Quem é responsável pelo abastecimento de água no Rio de Janeiro?
A Águas do Rio, concessionária da Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo 124 bairros da capital, atendendo 10 milhões de pessoas.
Onde vem a água que abastece a cidade do Rio de Janeiro?
Os mananciais que abastecem a cidade do Rio de Janeiro são Rio Guandu, Ribeirão das Lajes e nascentes do Parque Nacional da Tijuca, que compreendem os rios Tijuca, Paineiras, Gávea Pequena.
Na capital fluminense e em outras 10 cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti) a Águas do Rio realiza a distribuição de água.
Vista Aérea do Rio Guandu, responsável pelo abastecimento de água para a cidade do Rio de Janeiro.
Quem distribui água no Rio de Janeiro?
A Águas do Rio, concessionária da Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo 124 bairros da capital, atendendo 10 milhões de pessoas.
Como funciona o abastecimento de água no Rio de Janeiro?
Quase 100% das demandas atuais de abastecimento de água no RJ são atendidas por 3 sistemas. Acari, Guandu, bem como Ribeirão das Lajes são sistemas produtores de água integrados. Existe ainda mais um sistema – Imunana/Laranjal – que é um produtor independente.
A Agência Nacional de Águas (ANA) é responsável por regular os rios de domínio da União, isto é, aqueles que passam por mais de um estado brasileiro ou por território estrangeiro.
A Iguá assumiu em 7 de fevereiro de 2022 os serviços de saneamento em dois municípios e nos bairros da capital que integram a Área de Planejamento 4 (AP-4), na Zona Oeste da cidade. Passou a cuidar de distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos e serviços comerciais na região.
Os serviços de saneamento são prestados pelos estados ou municípios, e compreendem o abastecimento de água, tratamento de esgoto, destinação das águas das chuvas nas cidades e lixo urbano, todos regulamentados pela Política Nacional de Saneamento (Lei nº 11.445/2007).
No caso da captação superficial de água, o processo é realizado em rios, lagos e represas. Para isso, são construídas estruturas como barragens e estações de captação que permitem a coleta da água em grande volume. Geralmente, são utilizadas bombas para direcionar a água captada para as estações de tratamento.
A Represa de Lajes, que abastece a UT, recebe águas dos rios Piraí, Pires, da Prata e Machado. Ela integra a Bacia do Rio Guandu e possui 338,8 quilômetros quadrados, mais de oito vezes a área da Floresta da Tijuca.
O leilão da Cedae ocorreu em meio a uma disputa entre a Alerj e o governo do estado do Rio de Janeiro. Nos dias 29 e 30 de abril, as duas instituições foram protagonistas de uma queda de braço que teve como um dos trunfos o Conselho Consultivo da Região Metropolitana do Rio.
A Águas do Rio é a mais nova empresa do grupo Aegea, criada em 2010 e líder no setor privado de saneamento brasileiro, com 56% desse segmento. Por meio de suas concessionárias opera em 153 cidades, em 12 estados e atende 21 milhões de pessoas, contando com a concessão no Rio.
São federais de acordo com a Constituição Federal "os rios e lagos em terreno de seus domínios ou que banhem mais de um estado, sirvam de limites com outros países, se estendam a território estrangeiro, ou dele provenham e aqueles onde haja obras da União" (art. 20, III).
Fundada em 14/06/2021, a empresa possui uma trajetória de 4 ano(s), tendo como quadro de administradores e sócios: Anselmo Henrique Seto Leal e Diego Rafael Dal Magro. Atualmente, a AGUAS DO RIO 1 está com sua situação cadastral ATIVA.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é a responsável, na esfera federal, por implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos; por regular o uso de recursos hídricos; pela prestação dos serviços públicos de irrigação e adução de água bruta; pela segurança de barragens; e pela instituição de normas ...
Ele é formado originalmente pelo rio Ribeirão das Lages, passando a chamar-se rio Guandu a partir da confluência com o rio Santana. Seus principais afluentes são os rios dos Macacos, Santana, São Pedro, Poços e Queimados e Ipiranga.
Atualmente, a legislação determina que os poços artesianos devem ser regularizados na companhia local de água e esgoto, que pode cobrar tarifas pela água retirada e pelo esgoto resultante dela.
Um Sistema de Abastecimento de Água (SAA) é um conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços com objetivo de distribuir água potável para o consumo humano, industrial, comercial, entre outras finalidades. Um SAA pode ser subdividido nas seguintes etapas: captação, adução, tratamento, reservação e a distribuição.