Clero é o conjunto de sacerdotes responsáveis por um culto religioso. Na Igreja católica o clero inclui diácono, padre (estes formavam o baixo clero), bispo, arcebispo, cardeal (o alto clero) até chegar ao cargo supremo de Papa. Cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja, e é responsável pelos cultos.
O clero é a classe religiosa que faz parte da hierarquia da igreja. O clero é responsável por conduzir os rituais religiosos, ministrar os sacramentos, pregar a palavra de Deus e cuidar espiritualmente dos fiéis. Na hierarquia da Igreja Católica, o clero é dividido em três ordens: bispos, padres e diáconos.
Clero foi um conjunto de homens escolhidos e treinados pela igreja para formarem um eclesiástico. É dividido em dois grandes grupos: clero regular, com membros que foram recolhidos de uma determinada ordem religiosa; clero secular, com pessoas que viviam junto à população leiga.
A "baixa nobreza" era composta por indivíduos que possuíam títulos de nobreza, mas que não eram membros da alta nobreza. Em outras palavras, eles eram nobres de segunda categoria. Por outro lado, a "burguesia mercantil" era formada por comerciantes, artesãos e mercadores que faziam parte da classe média emergente.
O clero secular, constituído por cónegos e párocos, distinguia-se do clero regular, que abrangia as ordens monásticas de ambos os sexos (Beneditinos, mendicantes, Jesuítas, Carmelitas, Irmãs da Caridade, etc.).
A pobreza abraçou largamente a população medieval e fez dos pobres a esmagadora maioria, ao longo do período. A palavra pobre (pauper), por sua vez, sofreu uma alteração significativa.
A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais: * 1° estado – clero; cerca de 2% da população. * 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).
Nesta aula, o professor Fábio Carvalho apresenta o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.
O que significa a expressão "baixo clero" na política brasileira?
Na política brasileira, baixo clero é uma expressão usada para designar parlamentares com pouca expressão na Câmara de Deputados, movidos principalmente por interesses provincianos ou pessoais.
Até o século XV, o título “vassalo” era empregado para designar homens fiéis ao rei, aqueles que o serviam na guerra, sendo, portanto, cavaleiros ou nobres de títulos superiores. Em troca do apoio e serviços realizados, recebiam tenças (pensões), dadas, inicialmente, a todos os vassalos e seus filhos varões.
A base da alimentação por excelência era a carne. Ao lado das carnes de matadouro ou carnes gordas - vaca, porco, carneiro, cabrito (...) consumia-se largamente caça e criação.
Qual a diferença entre padre religioso e diocesano?
Os padres diocesanos podem ter propriedade, salário, não vivem em comunidade e dependem apenas de seu bispo. Por sua vez, os padres religiosos não têm ligação direta com a diocese, mas sim com a sua congregação e ordem. Por isso, eles prometem obediência ao superior daquela ordem ou congregação.
Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.
Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal. Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal.
Secular é aquele incardinado em uma Igreja Particular, i.e., em uma figura jurídica reunida em torno de um Bispo (Arquidiocese, Diocese, Administração Apostólica, Prelazia Territorial, Prelazia Pessoal etc).