Na profecia de Ezequiel, Gogue seria um líder de um grande exército que ataca a terra de Israel. Gogue é descrito como "da terra de Magogue, príncipe de Meseque e Tubal" (Ezequiel 38:2-3). Em Ezequiel, a batalha de Gogue e Magogue ocorre no período da tribulação.
(Ver Apocalipse 20:7–9.) Portanto há duas batalhas chamadas de Gogue e Magogue, a primeira antes da Segunda Vinda e a outra no final do Milênio. Elas são semelhantes no sentido que haverá grandes batalhas que destruirão completamente os inimigos de Deus e resultarão em mudanças importantes na Terra.
Então, Magogue deu origem a um ou mais povos. Gogue – foi um príncipe rebelde da terra de Magogue, que liderou um exército para atacar o povo de Deus. Perceba que existe uma conexão entre as profecias apresentadas nos livros de Ezequiel e Apocalipse.
Gogue e Magogue estão no “extremo norte” (Ez. 38:15), o que reforça a interpretação de que se trata da Rússia, uma vez que se traçando uma linha reta para o norte, a partir de Jerusalém, capital de Israel, chega-se nas proximidades de Moscou, capital russa.
Não há nação particular associada com eles, nem nenhum território particular além do norte de Israel. No livro Antiguidades Judaicas, o historiador judeu, Flávio Josefo identifica Magogue com os citas, nome que era usado na antiguidade para definir um número de pessoas provenientes do norte do Mar Negro.
A Profecia sobre Gogue e Magogue é a seguinte: “VEIO a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2. Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele” (Ez. 38:1-2).
A profecia de Gogue e Magogue refere-se a uma grande guerra mundial centrada na Terra Santa e Jerusalém, e aparece pela primeira vez no livro de Yechezkel (Ezequiel). De um lado estavam Israel, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha. Do outro, Irã, Rússia, China, Síria e Coréia do Norte.
“Gogue e Magogue” são inimigos futuros, que só atacariam quando Israel estivesse vivendo com segurança em sua terra, em paz com as nações vizinhas, sem sofrer nenhuma ameaça visível (38:11, 12). Bíblia de Estudo Andrews.
TUBAL – É moderna cidade Rússia de tobolsk em (Ez 38.2) Temos a palavra “chefe” tradução do termo rosh, dando idéia do nome Rússia. NAS NAÇÕES ALIADAS – Gômer, Togarma, (Ez 38.6) Gômer veio a ser Germânia (atual Alemanha) e Togarma corresponde a Armênia e a Turquia.
Chefe de povos inimigos ao norte de Israel. Inimigo de Deus e Aliado de Magogue. E sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.
Meseque (do hebraico משך, "precioso"), é um personagem bíblico fictício do Antigo Testamento, filho de Jafé e neto de Noé. Seu nome aparece sempre em conexão ao de Tubal. O nome Meseque é associado por algumas correntes com os musku de inscrições assírias, que são mencionados junto com os tabali .
O mar entregou os corpos sepultados neles; e a terra e o Hades entregaram os mortos que estavam neles. Cada um foi julgado de acordo com as suas obras. E a morte e o Hades foram jogados no lago de fogo. Esta é a segunda morte — o lago de fogo.
e sairá para enganar as nações, Gogue e Magogue, em todas as extremidades da terra. Ele as reunirá para a batalha, um exército poderoso, incontável como a areia da praia.
Magog ou Magogue (do hebraico מגוג) é um personagem bíblico do Antigo Testamento. Segundo o Pentateuco, Magog seria o segundo filho de Jafé (Gênesis 10:2).
Assim, o Armagedon é o lugar onde acontecerá um conflito entre a humanidade contra Deus e Sua Verdade. Aqueles que conseguirem ver além das mentiras dos espíritos do mal se juntarão ao exército celestial na batalha final entre o bem e o mal.
Atacarás o meu povo de Israel como uma nuvem de tempestade que vem cobrir a terra”. A leitura se torna ainda mais complexa porque há uma referência a esse trecho no capítulo 20 do livro do Apocalipse, fundamentando o que seria, dentro da ideia de fim dos tempos, o ataque final à terra de Israel.
Ezequiel 39:11 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Nesse dia, prepararei um enorme cemitério para Gogue e suas multidões no vale dos Viajantes, a leste do mar Morto. Ele impedirá a passagem dos que viajam por ali, e eles mudarão o nome do lugar para vale das Multidões de Gogue.
1Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2Filho do homem, volve o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal; profetiza contra ele 3e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal.
Quais as nações que invadiram Israel na Batalha de Gogue e Magogue?
Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo” (Ezequiel 38:2,5-6).
Primeiramente responderemos à pergunta se a Guerra de Gogue/Magogue, em Ez 38039, é a mesma da Batalha de Armagedom, em Ap 19. Mas é possível que a guerra de Gogue/Magogue e o aniquilamento dessas ímpias nações e das que as seguem, sejam aproximadamente na metade da Tribulação, ou mesmo durante sua primeira metade.