Chamamos de patriarcal a família chefiada por um homem (o patriarca, ou seja, o pai), que tem por responsabilidade adquirir alimentos e cuidar da segurança de seus filhos e de sua esposa.
Os Patriarcas (em hebraico: אבות; romaniz.: Avot ou Abot), da Bíblia, em sua definição mais estrita, eram Abraão, seu filho Isaac e o filho deste, Jacó, que depois mudou seu nome para Israel, o ancestral dos israelitas.
Patriarca, originalmente, era uma pessoa que exercia uma autoridade autocrática no papel de pater familias sobre uma família estendida. O sistema de governo de famílias pelo homem mais velho é denominado patriarcado.
Patriarcado é um sistema social em que homens detém a responsabilidade, através do poder primário e funções de liderança, a autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade e a responsabilidade sobre as mulheres e as crianças.
Na história do cristianismo, pentarquia (do grego: pente – cinco, e arquia – governo ou governante) é um termo utilizado para referir-se a um sistema eclesiástico baseado no comando de cinco patriarcas; Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém.
Em geral, os pais ou responsáveis ocupam o nível mais alto, exercendo autoridade e tomando decisões que afetam toda a família. Os filhos, por sua vez, ocupam um nível inferior, onde aprendem a se relacionar e a entender suas próprias responsabilidades dentro do grupo.
O termo “Head of household” é utilizado para designar o chefe de família, ou seja, a pessoa responsável por prover o sustento e tomar decisões importantes em relação ao lar e à família.
Matriarcado seria um sistema social no qual a mãe ou a mulher exerce autoridade absoluta sobre a família ou um grupo; por extensão, matriarcado, também pode ocorrer quando uma ou mais mulheres (como num conselho) exercem poder sobre uma comunidade.
A família patriarcal é uma estrutura familiar em que o homem exerce o papel de autoridade e controle sobre os demais membros da família, incluindo a esposa, filhos e parentes próximos.
O Grande Patriarca é o mais velho e mais sábio Namekuseijin existente no tempo de sua aparição. Como criador das Esferas do Dragão de Namekusei, a morte dele causaria elas a se tornarem inertes, a não ser que ele passe sua autoridade para outra pessoa.
São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.
Logo, conclui-se que a mulher provedora, quando encontra-se subordinada ao homem, não é chefe de família, a menos que não exista a figura masculina em casa. Neste sentido, vale afirmar que ela é provedora, mas quem é chefe é o homem.
Considera-se chefe de família por ser a dona da casa junto com seu irmão, e por exercer autoridade e responsabilidades no âmbito doméstico. Recebe por mês pouco mais que meio salário mínimo, em média, e conta com as rendas de seu companheiro e de seu irmão para o sustento dos membros da família.
O Auxílio é de R$1.200,00 mensais para mulheres que sejam as provedoras de famílias monoparentais, ou seja, um grupo familiar que é chefiado por uma mulher, sem um companheiro ou cônjuge, e que tenha ao menos uma pessoa menor de 18 anos.
Este artigo apresenta a seguinte ordem de sucessão: 1º – os descendentes (filhos) em concorrência com o cônjuge/companheiro. 2º – se não tiver filhos, os ascendentes (pais) concorrem com o cônjuge/companheiro sobrevivente. 3º – se não tiver filhos, nem pais, o cônjuge/companheiro herdará tudo.
Há uma hierarquia bíblica: Cristo é o cabeça do homem e o homem é o cabeça da mulher (1Co 11.3), e os filhos estejam submissos aos pais (Cl 3.20). “A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele.” (Pv 12.4-NTLH). “A mulher sábia edifica a sua casa” (Pv 14.1).
Família Nuclear: Composta por dois pais e seus filhos. Este é o modelo tradicional de família. Família Estendida: Inclui parentes adicionais como avós, tios, tias e primos, vivendo juntos ou em proximidade. Família Monoparental: Composta por um único pai ou mãe que cria os filhos.
Prossegue o texto bíblico dizendo que, após o nascimento de Noé, Lameque ainda viveu 595 anos gerando filhos e filhas e morreu aos 777 anos, o que, segundo os cálculos, teria sido 5 anos antes do dilúvio ocorrido quando Noé tinha 600 anos.
Príncipes, chefes de família ou de tribos. o termo foi aplicado com um sentido especial no N.T. a Abraão, isaque, Jacó, aos filhos de Jacó, e a Davi (At 2.29 – 7.8,9 – Hb 7.4). No A.T. a expressão equivalente é em geral 'príncipe da tribo'.