Guilherme Benchimol teve um grande impacto no mercado financeiro do Brasil. Ele fundou a XP Investimentos em 2001. Desde então, a empresa se tornou uma das maiores corretoras do país.
Guilherme Benchimol é co-fundador e Presidente Executivo do Conselho de Administração da XP Inc., empresa de investimentos que abriga empresas como as corretoras de valores XP Investimentos, Clear e Rico. Em 2018, Guilherme Benchimol entrou para a lista da Bloomberg como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo.
O casamento de Itaú com a XP ocorreu em 2017, quando o banco anunciou a compra de uma fatia de 49,9% na corretora e a intenção de assumir o controle. No ano seguinte, porém, o Banco Central vetou a compra do controle e o "divórcio" começou em 2021.
De acordo com a decisão publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União, com a incorporação das ações, a XP Investimentos se torna subsidiária integral do Banco XP, conforme deliberado em assembleia geral extraordinária (AGE) de 1º de novembro do ano passado.
Atualmente, a XP Investimentos SA é 100% detida pelo Banco XP, que por sua vez é detido pela XP Inc. No seu balanço do terceiro trimestre, a XP informou que está promovendo uma reorganização para melhorar a estrutura corporativa.
VALE A PENA INVESTIR COM A XP? XP INVESTIMENTOS É A MELHOR PARA 2025?
Porque o Itaú vendeu a XP?
Diante disso, e vendo a possibilidade de destravar valor aos acionistas, além das diferenças culturais entre as partes, o Itaú decidiu cindir sua participação na XP. Além da venda das ações, a Itaúsa e a XP acertaram em julho a rescisão do acordo de acionistas, originalmente marcado para vencer em outubro de 2026.
São mais de 1 milhão de clientes que confiam nos nossos serviços. Não à toa, a XP foi a primeira empresa a ser reconhecida com o selo Cetip Certifica. Essa garantia comprova que os investimentos adquiridos na plataforma estão de fato registrados no nome do investidor.
O restante serviu para reforçar o caixa interno e ampliar o nível de liquidez da marca. A Itaúsa se transformou em um importante sócio da XP Investimentos em 2017, quando comprou 49,9% do capital social da empresa por R$ 6 bilhões.
A origem da XP Investimentos é um escritório de agentes autônomos fundado em 2001, em Porto Alegre a partir do desejo comum dos sócios Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave de ajudar pequenos investidores e pessoas comuns a investirem no mercado de ações, democratizando esta prática no Brasil.
Atualmente a XP Investimentos é agende custódia das marcas XP, Rico, Clear, Modal, Monte Bravo e Azimut. Se você não consegue investir no Tesouro através da XP, provavelmente já possui conta ativa em uma das marcas acima.
O Banco XP é uma das sociedades controladas pela XP Inc., integrando o grupo econômico que reúne marcas como XP Investimentos, a maior corretora independente do país, Clear, Rico, o site de finanças Infomoney, além de outras iniciativas em educação, gestão de recursos e seguros.
Se ela falir vc vai pegar os seus investimentos e transferir a custódia pra outra corretora ou banco. Tesouro é a mesma coisa, vc está emprestando dinheiro para o governo se financiar, caso a XP quebre, vc transfere a custódia pra outra instituição.
O risco de crédito de todos os COEs é do banco emissor, por isso a XP se compromete em distribuir COEs de primeira linha (proveniente de emissores com rating máximo AAA). Quanto ao risco das ações não performarem, trata-se do risco de mercado assumido pelo investidor ao acessar determinado ativo.
“Uma pessoa que foi demitida há muito tempo atrás e que encontrou o pior dos homens do mundo agora é quem está tentando mudar o mercado financeiro, ajudando as pessoas a investir melhor” , explica Guilherme Benchimol , CEO e fundador da XP.
As principais razões para a deterioração, na avaliação da corretora, são as taxas de juros mais altas, riscos relacionados às negociações de contratos de take-or-pay (ToP) e à produção de grãos, bem como a revisão para cima no capex de expansão e fluxo de notícias negativas sobre regulamentação/novos projetos.
Sim! Existem diversas vantagens de investir em um CDB: Segurança: principalmente quando emitidos por bancos sólidos e bem estabelecidos, como a XP Investimentos, há a garantia de receber o seu dinheiro com o rendimento combinado — e ainda tem a proteção do FGC.