O interacionismo simbólico pode ser considerado uma perspectiva teórica e metodológica inacabada, que surgiu, na década de 1930, no âmbito da sociologia norte-americana, por iniciativa do sociólogo Herbert Blumer (1900-1987), membro da Escola Sociológica de Chicago.
O nome dessa linha de pesquisa sociopsicológica e sociológica foi cunhado em 1937 por Herbert Blumer, que estabeleceu os pressupostos da abordagem interacionista, através de seus escritos, cuja maioria está reproduzida em sua mais importante publicação – Symbolic Interactionism: Perspective and Method.
O primeiro é o suíço Jean Piaget. Biólogo, debruçou-se sobre os processos de aprendizagem e desenvolveu a teoria interacionista, atualmente, ela é base para propostas conhecidas como construtivistas.
A história e origem do interacionismo estão diretamente ligadas ao trabalho de Vygotsky, que destacou em sua trajetória a importância da interação para o desenvolvimento humano.
Piaget se propôs a construir uma teoria que superasse essas correntes. O presente trabalho objetiva apresentar o caminho escolhido, as experiências realizadas e os conceitos que o pensador formulou, como foi fundamentada a sua teoria e, assim, como surgiu a teoria epistemológica chamada interacionismo.
O principal teórico desta vertente educacional é o psicólogo Jean Piaget. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
Quem são os principais pensadores interacionistas?
Os principais pensadores do Interacionismo são os psicólogos Lev Seminovitch Vygotsky e Jean Piaget. Entretanto, apesar de ambos partirem da mesma concepção interacionista, há uma diferenciação entre suas compreensões.
No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.
Portanto, a perspectiva interacionista, cujos fundadores principais são os teóricos Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), coloca o aluno no centro do próprio aprendizado.
Trata-se de uma formação baseada na interação entre o indivíduo com o outro e com o meio, portanto, aponta que fatores orgânicos e ambientais influenciam de alguma forma o desenvolvimento humano, inclusive o educacional.
Para Moreira (2009), a teoria do pesquisador Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
Qual é a principal teoria interacionista de Vygotsky?
A teoria de vigotski é considerado o principal teoria interacionista como ênfase ambientalista a qual aborda o conceito preso posto da psicologia histórico-cultural o ponto chave de sua obra consiste em descrever a origem das formas a memória b pensamento c linguagem de sentimento e atenção.
Quem é o principal teórico associado à teoria interacionista na sociologia?
O interacionismo simbólico pode ser considerado uma perspectiva teórica e metodológica inacabada, que surgiu, na década de 1930, no âmbito da sociologia norte-americana, por iniciativa do sociólogo Herbert Blumer (1900-1987), membro da Escola Sociológica de Chicago.
Interacionismo é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para "Vygotsky", é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.
Qual é o foco principal da teoria sócio-interacionista?
O sociointeracionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, por meio da interação deles com a realidade. Ou seja, trata da dimensão sociocultural do estudante, valorizando o contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
A abordagem construtivista-interacionista é uma teoria educacional que combina elementos do construtivismo e do interacionismo. No construtivismo, destaca-se a ideia de que os alunos constroem ativamente o conhecimento, enquanto o interacionismo enfoca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem.
O nome dessa linha de pesquisa sociopsicológica e sociológica foi cunhado em 1937 por Herbert Blumer, que estabeleceu os pressupostos da abordagem interacionista, através de seus escritos, cuja maioria está reproduzida em sua mais importante publicação – Symbolic Interactionism: Perspective and Method.
Nessa teoria, a criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar.
A teoria construtivista reza que sujeito e objeto não têm “experiência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem” A revisão da literatura nos mostra importantes reflexões sobre a teoria construtivista de autoria do francês Jean Piaget.
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Quem são os principais representantes do behaviorismo?
Bechterev (1857-1927), Ivan P. Pavlov (1849-1936), o psicológo Edward L. Thorndike (1874-1949), da psicologia animal comparada. Bechterev, grande estudioso de neurologia e psicofisiologia, foi o primeiro a propor uma Psicologia cuja pesquisa se baseia no comportamento, em sua Psicologia Objetiva.
No ensino construtivista, o professor é um facilitador que enfatiza a exploração e a reflexão, ao invés de apenas fornecer informações. O ensino construtivista também leva em conta a individualidade e as experiências pessoais dos alunos, tornando a aprendizagem significativa e relevante para eles.