A lenda de Maria Caninana ganhou uma atualização em 2023, na Segunda Temporada da série da Netflix, Cidade Invisível. Ela ela é uma mulher indígena poderosa, com olhos penetrantes, capaz de hipnotizar a todos, fazendo com que a pessoa cujo está sobre o feitiço, faça todas as suas vontades.
Maria Caninana era diferente de seu irmão, segundo a lenda. Ao invés de ajudar os humanos, ela afundava barcos e feria peixes pequenos. Certo dia, Cobra Norato e Maria Caninana começaram a brigar no rio Madeira. As duas serpentes lutaram violentamente, transformando as águas calmas do rio em um redemoinho enorme.
Esses répteis eram seres encantados e foram deixados no Rio Tocantins. A população que via as cobras ao longe deu a elas os nomes de Cobra Norato e Maria Caninana. Enquanto Norato era bom e salvava quem estava em perigo nas águas, Caninana era o oposto, atacava as pessoas sem pena.
Os Kainana são a versão que a umbanda criou para duas entidades já conhecidas do povo do Amazonas, lá originalmente eles se chamam de Irmãos CANINANA, sendo que o homem é Norato Cobra Grande e a mulher é Maria Caninana.
CANINANA E PAPA-PINTO: ENCONTRO COM AS DUAS SERPENTES MAIS MORDEDORAS DO BRASIL!
O que Exu Cainana gosta?
Gosta de cigarros e absinto. Costuma receber suas oferendas em beira de rios e matas. 📌 Relato de um médium de Exu Cainana ao grupo “Estudos de Umbanda” no Facebook.
Ainda de acordo com a tradição, Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
A lenda de Maria Caninana ganhou uma atualização em 2023, na Segunda Temporada da série da Netflix, Cidade Invisível. Ela ela é uma mulher indígena poderosa, com olhos penetrantes, capaz de hipnotizar a todos, fazendo com que a pessoa cujo está sobre o feitiço, faça todas as suas vontades.
Quando se sente ameaçada por predadores, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço e expõe e movimenta a língua. Com essas ações, ela pode tentar morder o agressor, mas por não possuir veneno, é considerada inofensiva.
O corpo-seco é uma lenda do folclore brasileiro que fala de um defunto que foi amaldiçoado a vagar pela Terra depois de ser rejeitado por Deus e pelo diabo. O motivo da rejeição seriam as maldades que ele teria cometido em vida, fazendo dele um ser tão asqueroso que nem mesmo a Terra queria sua carne.
Na mitologia dos povos pré-hispânicos (astecas, toltecas, olmecas) a serpente representava a divindade da água uma vez que simboliza a vida, o alimento físico e espiritual.
Diz a lenda que são homens nascidos numa sexta-feira da paixão e no lugar de olhos comuns, eles têm um par que enxerga todas as riquezas da terra. Localizam tesouros, minas de ouro e prata, pedras preciosas...
Cobra Norato ou Honorato é, segundo uma lenda da Floresta Amazônica, uma serpente encantada que vivia com sua irmã gêmea Maria Caninana no fundo do rio. Honorato teria feito amizade com um soldado que o ajudou a remover o encanto, tornando-o um homem para o resto de sua vida.
Seja na lenda da cobra que roubava leite de criança, na série da Netflix ou no relato de alguém do interior. Assim como os teius, essa beldade da nossa fauna adorava passear por quintais brasileiros.
Maria Caninana era violenta e malvada, gostava de assustar os pescadores, prejudicar animais e pessoas, derrubar embarcações, entre outras maldades. Diferente do irmão, Maria não encontrava com sua mãe. De acordo com a lenda, Norato cansado das malvadezas da irmã que piorava a cada dia, acabou a matando.
Já seu irmão Norato, também chamado de Honorato, era a total antítese de Maria Caninana. Criou-se generoso e benfeitor. Estava sempre envolvido em inúmeros feitos e aventuras, salvando a vida de muitos humanos e seres aquáticos. Como um verdadeiro herói dos rios, enfrentava até mesmo terríveis monstros fluviais.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
A serpente, menor que a de seu irmão gêmeo, é seu símbolo, assim como a espada, o ofá, o arpão e a lira. Portadora da vibrante energia do arco-íris, Ewá, em sua jornada terrena, é sincretizada com Santa Luzia. Sua saudação vibrante é 'Ri Ro Ewá!
É a manifestação da Divindade. As Cobras inserem o Triângulo, ou, de uma outra forma, as Três Forças Básicas (Pai, Mãe e Filho) estão “escondidas” pela Sabedoria.