Sião ou Tzion (em hebraico ציון Tzion ou Tsion "cume", em árabe صهيون Ṣuhyūn) originalmente era especificamente a fortaleza jebusita próxima da atual Jerusalém, que foi conquistada por Davi. A fortaleza original ficava na colina a sudeste de Jerusalém, chamada de monte Tzion, aportuguesado como Monte Sião.
A palavra Sião tem vários significados nas escrituras. A definição mais geral da palavra é “o puro de coração” (D&C 97:21). A palavra Sião é frequentemente usada para referir-se ao povo do Senhor ou à Igreja e a suas estacas (ver D&C 82:14). Também foi usada para referir-se a locais geográficos específicos.
O nome Sião simplesmente significa "fortaleza" para uma cidade, mas também é usado para se referir à colina em Jerusalém sobre a qual o Templo foi construído. Sião também era conhecida como a sede do poder para o reino de Israel, mas também para o Reino de Deus.
Sião era a região mais segura de Jerusalém e, portanto, sua mais antiga região – a “cidade velha”- podemos concluir que o trono de Melquisedeque era em Sião (mesmo que não fora chamada Sião na época). Poderíamos dizer, portanto, que Melquisedeque saiu de Sião a fim de abençoar Abraão.
O Deus Susserano (Governante) promete restaurar o Monte Sião e residir em Jerusalém, fazendo com que os judeus vivam em um ambiente vibrante e pacífico. Naquele tempo, Ele livrará Seu povo de todos os seus inimigos e será seu Deus em verdade e justiça.
Por que a lei sairá de Sião e a palavra do Senhor de Jerusalém?
Isaías 2:3 NAA
Muitos povos virão e dirão: “Venham, subamos ao monte do SENHOR e ao templo do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas.” Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.
O Salmo mostra que a única esperança que resta ao salmista, diante do seu desespero, é dirigir-se ao Deus de Israel. Assim, nessa situação, sem poder controlar seus sentimentos, ele verbaliza diante de Deus toda a sua raiva e ira que possui contra estes inimigos e pede que Deus os castigue, desejando-lhes o mal.
Por que a Bíblia diz que os montes de Sião não se abalam?
A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.
Deste modo, Maria é a Virgem Filha de Sião, que personifica a imagem do Povo de Deus na sua relação com Deus. Nos textos em que aparece no Antigo Testamento, o termo kecharitômene refere-se à Filha de Sião.
O pecado da Filha de Sião foi comparado ao pecado de quem?
Que pecados as filhas de Sião cometiam? [Eram arrogantes, vaidosas e olhavam para os outros de forma sensual. Sugere-se que você explique-lhes que a vaidade dessas mulheres era alimentada por sua obsessão com as riquezas e com a moda (ver os versículos 18–23).]
Na doutrina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Nova Jerusalém, também chamada de Sião, é o lugar onde os Santos e as doze tribos de Israel iriam se reunir (ver Apocalipse 21,1-5). Cristo irá reinar da Nova Jerusalém, assim como da Antiga Jerusalém, durante o Milênio (ver Miqueias 4,2).
No Velho Testamento, Sião é geralmente um sinônimo da cidade de Jerusalém com seu monte do templo. As profecias do Novo Testamento previam que o Senhor um dia criaria novos céus e nova terra. Como parte dessa nova criação, uma cidade de Deus chamada “Nova Jerusalém” iria “[descer] do céu do meu Deus”.
O salmista afirma que assim como os montes estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor, em volta do seu povo. E em vez de pensar em proteção, pensei em presença. Um monte pode representar uma barreira protetora, mas também, uma presença clara e incontestável. E entendi que assim é Deus, sempre presente ao nosso redor.
Ele nos guarda nas entradas dos caminhos e nas saídas. Ou seja, quando levantamos o olhar, percebemos a graça, o amor e a misericórdia de Deus em todos os tempos e em todos os momentos da vida.
Diversos fatores contribuíram para o Cativeiro da Babilônia, tais como: Instabilidade política em Judá: as disputas internas entre as tribos de Judá enfraqueceram a coesão do reino, tornando-o suscetível a ameaças externas.
Esse salmista junta sua voz à dos profetas que condenaram Edom por se alinhar com os inimigos de Israel, até dificultando a fuga dos judeus sob ataque (Ezequiel 25:12-14; Amós 1:11). “Filha da Babilônia, que hás de ser destruída, feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste.
A música 'Cântico de Sião', de Ivonaldo Albuquerque, é uma celebração da fé e da espiritualidade, expressa através do poder transformador do louvor. A letra faz referência direta aos cânticos de Sião, que na tradição bíblica representam os hinos de louvor entoados pelo povo de Israel em adoração a Deus.
Ele profetizou muitas coisas sobre a missão terrena do Salvador, sobre a destruição que se seguiria à iniqüidade de Israel e sobre a missão e o destino da Israel dos últimos dias.
“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.”
Monte Sião (em hebraico: הַר צִיוֹן; romaniz.: Har Tsiyyon; em árabe: جبل صهيون; romaniz.: Jabel Sahyoun) é um monte em Jerusalém localizado bem ao lado da muralha da Cidade Antiga e historicamente associado ao Monte do Templo. O termo é frequentemente utilizado para designar a Terra de Israel.