“Minha vontade é conquistar toda terra de infiéis”, proclamava Inácio de Loyola (1491-1556), fundador da Companhia de Jesus, assim denominada para indicar quem seria o verdadeiro líder desta ordem religiosa de espírito militante.
Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus. O filho caçula de 13 irmãos e irmãs, nasceu em 1491 no Castelo de Loyola, na Espanha. Batizado de Iñigo, mais tarde, entretanto mudaria o seu nome, passando a assinar como Inácio.
Após essa experiência, embarcou em uma jornada de peregrinação a lugares santos em busca de uma vida mais dedicada a Deus. Em 1534, Inácio fundou a Companhia de Jesus com um grupo de seguidores, que se tornariam os primeiros membros jesuítas. A ordem foi oficialmente reconhecida pelo Papa Paulo III em 1540.
A Companhia de Jesus (em latim: Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Santo Inácio de Loyola.
JESUS CRISTO FOI O MAIOR LÍDER DA HISTÓRIA?? 5 FATOS QUE PROVAM ISSO!
O que foi a Companhia de Jesus?
Ordem religiosa que ajudou a estimular as ações da Contrarreforma. A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada oficialmente em 1540, quando o Papa Paulo III a reconheceu como congregação religiosa.
Atualmente, a Companhia de Jesus segue como a maior Ordem existente na Igreja Católica e possui missões e evangelizações ao redor de todo o mundo. O atual Papa da Igreja Católica, o argentino Jorge Mario Bergoglio, chamado Papa Francisco, é o primeiro membro da Ordem dos Jesuítas a alcançar a nomeação para o cargo.
No Coliseu, seu corpo foi despedaçado pelas feras, durante as celebrações da vitória do imperador na Dácia. Assim, começou a sua longa viagem, rumo ao patíbulo, durante a qual foi torturado pelos guardas, até chegar a Roma para a execução da sua sentença, no ano 107.
A sua incessante busca interior e as suas revelações o fizeram escrever os Exercícios Espirituais e ser considerado o santo do discernimento dos espíritos. Foi declarado Padroeiro de Todos os Retiros Espirituais pelo Papa Pio XI em 1922.
Porque a Igreja Católica criou a Companhia de Jesus?
Ela foi uma ordem religiosa católica fundada por Inácio de Loyola. Seu principal objetivo era catequizar os indígenas nas colônias europeias, segundo Leonardo Gonçalves Silva, doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.
O “papa negro” é o último avatar do “mito jesuíta” ou do “antijesuitismo” militante. Surge no século XVI relacionado à Companhia de Jesus, cuja novidade logo causa surpresa. Os jesuítas são acusados de exercer um poder oculto de influência, de agir clandestinamente.
O Ratio Studiorum foi um método de ensino criado por Inácio de Loyola para direcionar as ações educativas dos padres jesuítas, nas atividades educacionais, na colônia e na metrópole. Era uma coletânea de regras e prescrições práticas minuciosas que deveriam ser seguidas pelos padres jesuítas.
Assim, não há como se afirmar que Constantino seja o fundador da Igreja de Cristo, que desde o início sempre foi Católica (que quer dizer 'universal', em sentido duplo: refere-se à Fé que precisa ser assumida integralmente e à salvação que não está restrita a um grupo escolhido, mas aberta a todos os povos e nações) ...
Policarpo de Esmirna (/pɒlikɑːrp/; grego: Πολύκαρπος, Polýkarpos; Latim: Polycarpus; n. 69 - m. 155) foi um bispo da igreja de Esmirna do século II. De acordo com a obra "Martírio de Policarpo", ele foi apunhalado quando estava amarrado numa estaca para ser queimado vivo e as chamas milagrosamente não o tocavam.
Em tudo amar e servir: um legado deixado como herança por Santo Inácio de Loyola. “Em tudo AMAR e SERVIR...” Com esta máxima, Santo Inácio nos indica duas características fundamentais para o nosso percurso vital e que são, inclusive, condições para nossa realização pessoal.
Santo Inácio escreveu sete cartas: Epístola a Policarpo de Esmirna, Epístola aos Efésios, Epístola aos Esmirniotas, Epístola aos Filadélfos, Epístola aos Magnésios, Epístola aos Romanos, Epístola aos Tralianos.
A Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas à qual pertence o novo Papa Francisco, foi fundada em 1540 pelo espanhol Inácio de Loyola, que lançou suas bases na capela de Montmartre em Paris a partir de 1534 com seis outros companheiros, entre eles São Francisco Xavier.
Porque a Companhia de Jesus foi expulsa do Brasil?
O grande poderio e influência dos jesuítas na América portuguesa foram contestados durante a administração pombalina (1750-1777), gerando um conflito de interesses entre a Companhia de Jesus e o governo, que culminou com a expulsão dos membros dessa ordem religiosa em 1759.