Orixá feminino que tem sob seu domínio os ventos e as tempestades. Também mencionada como Oiá, é personificada como uma divindade altiva, guerreira, valente e ousada, tendo ligações amorosas, segundo sua mitologia, com os orixás Ogum e Xangô - associando-se, como este, ao controle do fogo.
Conta a história, que um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar.
Qual o significado do olho de Santa Luzia na Umbanda?
Santa Luzia representa a capacidade de enxergar além do que os olhos veem, trazendo discernimento, sabedoria e proteção contra as "cegueiras" do espírito, como o orgulho, a ignorância e as más influências. Sua energia é invocada para limpar as visões turvas, orientar caminhos e fortalecer a fé.
Coloque a imagem de Santa Luzia em um lugar tranquilo da casa, onde você possa realizar esse ritual com calma. Deixe o amuleto próximo da imagem e, então, acenda a vela. Em seguida, pegue a mistura de ervas abre-caminhos, coloque no queimador, junto com carvão, e acenda-o.
Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos… Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.
A jovem Luzia, tocada pela graça de Deus disse que queria consagrar sua vida a Deus e fazer voto de castidade e fidelidade a Jesus. Além disso, ela iria entregar seu dote de casamento (uma pequena fortuna) e seus bens para os pobres.
Ó, Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus Cristo. E Deus, com milagre extraordinário, devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude de fé. Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos…
Ela foi uma das primeiras sacerdotisas responsáveis pela propagação da religiosidade africana em terras brasileiras, no que resultou no nascimento da Umbanda e do Candomblé em nosso país.
Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura.
Características do Orixá: Òpàrà é das denominações de uma Oxum jovem, guerreira e sensual, por isso ela usa o Abèbè afàiyà (leque encantado) e o Adé (coroa com franjas).
Jovem bonita de bochechas coradas, carrega uma folha de palmeira — item comum no imaginário religioso, pois representaria a imortalidade — e uma bandeja dourada. Dentro, está aquilo que soa mais inusitado: um par de olhos. Luzia de Siracusa, ou Lúcia de Siracusa, é a santa considerada padroeira dos olhos, da visão.
Na imagem, Santa Luzia veste túnica branca. Na Bíblia, a cor branca significa pureza, santidade, inocência. Em volta do seu corpo há um manto vermelho, que simboliza o martírio da santa. Ela foi presa e torturada de várias maneiras, mas permaneceu firme na fé.
Santa Luzia, protetora dos olhos e da visão, peço sua intercessão para que possamos enxergar o caminho da verdade e da bondade. Que você ilumine nossa visão espiritual, afastando as sombras da dúvida e nos guiando com clareza e fé.
olho de exu tento olho de cabra ORIGINAL UMBANDA CANDOMBLE MAGIA | Shopee Brasil. É um bloqueador de energias agressivas, envolve e imanta como uma capa protetora que fulmina tudo o que tentar ultrapassa-la, e que não atenda aos propósitos da sua consagração.
O olho-de-boi possui propriedades energéticas capazes de dissipar energias ruins e afastar paguejos, mau-olhado, inveja e energias ruins. Possuindo muitas propriedades, dentre elas: pode ter efeito calmante, pode ajudar a prevenir um acidente vascular cerebral, é um energético natural, pode ter efeito antioxidante etc.
No final de seu martírio, teve os olhos arrancados. Luzia morreu decapitada em 13 de dezembro de 304 aos 12 anos. Ela foi santificada pela Igreja Católica em 1894.
O nome de Santa Luzia vem do latim e significa portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, nosso verdadeiro canal de luz. Santa Luzia nasceu em Siracusa (Itália) no fim do século III.
Ainda jovem, Luzia queria consagrar-se a Deus e manteve este desejo em seu coração. Ignorando as intenções da filha, Eutíquia, como era de costume na época, prometeu que Luzia se casaria com um jovem de boa família, mas não cristão.