Apesar de fevereiro ser o mês mais tradicionalmente associado à data, o Carnaval de 2025 acontece entre os dias 1º e 4 de março. Mas quem escolhe quando será o Carnaval? Acredite se quiser, a data é definida pela Igreja Católica.
A data do carnaval é calculada com base em um dos dias mais sagrados para a Igreja Católica. Foi em 325 depois de Cristo, no Primeiro Concílio de Nicéia, na Turquia, que a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia após o início da primavera.
A data do Carnaval é definida por meio do critério que é utilizado para determinar a data da Páscoa. Esse critério foi criado no ano de 325 d.C. durante o Concílio de Niceia.
Essa variação segue um cálculo astronômico baseado no ciclo lunar, que é estabelecido pela Igreja Católica desde o século IV depois de Cristo. Assim, o Carnaval sempre cai entre fevereiro e o início de março, marcando o período de festas antes da reflexão religiosa".
O cálculo começa com o equinócio de março, quando o dia e a noite têm a mesma duração (cerca de 20 de março). A Páscoa é definida como o primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre após o equinócio de março, e o Carnaval é calculado a partir desta data.
Embora o dia 28 de fevereiro de 2025, esta sexta-feira, não seja feriado nacional, algumas cidades do Brasil têm feriados municipais nesta data. Esse dia, portanto, não está relacionado ao período de carnaval, que acontece entrre os dias 1º e 5 de março. Em locais com feriado municipal, a data é de descanso.
No calendário, o intervalo entre o Carnaval e a Páscoa dura 47 dias e as duas datas são móveis, já que a Páscoa é sempre no primeiro domingo após a lua cheia que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e o equinócio de outono no Hemisfério Sul. Por isso, o Carnaval pode ser em fevereiro ou em março.
Por que a data do Carnaval muda? A data do Carnaval é determinada com base no calendário da Igreja Católica. Os elementos variáveis são as datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.
A data da Páscoa é determinada com base no calendário lunar e solar e deve ocorrer no primeiro domingo depois da lua cheia que segue o equinócio da primavera no hemisfério norte (que geralmente ocorre em 21 de março). Para o Carnaval ocorrer, ele precisa ser celebrado 47 dias antes da Páscoa.
Os feriados nacionais são definidos pelas lei federal nº 662 de 1949 (com as alterações dadas pela lei nº 10.607 de 2002), e pela lei nº 6.802 de 1980. Início do ano civil. Em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Homenagem a todos os trabalhadores.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nissan.
O critério estabelecido para definir a data de celebração da Páscoa foi o seguinte: a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia que acontece após o equinócio da primavera (Hemisfério Norte) e equinócio de outono (Hemisfério Sul).
Importante ressaltar que o carnaval não é um feriado nacional e nem todo município ou estado considera esta data como feriado. A Lei 9.093/1995, que dispõe sobre feriados civis, estabelece que sejam feriados somente aqueles declarados em Lei Federal ou Estadual, quando se tratar da data magna do Estado.
A maioria das capitais não terá feriado no carnaval e vai adotar ponto facultativo para os servidores públicos. Parte das capitais brasileiras já definiu se o carnaval de 2025 será feriado, ponto facultativo para órgãos e serviços municipais ou dia útil.
A regra é simples: o Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Para encontrar a data da Páscoa, usa-se a seguinte norma: ela cai no primeiro domingo após a primeira lua cheia que acontece após o equinócio de março (20 ou 21 de março).
Com isso, ficou decidido que Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul). Como a data é móvel, todo ano a celebração para os cristãos pode acontecer entre o dia 22 de março e 25 de abril.
O que aconteceu com Jesus na Quarta-feira de Cinzas?
Lembrando o dia em que Jesus Cristo morreu, “Guarde-se (...) a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Código de Direito Canônico, 1251).
Em 2025, a Páscoa cai na mesma data para ambas as Igrejas, em 20 de abril. Para Papa Francisco, a coincidência é um lembrete aos cristãos, para "darem um passo decisivo rumo à união, e isso em torno de uma data comum para a Páscoa". Com isso, até o Carnaval irá mudar.
A festa popular mais conhecida do país segue o calendário da Igreja Católica, o que faz com que ela possa ser comemorada em fevereiro ou março. Como a data do Carnaval é calculada? A data do Carnaval depende datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.
O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
Biblicamente há uma grande expressão para o Carnaval na vontade do povo em crucificar Cristo Jesus. A partir do momento em que Pilatos decidiu lavar às mãos, que pela vontade do povo permitiu trocar a morte de Barrabás pela morte de Jesus, uma grande folia se instalou pelas ruas de Roma.
O Carnaval é uma festa de origem pagã. A sua história remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne.
O que pouca gente sabe é que esta folia pagã tem o seu calendário definido em conseqüência de um sistema de cálculo inventado pela própria Igreja católica. Por essa metodologia, a igreja, primeiro, define uma de suas datas mais sagradas, o domingo de Páscoa, quando comemora a ressurreição de Jesus Cristo.