Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.
É interessante observar nos seus escritos o principal motivo da sua tristeza. Não foi o egoísmo de reclamar por causa do seu próprio sofrimento (e teria bastante motivo para isso), mas sua profunda compaixão ao ver a angústia dos outros, especialmente do povo de Judá. Esse profeta escreveu: “Maldito o dia em que nasci!
Jeremias anunciou ao povo que essas decisões divinas estavam para acontecer e viu o cumprimento delas. Ele foi sacerdote, teve uma vida solitária devido à sua mensagem impopular (15.17) e foi proibido por deus de se casar como um sinal da cessação iminente da vida normal por causa do exílio (16.2).
Ele é conhecido como o profeta que chorava, pois sofria profundamente ao ver a angústia do povo, mesmo sabendo que o castigo foi merecido. Ele expressou sua angústia com estas palavras: “Oh! Se eu pudesse consolar-me na minha tristeza!
Qual profeta é conhecido por causa das Lamentações?
Quem escreveu esse livro? O livro de Lamentações foi escrito por Jeremias (ver “Guia para Estudo das Escrituras”, “Lamentações, Livro de”). Lamentações contém as reações de pesar pela destruição de Jerusalém e do templo cerca de 586 a.C., que ocorreu durante a época de Jeremias.
O PROFETA CHORÃO: POR QUE JEREMIAS FICOU CONHECIDO COMO O PROFETA CHORÃO NA BÍBLIA?
Qual o motivo da lamentação de Jeremias?
Jeremias apresenta a acusação de Deus contra o povo por repetidas violações da aliança, acompanhada de um chamado ao arrependimento, ignorado pelo povo, resultando no juízo divino. No entanto, Jeremias também traz uma mensagem de esperança, prometendo uma futura restauração e uma nova aliança que abençoará as nações.
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." A misericórdia de Deus é algo que o homem não merece; é a graça de Deus, um favor não merecido.
“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5) Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor. Cedo ou tarde, terá de tomar suas decisões.
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
Jeremias estava tão triste por causa do seu isolamento, porém no próximo capítulo (16) Deus ordenou que ele não se casasse e que não fosse nem para velórios nem para festas. Estes mandamentos certamente teriam aumentado este sentimento de solidão que Jeremias passava, mas Deus decretou-os mesmo assim.
Por que Jeremias ficou conhecido como o profeta Chorão?
Quando pensamos em lamento na Bíblia, lembramos de Jeremias. Ele, que é o autor não apenas do livro que leva o seu nome, mas também do livro de Lamentações, é muitas vezes chamado de “profeta chorão”. Afinal, dentre os profetas, ele é o que parece mais lamentar e chorar diante de Deus.
Qual era a profissão de Jeremias antes de ser profeta?
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade (I Crônicas 29:29) e outros escritores.
A perspectiva do julgamento de Deus em virtude da apostasia do povo trazia sofrimento a Jeremias. Apesar de o povo desprezar seus alertas, ele próprio sofria com a aproximação do castigo de Deus sobre eles.
Deus vê e Deus guarda e recolhe cada uma de nossas lágrimas. Elas demonstram nossa fragilidade em meio a uma situação. Faz com que reconheçamos que não somos tão independentes do criador como imaginamos.
O choro amiúde constitui o acesso nas essências mais profundas dos sentimentos. É quando não se domina a amargura e ela necessita ser vazada, exposta, nem que seja solitariamente. As lágrimas são um mecanismo de defesa do organismo para liberar o stress e auxiliar no reequilíbrio das emoções.
Conclusão. Dobrar os joelhos e Chorar em Oração é um gesto rico em simbolismo, que expressa humildade, reverência e devoção. No contexto cristão, ele se torna um ato de adoração e entrega a Deus, que pode intensificar a experiência de oração e promover um profundo impacto espiritual.
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
Apesar de ser filho de sacerdote, Jeremias não poupou críticas contra o templo, o culto e os sacerdotes. Por causa de suas atitudes corajosas, sofreu atentados, apanhou, teve suas palavras queimadas e jogado numa cisterna.
Essa passagem de Lamentações foi escrita numa ocasião em que a cidade de Jerusalém tinha sido invadida por Nabucodonosor. E, Jeremias começou a escrever sobre o sofrimento do povo por causa dessa invasão.
Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.
São lamentações que mostram a crueldade que se abateu sobre o povo. Diante dessa tragédia, o povo faz um exame de consciência, reconhece sua culpa, arrepende-se e pede perdão a Deus. Perdem os símbolos básicos do judaísmo, mas não perdem a fé em Deus, senhor da vida, e confiam nele que pode realizar um novo êxodo.