald Sigurdsson (também conhecido como Harald Hardrada), nasceu em Ringerike, Noruega, no ano de 1015. Era meio irmão do rei Olaf Haraldsson, que perderia o trono quando Canuto o Grande invadiu a Noruega em 1028.
Ubbe foi baseado no guerreiro Ubba. Ele foi um dos comandantes do Grande Exército Pagão que invadiu a Inglaterra anglo-saxônica na década de 860. Os registros da sua morte são imprecisos, mas acredita-se que Ubba tenha morrido em 878, quando liderava o exército viking na Batalha de Cynwit.