As americanas Roxanne Shante, Sha-Rock, MC Lyte e Queen Latifah e as brasileiras Sharylaine, Rúbia, Dina Di e Negra Li são alguns dos nomes das mulheres pioneiras no hip hop, nos Estados Unidos e no Brasil. Há 50 anos, o movimento ganhava as ruas, e as mulheres estavam presentes desde o início.
A cultura hip-hop nasceu em New York, uma década antes de chegar no Brasil, e este grande evento histórico foi protagonizado por uma mulher, Cindy Campbell.
Quem foi a primeira rapper feminina no mundo? Em 1985, Cheryl James (Salt), Sandra Denton (Peppa) e Deidra Roper (Dj Spirindella) formavam o grupo Salt-n-Pepa. O primeiro grupo de rap a receber discos de ouro e platina, e o feito se deu logo com seu disco de estreia.
Confira abaixo a música Let Me Clear My Troat, do DJ Kool Herc, o pai do hip hop, e outras faixas que são marcos do gênero. O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop.
Mulheres no Rap - Ep.1: A mulher na origem do Hip-hop
Quem é considerada a rainha do Rap?
mesmo sendo considerada a Rainha do Rap e sendo de fato a rapper feminina de maior sucesso em toda a história, a Nicki Minaj não possui um Grammy sequer. entretanto, existem razões para isso.
DJ Kool Herc: o “pai” do hip hop vai ser homenageado pelo Rock & Roll Hall of Fame. Considerado o primeiro impulsionador da cultura hip hop, o pioneiro DJ Kool Herc está entre os nomes que vão ser homenageados na cerimónia deste ano do Rock & Roll Hall of Fame, marcada para o dia 3 de Novembro.
O DJ e produtor Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento Hip-Hop, estabeleceu os quatro pilares essenciais dessa cultura: rap (música), Disc jockey (animador), breakdance (dança), graffiti (arte) e, beatbox (instrumental) Outros elementos incluem o MC, a moda hip hop e as gírias.
Os primeiros rappers a terem sucesso foram o DJ Hum e Thayde. Depois deles vieram nomes como Racionais MCs, Planet HEmp, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Cambio Negros, Xis & Dentinho e o Gabriel, O Pensador, que até hoje é uma referência incontestada.
Atualmente, Ice Spice é considerada uma das rappers de maior credibilidade no mundo. Ela possui números impressionantes, além de grandes parcerias, ainda com pouco tempo na indústria musical. Para a crítica especializada, Ice Spice é uma estrela em ascensão e 2023 é o seu ano de brilhar.
O momento fundador dessa cultura é quando os quatro elementos foram reunidos em uma única festa no Bronx, em 1973, organizada pelo DJ Kool Herc junto com sua irmã, Cindy Campbell. Lima esteve, neste ano, no mesmo local onde essa primeira festa foi organizada, em uma celebração de 50 anos de existência do hip hop.
Rap (em inglês, também conhecido como rapped) é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades afro-descendentes nos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop, de modo que se chame metonimicamente (e de forma imprecisa) hip hop.
Atletas de break são chamados de “B-Boys”, “B-Girls'' ou “breakers”, o “b” significa break, já que os atletas executam movimentos de dança durante os intervalos instrumentais de uma música.
O Movimento Hip Hop é, então, um movimento social que foi criado pelos grupos norte-americanos, por volta de 1968, com o objetivo de apaziguar as brigas dos jovens negros e hispânicos agrupados em gangues. Seu nome tem origem nas palavras Hip (quadril, em inglês) e Hop (saltar).
Jay-Z foi eleito o maior rapper de todos os tempos em um ranking elaborado pela Billboard e Vibe. Kendrick Lamar, Nas e Tupac também encabeçam a lista.
O ano era 2004. Liliane de Carvalho, a Negra Li, marcou a história do rap brasileiro ao se tornar a primeira mulher rapper a assinar contrato com uma grande gravadora, a Universal Music.
O rapper brasileiro mais ouvido de 2024 🔥 Filipe Ret está entre os 10 artistas mais ouvidos do Spotify Brasil em 2024 e é o rapper mais bem colocado na lista, dessa forma, é o rapper brasileiro mais ouvido neste ano dentro da plataforma ‼️📈🤯