Sexo tem muito mais a ver com conexão, entrosamento e, fundamentalmente, prazer do que com o uso de um órgão ou outro. Dito isto, vamos esclarecer o mito: homens paraplégicos ou tetraplégicos podem, sim, ter ereções, bem como ejacular e ter filhos.
A posição escolhida por tetraplégicos é colocar a parceira por cima, paraplégicos podem assumir diversas posturas. Cuidados de higiene, lavagem do pênis e esvaziamento da bexiga antes do coito. Freqüência de atividade sexual entre aqueles que tiverem experiên- cias sexuais prévias à lesão.
No caso de lesões medulares, o homem pode ou não conseguir manter uma ereção, porém o uso do viagra pode ajudar em casos onde se perde a sensibilidade do órgão sexual. O estímulo local também pode causar ereções por reflexo, o que é um ponto positivo, no sentido de melhorar a situação psicológica do homem.
A disfunção nervosa pode acontecer em ambos os braços ou pernas, em um lado do corpo ou nos quatro membros. Os pacientes podem sentir dor, dormência ou paralisia completa.
Disfunção erétil e distúrbios ejaculatório em cadeirantes | Dr. Marco Túlio Cavalcanti
Quem é tetraplégico pode ter filhos?
Desde que não tenha condições limitantes no aparelho reprodutivo, independente da deficiência física, a mulher cadeirante pode ter filho de forma espontânea. Caso possua problemas ovulatórios ou dificuldade na obtenção da gravidez após um ano, a Reprodução Assistida é recomendada.
Embora não estatisticamente significativo, dentre os pacientes paraplégicos, 80,8% têm vida sexual ativa (p = 0,19), 53,8% têm ereção espontânea antes do ato sexual (p = 0,45), 46,2% conseguem ejacular (p = 0,14) e 50,0% atingem o orgasmo (p = 0,27).
Para algumas entrevistadas a paraplegia não interfere no processo de namoro, casamento, nem prejudica as relações sexuais. Suas verbalizações manifestam sentimento de satisfação e naturalização da vida afetiva: A deficiência não atrapalha em nada o relacionamento com o parceiro.
Nos pacientes com PC tetraplégica, a origem da CI é orgânica, secundária a anormalidades extra-intestinais. O ressecamento das fezes é consequência da inadequada ingestão hídrica e alimentar devido a disfagia, pouca mobilidade do corpo e lentidão do peristaltismo devido à musculatura abdominal sempre rígida (5,7) .
A tetraplegia, apontam especialistas, costuma ser uma situação irreversível. "Se for uma lesão parcial ou incompleta da medula, depois de muito tratamento e fisioterapia a pessoa pode voltar a andar com ajuda de muleta ou andador.
Como uma pessoa tetraplégica faz suas necessidades?
Tetraplégicos não conseguem transpirar, por exemplo, e isso exige um cuidado especial com a temperatura ambiente. As necessidades fisiológicas também requerem uma atenção diferente. "Pelo fato da lesão ser alta, ela atinge uma região da medula que faz uma regulação automática de uma série de ações da gente.
Não é raro pessoas renunciarem as relações sexuais por causa de dores na coluna. Agora, outro mecanismo seria a compressão direta da inervação pela hérnia de disco. Essa compressão, se muito intensa, pode levar a impotência sexual ou anestesia na região perineal e disfunção de bexiga.
Qual a diferença entre paraplégico e tetraplégico?
Dependendo da vértebra (osso) lesada ou da que vai prejudicar a medula, é determinado o tipo de problema. Se for uma vértebra alta, no pescoço, por exemplo, pode levar à tetraplegia ou tetraparesia. Caso seja uma da região lombar ou torácica, causa paraplegia ou paraparesia.
Um homem paraplégico voltou a andar de forma natural, graças à combinação inovadora de duas tecnologias, que permitiu restabelecer a comunicação entre seu cérebro e a medula espinhal.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de dezessete milhões de brasileiros acima de dois anos possuem algum tipo de deficiência.
Como um tetraplégico faz suas necessidades fisiológicas?
Além da perda dos movimentos, os tetraplégicos podem apresentar sintomas como braços flácidos e pernas espásticas, perda do controle da bexiga, do intestino, da respiração, comprometimento da função sexual e outras funções autonômicas, além perda de sensibilidade nas áreas afetadas.
Mas em caso de tetraplegia, quando há a lesão completa da medula, os casos são irreversíveis. Até o momento não existe cura para a tetraplegia, não há nada que possa reverter uma lesão medular completa. Já há testes com células-tronco, mas nada certo até o momento", diz Righesso.
Através de estímulo retal, o tutor faz movimentos circulares no reto do animal. Pode ser feito tanto com auxílio de luva (inserindo apenas o dedinho) ou com termômetro; A não realização desse esvaziamento do intestino pode acarretar inúmeras doenças e incômodos ao animal.
Em geral, a mulher cadeirante pode ter filhos. No entanto o acompanhamento médico deve ser redobrado. Isto porque ela enfrenta os desafios e riscos que qualquer mulher experimenta, acrescidos das especificidades que sua condição impõe.
O uso do cateter duplo J não impede a realização de relações sexuais, mas é importante tomar alguns cuidados para evitar desconfortos ou complicações. É recomendado conversar com o médico urologista para obter orientações específicas sobre o assunto.
Como um paraplégico faz suas necessidades fisiológicas?
Pode ser parcial ou completa e resulta na perda do controlo motor e da sensibilidade dos membros inferiores, que ficam impedidos de receber ou enviar qualquer estímulo nervoso. Na maioria dos casos o controle das funções fisiológicas fica também afetado.
Ao contrário do que muitos imaginam, a maioria dos paraplégicos e tetraplégicos consegue ter ereções — e muitos, prazer. O problema é que elas são fugazes, duram poucos minutos, tempo insuficiente para uma relação sexual.
Especialistas estimam que os homens podem ter de 10 a 12 ereções involuntárias durante o dia, sendo cinco delas à noite. Isso não é motivo de preocupação! Os médicos afirmam que, quando ocorre uma ereção involuntária, significa que está tudo saudável com o pênis.
Sim. Uma mulher que sofreu traumatismo raquimedular pode, sim, gerar uma vida. Lesões medulares não causam infertilidade ou alterações hormonais, mas para isso é preciso estar devidamente instruída e preparada.