Nix é uma deusa da religiosidade dos gregos antigos que era considerada a personificação da noite. Era muito temida, nem mesmo Zeus se atrevia a desafiá-la. Nix é uma divindade da religiosidade dos gregos antigos, conhecida como a personificação da noite.
Nix é uma divindade presente na mitologia grega, tida como a personificação da noite para os gregos na Antiguidade. Essa deusa é considerada parte do grupo de deuses primordiais, isto é, os primeiros deuses gregos a surgirem, sendo o seu surgimento associado diretamente com a criação do Universo.
Hesíodo afirma que Nix é filha do Caos, sendo a segunda criatura, seguida de seu irmão gêmeo Érebo, a escuridão, a emergir do vazio, logo depois surgem Gaia, a mãe Terra, Tártaro, as trevas abismais, Eros, o amor da criação, que são considerados irmãos de Caos.
A versão mais tradicional do surgimento de Nix é a dada por Hesíodo, importante poeta grego que relatou uma série de mitos de origem dos deuses gregos. Na sua versão, extraída de um livro chamado Teogonia, Hesíodo afirma que Nix surgiu do Caos, o vazio que existia antes da criação do Universo.
Era representada como uma mulher jovem, vestida de preto e com asas. Era uma deusa temida, e nem o próprio Zeus tinha coragem para desafiá-la. Foi mencionada por Hesíodo, mas também é encontrada nos mitos órficos. Tinha um papel secundário na religiosidade grega.
Nix - A Deusa Primordial da Noite - Mitologia Grega
Porque Zeus tinha medo de Nix?
Nix protegeu Hipnos, e Zeus não teve coragem de seguir com a perseguição contra Hipnos, porque temia Nix. O mito deu a entender que Nix era tão poderosa e temida que nem o mais poderoso dos deuses, Zeus, tinha coragem de desafiá-la.
Alguns dos poderes de Nyx incluem a capacidade de envolver o mundo em escuridão, controlar a passagem do tempo, governar sobre os sonhos e pesadelos, e proteger a escuridão da noite. Além disso, Nyx era considerada uma divindade poderosa e temida, influenciando o destino dos mortais e dos deuses.
A tonalidade de sua pele é extremamente branca, chegando a ser pálida e fria como a noite. Sua pupila é negra e nunca se dilata. Personalidade: Tendem a ser quietos e autoritários. Agem com seriedade, na presença do silêncio.
Os principais deuses gregos são: - Zeus: rei dos deuses e governante do Monte Olimpo. - Hera: esposa de Zeus e, por isso, rainha dos deuses e deusa do casamento e da família. - Poseidon: deus dos mares e das águas.
Na mitologia grega, Nêmesis é a deusa da vingança, a força voltada para abater todas as desmesuras, os excessos. No Houaiss, por extensão de sentido: ato ou efeito de retaliar; ciúme, inveja; adversário temível.
Os filhos de Nix, por fim, são poderosos e habitam o mundo inferior. Assim, detém poderes e forças. A história diz que Nix se uniu ao seu irmão gêmeo Érebo, e teve dois filhos: Éter e Hemera. Após isso, a deusa gerou outros filhos sem união com outro ser.
Neste livro, você vai conhecer as sete principais Deusas Gregas que habitam a nossa psique: Afrodite – a deusa do amor; Perséfone – a menina; Hera – a esposa; Deméter – a mãe; Atena – a profissional; Ártemis – a capaz; Héstia – a sábia.
Ela tem diversas habilidades, desde simplesmente iluminar o local a queimar o adversário e assumir outra forma, e possui um forte laço com a prole de Nix. Caso o semideus morra, sua estrela se apagará em eterno tormento, criando uma espécie de supernova, embora bem menor.
Éris (em grego: Ἔρις, transl.: Éris), na mitologia grega, era a deusa da discórdia. Filha de Nix sozinha. Seu equivalente romano é Discórdia. O oposto grego de Éris é Harmonia, cuja contraparte latina é Concórdia.
Hesíodo afirma que Nix é filha do Caos, a primeira criatura a emergir do vazio, logo depois surgem Gaia, a mãe Terra, Tártaro, as trevas abismais e Eros, a procriação, que são considerados irmãos de Caos.
Segundo a mitologia grega, Morfeu era um deus filho de Hipnos, o deus do sono. Assim como o seu pai, ele dispunha de grandes asas que o fazia vagar silenciosamente pelos mais distantes lugares do planeta Terra. Ao aproveitar do repouso dos homens, Morfeu assumia formas humanas e ocupava os sonhos de quem quisesse.
A aparência escura de Kali representa a escuridão da qual tudo nasceu. Sua tez é negra, que é mais negra do que a noite mais escura de todas. Como ela também é a deusa da preservação, Kali é adorada como a preservadora da natureza .