Quem foi a jovem que morreu após extrair o dente do siso?
A morte da jovem Isadora Belon Albanese por complicações provocadas pela retirada dos dentes do siso, em Porto Feliz (SP), repercutiu nas redes sociais e iniciou um debate sobre os riscos do procedimento.
Um jovem morreu durante a cirurgia de remoção do siso?
Um adolescente de 17 anos morreu após uma cirurgia de remoção do dente do siso nos Estados Unidos. A morte de Erik Edge teria sido causada por complicações da anestesia feita antes do procedimento, que fez com que a garganta do adolescente fechasse.
De acordo com Sidney Neves, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, a extração do dente do siso em si não é uma causa comum de morte. "Na verdade, ela não morreu tirando o dente do siso. Normalmente, está relacionado a um processo infeccioso, e vale lembrar que eles são muito raros.
De acordo com a dentista Ilana Marques, especialista em odontopediatria da IGM Odontopediatra, os dentes do siso geralmente não representam risco direto de morte. No entanto, eles podem causar complicações sérias se não houver espaço suficiente na mandíbula para sua erupção adequada.
Isadora Belon morreu após extrair um dente do siso?
Isadora Belon, de 18 anos, morreu quatro dias após tirar dois dentes do siso. Especialistas reforçam que o procedimento é seguro e orientam sobre os cuidados necessários para não ter complicações. Jovem morre depois de complicações provocadas pela retirada do dente do siso.
As consequências podem variar desde pequenas cáries e doenças gengivais, a até cistos e tumores. Em alguns casos, problemas maiores podem surgir. A Pericoronarite, uma inflamação na gengiva que circunda os sisos, é um problema que acomete com bastante frequência pacientes que não extraíram os sisos.
"Após o procedimento, os antibióticos podem ser prescritos para combater possíveis infecções que possam surgir devido à exposição dos tecidos internos à flora bacteriana oral ou à introdução de bactérias durante o procedimento", afirma.
Apesar de não existir uma quantidade mínima ou máxima para se retirar o siso em um mesmo dia, é preciso consultar um cirurgião dentista, o qual vai avaliar o estado físico e mental de cada pessoa. Isso porque é preciso examinar as particularidades de cada caso, e com isso, prevenir riscos à saúde dos pacientes.
Posso ter relações sexuais depois de extrair um dente?
Depois de arrancar um dente, pode ser indicado evitar relações sexuais por até 3 dias. Após a extração, deve-se evitar esforços de acordo com a orientação do dentista e, normalmente, é recomendado não realizar atividades físicas vigorosas por 1 a 3 dias devido ao risco de sangramentos.
Para evitar complicações, evite fazer esforços físicos. Você pode retomar suas atividades normais após o primeiro dia na maioria dos casos, mas não exagere por cerca de uma semana.
De acordo com os pais de Isadora, quadro era de infecção e a morte se deu após paradas cardíacas. A história da morte da jovem de 18 anos Isadora Belon Albanese após complicações de uma cirurgia de extração de dente do siso tem repercutido nas redes sociais.
Conheça as complicações após a extração do siso mais comuns e como tratá-las. A extração de siso é um procedimento cirúrgico comum e que geralmente termina bem. Mas podem acontecer algumas complicações após a extração do siso, como um inchaço, um sangramento ou uma dormência na mandíbula, por exemplo.
O que devo comer no quarto dia após a extração do siso?
Sopa é o prato mais recomendado pelos dentistas nos primeiros dias após a extração do siso por ser fácil de ingerir. Só é preciso tomar cuidado com a temperatura. Qualquer coisa muito quente pode causar dor, sangramento e complicar o processo de cicatrização.
Qual o melhor antiinflamatório para extração de dente?
Há evidências de alta qualidade de que o ibuprofeno é superior ao paracetamol em doses de 200 mg a 512 mg e 600 mg a 1.000 mg, respectivamente, com base no alívio da dor e no uso de dados de medicação de resgate coletados seis horas após a cirurgia.
Após realizar uma cirurgia na boca, a melhor opção para lavar a região é água fria. Mas atenção, não realize o bochecho nas primeiras 12 horas após a cirurgia para não causar sangramentos e prejudicar a cicatrização. Em casos de grande sangramento no pós cirúrgico, é recomendado lavar o local com água gelada.
É obrigatório tomar antibiótico depois de extrair dente?
Ele explica que geralmente se recomenda tomar o antibiótico por uma semana, o anti-inflamatório nos primeiros dias – quando a inflamação é maior – e o analgésico no dia da extração, e depois somente em caso de dor ou desconforto no local.
Ainda assim, os dentes do siso inclusos são um pouco mais difíceis de se extrair do que os dentes do siso normais e são mais propensos a danificar, de forma permanente, ossos e outros dentes.
A extração do dente do siso é um procedimento cirúrgico, por isso, existe o risco de ocorrência de infecção. Este risco pode ser maior, se não forem tomadas algumas medidas preventivas.
“As doenças sistêmicas e medicamentos que esse paciente carrega consigo podem influenciar na hora da cirurgia”, ressalta a dentista. Para completar, a odontologista destaca os casos de pacientes que demandam uma maior atenção, como os que apresentam risco de trombose e AVC.
Existem ansiolíticos específicos que ajudam a acalmar o paciente para a extração do siso sem prejudicar sua capacidade de responder aos comandos do dentista. No entanto, a prescrição desses medicamentos deve ser feita por um médico, portanto é importante consultar antes de realizar a cirurgia.