Antes de sua conversão ao Cristianismo, o então Saulo de Tarso era um Judeu que após sua formação chegou a perseguir Cristão, os impedindo de professar sua fé publicamente, perseguindo à eopoca os cerca de 5000 mil Cristãos em Jerusalém.
Antes de sua conversão, Paulo, então conhecido como Saulo, era um fariseu "observador da lei", que "intensamente perseguiu" os seguidores de Jesus. Alguns estudiosos afirmam que, segundo a Epístola aos Gálatas, Paulo era um zelota.
Saulo um soldado Romano convicto, promove uma matança em sua cidade e cidade circunvizinha, ateia fogo em casas e coloca em presídio homens e mulheres por causa da sua fé em um homem intitulado Rei dos Judeus e Cristo filho de Deus.
Por isso, que no dia 25 de janeiro celebramos a sua conversão, pois Paulo vivia a religião judaica, era conhecido como Saulo de Tarso, e ele antes da conversão perseguia os cristãos.
Quem era Saulo antes de ter um encontro com Jesus?
Antes de sua conversão ao Cristianismo, o então Saulo de Tarso era um Judeu que após sua formação chegou a perseguir Cristão, os impedindo de professar sua fé publicamente, perseguindo à eopoca os cerca de 5000 mil Cristãos em Jerusalém.
Como era Paulo antes da conversão? - Pr. Marcos Granconato
Saulo de Tarso era um soldado romano?
Saulo de Tarso era o soldado romano que tinha como missão perseguir os cristãos. Certa vez, conta a Palavra de Atos dos Apóstolos, Saulo estava a caminho de Damasco e vendo uma forte luz vinda do céu, ele caiu por terra e ouviu uma voz que dizia: "Saul, Saul, por que me persegues?".
Ele, como um bom judeu, intelectual e fiel à lei, precisava fazer alguma coisa para acabar com aqueles que estavam destruindo o Judaísmo. Então pede cartas de recomendação para perseguir e matar os seguidores do “Caminho” (a fé em Jesus como Messias, modo de viver dos primeiros seguidores de Cristo).
“Ele pertencia à tribo de Benjamim e, portanto, recebeu na época da sua circuncisão o nome de Saulo [Saul], que deve ter sido comum naquela tribo em memória do primeiro rei dos judeus (cf. Filipenses 3,5). Já como cidadão romano, ele também usava o nome latino de Paulo.
A conversão sensacional de São Paulo foi um dos fatos mais marcantes da história do Cristianismo. Cristo o escolheu e designou para ser o apóstolo dos pagãos, os que eram chamados de gregos pelos judeus.
Paulo ficou três dias sem enxergar o mundo exterior porque estava sendo instruído pelo próprio Senhor. É um modo de dizer para que saibamos que ele não recebeu o Evangelho da boca de um homem, nem por meio de um homem, como ele mesmo o afirma, mas recebeu-o do próprio Jesus Cristo que lho revelou.
💥 O QUE ERA O ESPINHO NA CARNE DO APÓSTOLO PAULO? 📖 "E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um ESPINHO NA CARNE, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar." (2 Coríntios 12:7).
Quantos anos tinha Saulo de Tarso quando se converteu?
Tinha ele 28 anos: “Fui com o objetivo de ali prendê-los (os cristãos) e trazê-los acorrentados a Jerusalém, onde seriam castigados. Ora, estando eu a caminho e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma intensa luz do céu.
Acontece que “Saulo” — derivado do famoso primeiro rei de Israel, da tribo de Benjamim, à qual Saulo/Paulo pertencia (Fp 3.5) — é simplesmente o nome hebraico para essa pessoa. “Paulo” — um nome comum no koiné — é seu nome grego, derivado do sobrenome latino Paulus.
Paulo era um apóstolo que poderia ensinar “os gentios em terras não judaicas, que podia resistir às críticas de seus próprios compatriotas (mesmo na Igreja) e que tinha o conhecimento e o treinamento para ensinar tanto judeus quanto gentios de todos os níveis sociais em todo o império romano”.
Qual era a profissão de Saulo antes de se converter?
Celebrizou-se por seus vastos conhecimentos rabínicos. Aprendeu o ofício de fazedor de tendas, das que se usavam nas viagens. Recebeu uma educação subordinada às tradições e às doutrinas da fé hebraica e, embora fosse filho de um fariseu, At 23, tornou-se um cidadão romano.
Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos. Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor.
O apóstolo sabia que precisava aprofundar o seu conhecimento acerca de Jesus Cristo, pois seu caminho seria de confrontos com dúvidas, oposição e rejeição. Então, foi para o deserto da Arábia e ficou três anos aproximadamente, entre a sua conversão e o seu retorno a Jerusalém (Gl 1.17,18).
Ele se sobressaiu durante o concílio de Jerusalém (At 15). Paulo não conheceu Jesus pessoalmente, ele prega o Cristo ressuscitado, e o prega nos pequenos grupos que ele ia organizando. Paulo encontrou acolhida em muitas casas das famílias.
Saulo tinha a convicção de que seu papel era destruir a fé cristã, matando e prendendo os seguidores de Jesus. Ele acreditava piamente que, com esse comportamento, estava agradando a Deus. Apoiado pela casta sacerdotal que odiava o nome de Jesus, Saulo usava dos meios legais para atacar os cristãos.
Por considerar essa religião uma traição ao Judaísmo, perseguia os seguidores de Cristo, porque, eles tinham abandonado a Lei Mosaica para seguir um tal de Jesus, sobre o qual um monte de fanáticos cristãos pregavam e diziam que havia ressuscitado dos mortos.
O nome hebreu dado de seus pais a ele era Saulo, mas, como seu pai era um cidadão romano (e, no entanto, Saulo herdou a cidadania romana), Saulo também tinha o nome latino “Paulo” (Atos 16,37), o costume de dois nomes começou a se tornar comum nessa época.
Nascido na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia, Saulo aparentava ser um jovem baixo e magro, com feições morenas e de olhos escuros. Com a conversão, viajou o mundo, evangelizando e sendo perseguido, tanto que foi martirizado em Roma. As relíquias se encontram na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
Quem foi o soldado romano que seguiu Jesus na Bíblia?
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.