Na Bíblia satânica de Anton LaVey, Lúcifer é um dos quatro príncipes herdeiros do inferno, particularmente o do Oriente, o "senhor do ar", e é chamado de portador da luz, estrela da manhã, intelectualismo e iluminação.
A palavra Lúcifer significa "o portador da luz" ou "o portador do archote" (a palavra tem sua origem no latim, lux ou lucis com o significado de "luz"; ferre com o significado de "carregar"). Ou seja, de acordo com a origem, seu significado é "aquele que carrega a luz".
Antes de o ser humano existir, no Céu existia um anjo chamado Lúcifer o qual Deus colocou numa posição de querubim da guarda, uma cargo de destaque em relação às demais criaturas celestes (Ez 28:14). Lúcifer era perfeito, sábio, belo e formoso, de vívido resplendor e reluzente (Ez 28:15, Ez 28:17).
A Vulgata Latina, Bíblia oficial do Catolicismo Romano na Idade Média traduziu essa expressão para Lúcifer, e esse nome é usado popularmente até hoje para se referir ao acusador. #VivendoAsEscrituras.
Satanás, também chamado de adversário ou diabo, é o inimigo da retidão e daqueles que procuram seguir a Deus. Ele é filho espiritual de Deus e foi uma vez um anjo “que possuía autoridade na presença de Deus” ( D&C 76:25 ; ver também Isaías 14:12 ; D&C 76:26–27 ).
LÚCIFER DA BÍBLIA vs. LÚCIFER DA CULTURA: mitos e verdades
Quem foi o anjo Samael na Bíblia?
Segundo a cabala é descrito como a "ira de Deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Binah. Foi o anjo guardião de Esaú. Então, são os anjos que fazem com que o desejo do Criador seja executado no mundo, pelo que assumem as mais diversas tarefas.
Portanto, segundo esta última visão, Satanás era orgulhoso e pensava que a Encarnação de Jesus era uma abominação. Ele, então, buscou “independência” e se rebelou contra este plano divino, desejando ser “como Deus”.
Quem criou Satanás foi o próprio Lúcifer. Essa compreensão é muito importante especialmente para que entendamos a seriedade da liberdade de escolha. Lúcifer, por conta própria, decidiu discursar supostamente para o bem de todos. Ele queria melhorar o que já era bom.
Em resumo, o fato de ele ser descrito como “a estrela da manhã” era um reflexo de seu caráter. Essa estrela da manhã agora havia sido enganada, acreditando que poderia se elevar acima de Deus, e continuaria enganando.
Portador de Luz (등대지기, 燈臺지기, deungdaejigi; "quem protege o Farol" ou "Guardião do Farol") é uma Posição que usa dispositivos de exploração chamados Faróis para obter informações sobre a batalha ou os arredores.
O contexto se refere a Satanás como um “anjo de luz” por causa de sua astuta habilidade de enganar. A passagem não diz nada sobre como ele caiu ou se ele era originalmente um anjo virtuoso e belo “portador de luz” chamado Lúcifer.
YHWH (transliteração do hebraico יהוה) é o tetragrama (do grego: τετραγράμματον, tetragrammaton; "conjunto de quatro letras") que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus.
Na demonologia cristã, ele é um dos sete príncipes do inferno e a personificação do segundo pecado, a gula, tal como era visto na Idade Média. No Dictionnaire Infernal, é descrito como o "Príncipe dos Demônios, Senhor das Moscas e da Pestilência, Mestre da Ordem".
Azrael é o arcanjo da justiça islâmico. Ele também é o anjo da morte na tradição judaico-cristã. Azrael é a forma em português para o nome árabe Azra'il (em árabe: عزرائیل). O nome literalmente significa "aquele a quem Deus ajuda".
Ele se desenvolveu no auge no Império Persa, na dinastia Aquemênida (a qual se inicia aproximadamente em 550 a.C.), sendo utilizado pelos judeus que viviam sob o domínio persa naquele momento. O seu nome formal, Satanás, deriva do hebraico “ha-Satan”. "Ha" significa "o" e "Satan" significa "opositor" ou "adversário".
Lilith é um personagem conhecido das mitologias abraâmicas. Dizem que ela foi a primeira esposa de Adão antes de Eva, sendo assim a primeira mulher, mas que foi expulsa do Éden por Deus por diversos motivos. Na cultura popular, ela é tratada como um demônio que trabalha junto a Lúcifer.
Nos ensinamentos católicos, São Miguel tem quatro papéis principais. O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais.
O anjo Uriel é um dos arcanjos responsáveis pela intercessão dos pedidos sobre sabedoria, proteção e força espiritual . O ser divino é responsável por fortalecer a conexão com a força superior e promover limpeza energética. A própria nomenclatura Uriel significa “chama de Deus”.
Lúcifer almejava o trono de Deus e, depois de tentar se rebelar, é expulso dos céus com os anjos que o apoiavam. Os anjos caídos são chamados de demônios.