Literatura posterior Em sua obra, Robert diz que o pai de Merlin era um demônio, e que o bebê era destinado a ser um profeta do mal. Porém, graças à virtude da mãe os planos do demônio são frustrados, e os poderes de Merlin passaram a servir boas causas.
No Universo DC, Belial é o pai do Lorde Bode expiatório, Etrigan, o Demônio e Merlin, e às vezes um membro do antigo triunvirato governante do Inferno (mais frequentemente consistindo em Lúcifer, Azazel e Belzebu).
Seria o mais importante demônio na Terra, que comandava as forças da escuridão contra os homens de bom coração. Criado junto a Lúcifer, de Belial foi dito ser um rei do inferno e comandante de 80 legiões.
Merlin era o filho bastardo da Princesa Real de Dyfed. Porém, o Rei, pai da princesa, Meurig ap Maredydd ap Rhain, não é encontrado nas genealogias tradicionais deste reino e provavelmente era um sub-rei da região que limita Ceredigion.
Merlin está do lado de Camelot porque ela está do lado de Arthur, não importa o quê. Ela afirmou no arco do caos de NNT que agora era seu propósito de vida proteger e estar com Arthur pelo resto de sua vida, por isso ela está do lado dele.
Sobre os pais: Gawain pode ser filha de Escanor e Merlin, pois ela tem o "Sunshine", que era o poder de Escanor, e ela conhece "Enchant", que estava relacionado a Merlin. Ela também se parece com Merlin. Ela parecia muito mais alta e bem-construída na época de sua primeira aparição enquanto usava Sunshine como Escanor.
Em Camelot, uma espada gigante caiu do céu para a Terra, onde as pessoas acreditavam que era uma espada sagrada enviada por Deus. Todos os Cavaleiros Sagrados tentaram retirá-la, mas todos falharam até que Arthur veio e puxou a espada com sucesso, tornando-o o novo rei de Camelot.
Mais do que a consumação de um amor em sentido único, essa cena aparece como a satisfação de um desejo de poder pela traição. Algumas outras interpretações da lenda sugerem uma inversão da atração, na qual Merlin ama Morgana em vão, como é o caso da série Merlin (temporada 1, episódio 1: “O Chamado do Dragão”).
No mangá, é visto que Merlin se dá muito bem com Escanor, mas não acho que ela sentia um amor romântico por ele. O beijo foi pura gratidão por ele tê-la amado com todos os seus pecados ainda, gratidão não significa amor.
Sim, porque a guerra que ocorreu por causa da raça dos demônios e anjos e a participação da raça das fadas e gigantes, o reino de Camelot foi destruído. O povo das fadas do reino morreu e Arthur era seu rei e agora ele deve se vingar.
A primeira vez que ela é mencionada por Gowther, invadindo as memórias de Meliodas, a implicação é que ela traiu Meliodas e os outros pecados. Então ela realmente aparece e é provavelmente a membro mais útil do grupo - sem sinais de traição do final da primeira temporada até o final da quarta temporada.
Escanor sabia disso, mas ainda assim a amava incondicionalmente. Quando ele estava prestes a morrer, Merlin percebeu que ela queria o amor dele muitos anos atrás e ficou grata pelo amor dele.
No Continente Agrian, Isharan Angor é considerado o maior mago da história. Ele nasceu no ano de 43 Antes do Pacto de Unificação, ou seja, 43 anos antes de Saoshante unir 12 reinos para formar o Segundo Império.
Nas versões da história em que Perceval é filho de Pelinore, os seus irmãos são Tor, Agloval, Lamorat e Dornar. Depois da morte do pai de Perceval, a sua mãe leva-o para o isolamento na floresta, fazendo com que ignore até aos quinze anos como se comportam os homens.
Ou seja, a Gawain era um homem, mas foi amaldiçoada e transformada em uma mulher. Na lenda arturiana, a Gawain é conhecida como a Cavaleira das Donzelas, tendo muitos amantes.