Dentro da prática do Candomblé, São Bento é majoritariamente sincretizado com Omulu, ou ainda com Obaluaiê, por serem os orixás relacionados com a cura. Entretanto, o sincretismo não se trata de uma regra, e sim de um conjunto de analogias criado através de traços de semelhança entre as crenças.
Qual o significado da medalha de São Bento na Umbanda?
Usar a medalha de São Bento deve nos recordar ainda a intercessão contínua desse grande santo por todos nós. Agindo assim, estaremos afastando toda a mentalidade mágica e supersticiosa que ronda e deturpa o sentido verdadeiro dos sacramentais da Igreja.
Diz a tradição que São Bento foi escolhido para ser padroeiro dessa cidade por indicação dos escravos que tinham muito medo de cobras e aqui, elas eram abundantes. No catolicismo popular, São Bento é tido como protetor contra a picada de cobras e são conhecidas várias orações que o povo reza para se proteger.
Dentro da prática do Candomblé, São Bento é majoritariamente sincretizado com Omulu, ou ainda com Obaluaiê, por serem os orixás relacionados com a cura. Entretanto, o sincretismo não se trata de uma regra, e sim de um conjunto de analogias criado através de traços de semelhança entre as crenças.
São Bento é invocado para proteger aqueles que sofrem qualquer tipo de magia. Além disso, sua oração e o uso da medalha destroem o poder do inimigo. Também ajuda a se livrar das calúnias.
Na igreja católica a Orixá está associada principalmente à Nossa Senhora dos Navegantes, mas também à outras Santas, como Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade, e a própria Virgem Maria.
Oxalá e Jesus: Oxalá é considerado o Orixá supremo, muitas vezes referido como 'Pai de Todos'. Ele é associado à criação, à paz, à harmonia e à sabedoria, assim como Jesus Cristo. Ambos são vistos como salvadores. Ibeji e São Cosme e Damião: São duas divindades que estão associadas à infância, à proteção e à cura.
São Bento traz como elementos básicos para a vida cotidiana: humildade, silêncio, obediência, oração (Liturgia das Horas e Lectio Divina), o sentido pascal da vida, a paz, a discrição, o trabalho, o cuidado com os doentes, a condenação da murmuração, a pontualidade, a hospitalidade, o amor para com os pobres, ...
Bento era uma figura subversiva e radical, tal concepção historiográfica, construída em torno do maçom, provavelmente não era bem vista pelos pesquisadores maçons.
Nosso São Lázaro é representado na Umbanda por Omulu. Pode também ser chamado de “o médico dos pobres”, o guardião das almas, o calunga dos cemitérios (o calunga cuida daqueles que morrem e não aceitam a passagem). Omulu rege as pestes, e pode sim nos ajudar neste momento que estamos vivendo. ⠀
A comunidade católica celebra, nesta quinta-feira (11), o Dia de São Bento, santo padroeiro da Europa e da Alemanha, cujos ensinamentos inspiraram a fundação da Ordem dos Beneditinos.
Na Umbanda, a figura de Nossa Senhora Aparecida pode ser associada à Iemanjá, orixá feminino das águas, representando a maternidade e a criação. Peregrinos umbandistas podem visitar o Santuário Nacional de Aparecida como forma de prestar homenagem, agradecer e pedir proteção e orientação.
Formou-se um folclore ao redor de Santo Expedito, pois ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes, às vezes em sincretismo com figuras de outras religiões, como na umbanda, onde está relacionado a Logunedé, um orixá africano filho de Oxum e Oxóssi.
O papel de Iemanjá como Grande Mãe se associou com o de Maria, mãe de Jesus. Ela ainda foi associada com Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, entre outras.
Para saber mais sobre a entendida que te protege, é necessário buscar um Pai de Santo e obter a resposta através dos búzios. Contudo, no Brasil, a Astrologia e a religiosidade caminham juntas no processo de autoconhecimento.
No sincretismo religioso, Nanã representa Nossa Senhora Sant'Ana (ou Santa Ana). Sabe-se que ela foi a mãe de Maria de Nazaré, portanto, a avó de Jesus. Seu nome significa graça.
São Bento é conhecido também por ser um grande exorcista. Com a pregação de São Bento e os inúmeros milagres que fazia, inclusive vários exorcismos, o povo começou a se converter. Ficou conhecido como o santo que bota o demônio para correr.
São Bento é conhecido como um poderoso protetor contra o mal. Sua oração é uma das mais recitadas para afastar energias negativas e pedir proteção espiritual. A Cruz sagrada seja minha luz, Não seja o dragão meu guia.
Porque a medalha de São Bento é usada em exorcismo?
A origem da Medalha de São Bento se deve ao uso que ele fez do “Sinal da Cruz” contra os assaltos do mal e dos perigos, o que deu origem a esta oração, conhecida como: “Exorcismo de São Bento”: “A Cruz sagrada seja a minha luz. Não seja o dragão o meu guia.