Na Umbanda, São Jorge é sincretizado como o orixá Ogum, o guerreiro divino das batalhas e das demandas. Assim, ele é considerado um dos principais guias espirituais que trabalham para o bem e a proteção daqueles que o procuram.
Sua imagem em cima de um cavalo branco, empunhando uma lança e derrotando um dragão, é icônica e simboliza a vitória do bem sobre o mal e a luz sobre as trevas. Na umbanda e no candomblé, São Jorge é associado a Ogun, orixá das guerras, dos metais e da tecnologia.
São Jorge é popularmente conhecido como o Santo Guerreiro. Mas nem sempre foi assim. De origem oriental, ele era considerado pelos cristãos ortodoxos (foto) um santo protetor e seu culto se devia especialmente por ser um grande mártir.
Mundialmente, é considerado protetor de escoteiros mirins, soldados e cavaleiros. É padroeiro de países como Inglaterra, Geórgia e Etiópia. Aqui no Brasil, um dos times de futebol mais populares do país, o Corinthians, escolheu o Santo Guerreiro como seu padroeiro.
De acordo com o Vaticano, São Jorge segue considerado o "padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros". E é um santo que costuma ser invocado "contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas".
Quem foi São Jorge? - Conheçam a História de São Jorge Guerreiro
Qual o significado de São Jorge para os evangélicos?
Arquidiocese do Rio instituiu 2023 como ano do padroeiro do Rio. Rio - A figura de São Jorge é comumente associada a um grande guerreiro nobre, que luta contra os males e energias negativas que acometem a vida dos fiéis, amigos e família, oferecendo proteção e cuidado.
Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos — uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano.
Através dos tempos, “Ogum” se popularizou em todo o Brasil. No sincretismo religioso é chamado de São Jorge (Santo Guerreiro), e devido a sua popularidade cada vez maior no Rio de Janeiro, foi decretado feriado.
Porque soltam fogos de madrugada no dia de São Jorge? Em louvor ao Santo Guerreiro, a festa do dia 23 de abril começa bem cedo, com alvorada de fogos às 5h e a participação da Banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Em quais Estados é feriado no dia de São Jorge?
Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos—uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Confeccionado em prata, esse colar combina estilo e significado em uma joia encantadora. Proteção e Devoção: São Jorge é reconhecido como um santo guerreiro, conhecido por sua proteção contra o mal. Usar o Colar Coração São Jorge é uma forma de demonstrar devoção e ter a sensação de proteção ao longo do dia.
Segundo a tradição católica, Jorge, o santo, nasceu na Capadócia, na Turquia. Já Ogum, originalmente, era cultuado no território que atualmente corresponde à Nigéria – a mais de 7 mil quilômetros da Península da Anatólia. Na África, Ogum é o ferreiro dos orixás, ligado à guerra e à agricultura.
Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da província da Capadócia.
Na igreja católica a Orixá está associada principalmente à Nossa Senhora dos Navegantes, mas também à outras Santas, como Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade, e a própria Virgem Maria.
Na crença da umbanda, são reverenciados orixás, que são entendidos como entidades superiores. Entre os orixás, está Ogum que, no sincretismo religioso, está associado a São Jorge, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Nas tradições da igreja católica, o orixá Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, sendo homenageado no dia 20 de janeiro. Normalmente, esse orixá é representado pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, considerado uma espécie de guardião e caçador.
São Jorge, o valente cavaleiro que enfrentou o dragão e libertou a princesa, é um dos santos mais venerados da Igreja Cristã. Sua história, repleta de simbolismo e significado religioso, inspirou artistas por séculos, tornando-o um ícone cultural reconhecido em todo o mundo.
Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.
Seus domínios abrangem a guerra, tecnologia, leis, siderurgia e metalurgia, com oferendas como feijoada, farofa de feijão-fradinho e inhame. O dia de culto a Ogum é terça-feira, e a oração inclui pedidos de proteção contra inimigos, armas de fogo e outros perigos.
São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.
Decreto assinado pelo papa Paulo 6º em 24 de fevereiro e divulgado nesta sexta-feira (9) retirou do culto universal alguns dos mais populares santos da Igreja, como São Cristóvão, São Jorge e São Nicolau, em virtude das dúvidas que cercam suas existências.
A lenda dá conta de que Jorge estava em Silene, na Líbia, quando um homem contou para ele que um dragão que estava matando as pessoas e poderia destruir a cidade. — O dragão fez uma chantagem: para não destruir a cidade, ele pedia jovens virgens para sacrificar.