O primeiro registro de um casal homossexual na história é geralmente considerado o de Khnumhotep e Niankhkhnum, um casal egípcio do sexo masculino, que viveu por volta de 2 400 a.C.. O par é retratado durante um beijo, a mais íntima pose na arte egípcia, rodeado pelo que parecem ser os seus herdeiros.
Há 30 anos, Dinamarca se tornava o primeiro país a reconhecer a união civil homoafetiva; alguns meses depois, lei entrava em vigor com celebração de união de Axel e Eigil Axgil, que entraram para a história do movimento LGBT.
“a homossexualidade apareceu como uma das figuras da sexualidade quando foi transferida, da prática sodomita, para uma espécie de androgenia interior, um hermafroditismo da alma. O sodomita era um reincidente, agora o homossexual é uma espécie” (p. 44).
Era esperado dos homens gregos que eles tivessem relações homossexuais, mas também era uma obrigação que se casassem e tivessem filhos. O que hoje em dia chamamos de bissexualidade para eles era considerado o padrão, o corriqueiro.
Sim, é normal sentir atração por outras pessoas, mesmo estando em um relacionamento. A atração é uma reação natural do ser humano e pode ocorrer de maneira espontânea, sem significar que você deseje algo além de uma admiração ou apreciação estética.
Santa Missa 18h | Basílica Histórica de Aparecida 05/03/2025
Sócrates era homossexual?
Na Grécia e na Roma da Antiguidade, era absolutamente normal um homem mais velho ter relações sexuais com um mais jovem. O filósofo grego Sócrates (469-399), adepto do amor homossexual, pregava que o amor entre iguais era a melhor forma de inspiração e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para procriar.
O símbolo da comunidade LGBTI+ foi criado em 1978 pelo artista e ativista norte-americano Gilbert Baker. Junho é mundialmente reconhecido como o Mês do Orgulho LGBTI+, em homenagem à Rebelião de Stonewall, que ocorreu em 1969.
O próprio vocabulário da época confirmava esse raciocínio. Durante o século XVIII e até meados do século XIX, o termo corrente para designar pessoas homossexuais era a palavra “invertido”. Essa expressão sugeria que todo homossexual era portador de uma inversão sexual.
O primeiro registro de um casal homossexual na história é geralmente considerado o de Khnumhotep e Niankhkhnum, um casal egípcio do sexo masculino, que viveu por volta de 2 400 a.C.. O par é retratado durante um beijo, a mais íntima pose na arte egípcia, rodeado pelo que parecem ser os seus herdeiros.
1. Tibira do Maranhão. Conhecido como Tibira do Maranhão, ele foi morto por sua orientação sexual no século 17, foi considerado um dos primeiros casos documentados de execução no Brasil devido à homossexualidade.
🏳️🌈 Mais do que siglas, essas letras representam vidas, histórias e identidades que merecem respeito e acolhimento. 💖 No campo da Enfermagem, nosso compromisso com a diversidade e a inclusão é fundamental. Cada pessoa que atendemos é única e precisa ser tratada com empatia, compreensão e dignidade.
01 de abril de 2001 - Países Baixos legalizam o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, tornando-se o primeiro país a fazê-lo. 2001 - A Associação Chinesa de Psiquiatria deixa de considerar a homossexualidade como um distúrbio mental.
A Bandeira Arco-Íris, também conhecida como Bandeira do Orgulho Gay, é um símbolo da Comunidade Gay e do movimento LGBT. Criada em 1979 pelo ativista gay Gilbert Baker, a pedido do político homossexual Harvey Milk para representar a Comunidade Gay, acabou por se tornar um dos principais símbolos do movimento LGBT.
A referida prática tinha o objetivo de transferir conhecimentos de ordem filosófica, política, militar e até mesmo sexual. Nesse relacionamento o jovem admirava qualidades como sabedoria e experiência do homem mais velho, enquanto este contemplava as qualidades masculinas do seu discípulo.
Alexandre da Macedônia, por exemplo, era gay assumido. Em Roma, Júlio César era bissexual. Imperadores Otávio e Adriano eram homo. São Paulo de Tarso resistia a um "espinho na carne".
A Igreja Anglicana do Brasil, por exemplo, permite a união entre pessoas do mesmo sexo. Celebrou seu 1º casamento homoafetivo em junho de 2021. Em termos civis, a Inglaterra e o País de Gales permitem a união estável entre pessoas do mesmo sexo desde 2013.
Mas foi apenas em 17 de maio de 1990 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o “homossexualismo” da CID-10. A partir de então substituiu-se o referido termo por “homossexualidade”, uma vez que no contexto médico o sufixo “ismo” remete à doença (como reumatismo, raquitismo etc.).
O Brasil é o país do mundo com a maior população autodeclarada LGBTQIA+. O dado integra a pesquisa Global Advisor – LGBT+ Pride 2023, realizada pelo instituto Ipsos com 22 mil pessoas em 30 países. Outro dado revela que metade da população brasileira aprova a união entre pessoas do mesmo sexo.
A sigla que dizem ser atual que inclui letras como I (Intersex), C (Curious, ou seja, Curiosos), A (Asexual), P (Pansexual), F2 (Fluido), e K+ (Kink e outras identidades), busca ser mais inclusiva, reconhecendo a complexidade das experiências humanas em relação à orientação sexual e identidade de gênero.
Utilizado para representar alívio, cansaço ou comosuspiro de desilusão ou descontentamento. Também pode ser utilizado para indicar o a exalar o fumo. O emoji Rosto Exalando é uma ZWJ sequence combinação de 😮 Rosto Com Boca Aberta, Zero Width Joiner and 💨 Rapidez.
As pesquisas científicas tem mostrado que a homossexualidade está mais relacionada com questões genéticas. Algumas dificuldades sexuais e transtornos que envolvem a sexualidade se relacionam a traumas parentais. Mas identidade sexual não é um transtorno por isso não tem nada a ver com trauma.