Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).
As coisas de Deus não têm que ser demoradas. Mas entre a promessa e o cumprimento existe o fator tempo e o que Deus espera de nós é que guardemos a fé e a paciência no nosso coração. A própria Bíblia diz que quem vai herdar as promessas são aqueles que têm fé e longanimidade.
A autoria do livro de Hebreus pode ser uma questão delicada. O Novo Testamento situa Hebreus entre as cartas de Paulo, mas o próprio livro não identifica o autor. A maioria dos estudiosos pensa que foi alguém próximo a ele, mas não o próprio Paulo.
Autoria. Muitos cristãos atribuem a autoria da epístola ao apóstolo Paulo, mas percebe-se que o modo como ela foi elaborada difere das epístolas paulinas. Ao contrario de todas as precedentes, a epístola aos Hebreus teve sua autenticidade posta em dúvida desde a antiguidade.
10 Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do vosso trabalho de amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto ministrastes aos santos, e ainda ministrais.
Para quem e por que esse livro foi escrito? Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).
Essa é uma lição difícil de aprender. Nós sempre queremos trazer um presente, uma dádiva ou um sacrifício que possa nos tornar aceitáveis diante de Deus. O livro de Hebreus afirma que nenhum sacrifício humano é bom o suficiente para tornar-nos limpos.
O texto pode ter sido escrito por volta do ano 70, ano da destruição de Jerusalém e do Templo. Em nenhum lugar da carta se lê que ela foi escrita aos Hebreus. Esta tradição é antiga, pois vem do século II. Para entender a carta, os destinatários deviam estar bem a par das tradições e dos costumes dos judeus.
A religião do povo hebreu é o Judaísmo, que é considerada uma das religiões mais antigas do mundo e também é a base da fé dos judeus. A crença central do Judaísmo é que há um único Deus que é criador do universo e que tem um relacionamento pessoal com seu povo, o povo judeu.
(A única diferença, se podemos mencionar alguma, é que hebreu era o habitante de Hebron, judeu o habitante do reino de Judá, e israelita o habitante do reino de Israel.
O povo hebreu é proveniente da região Palestina, região atualmente próxima ao Líbano, ao Deserto da Arábia e à Síria. Sua localização estratégica a transformou em um dos principais entrepostos comerciais do mundo antigo e o extenso Rio Jordão abrigou a grande maioria das cidades fundadas na região.
Ele é o grande escritor do Novo Testamento e grande conhecedor da Sagrada Escritura. Terminou sua vida decapitado em Roma. Ele merece um destaque maior por ser autor de várias cartas. Em Damasco, Paulo teve uma grande reviravolta em sua vida.
O texto fala de indivíduos verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro.
O que significa apresentar o nosso corpo em sacrifício vivo?
O teólogo do Novo Testamento Willian Hendriksen explica o que é oferecer o corpo como sacrifício vivo: “Paulo adotou essa palavra para que pudesse designar mais plenamente tudo o que somos; pois os membros do corpo são os instrumentos pelos quais executamos nossos propósitos”.
O autor está convencido de que a janela do arrependimento ainda estava aberta para seus amigos. Ele acreditava que seus leitores seriam capazes de crescer em maturidade e fidelidade. Ele já os vira demonstrar amor a Deus ministrando a outros cristãos.
Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter sua fé em Jesus Cristo e não voltar a seus antigos caminhos (ver Hebreus 10:32–38).
O autor argu-menta que Jesus é superior aos anjos, Moisés, Josué e Arão (capítulos 1, 3, 4 e 7, respectivamente). Não somente Jesus é um Legislador e Sumo Sacerdote superior, mas sua aliança é superior à Aliança Mosaica (capítulos 8-10). De fato, “melhor” é a palavra chave do livro (1:4; 7:22; 8:6, etc)!
A resposta tradicional você já conhece: segundo a tradição judaico-cristã, o autor da Bíblia é o próprio Todo-Poderoso. E ponto final. Mas a verdade é um pouco mais complexa que isso. A própria Igreja admite que a revelação divina só veio até nós por meio de mãos humanas.
É o maior livro de toda Bíblia e constitui-se de 150 (ou 151 segundo a Igreja Ortodoxa) cânticos e poemas proféticos, que são o coração do Antigo Testamento.
Qual foi a primeira carta que o apóstolo Paulo escreveu?
Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.
A promessa de que é a base do termo está contida em vários versículos de Gênesis na Torá. Em Gênesis 12:1 é dito: Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei."
A carta aos Hebreus é uma bela reflexão sobre a obra salvadora de Cristo, preparada, prometida e esperada nos tempos passados, na vida de tantos homens e mulheres que seguiram na fé a Palavra de Deus.