Pitágoras foi um filósofo, matemático, astrônomo e músico grego pré-socrático. Nasceu na ilha de Samos no ano aproximado de 570 a.C. e morreu, provavelmente, em 496 a.C..
Pitágoras (570 a.C. - 500-490 a.C.) foi um filósofo e matemático grego que formulou princípios que contribuíram para o desenvolvimento das disciplinas em que trabalhou e influenciaram pensadores posteriores, como Aristóteles e Platão, informa a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma de dados educacionais.
O estudo da matemática como uma "disciplina demonstrativa" começou no século VI a.C. com os pitagóricos, que cunharam o termo "matemática" do grego antigo μάθημα (matema), que significa "sujeito de instrução".
Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.
Dentre os 10 matemáticos temos: Pitágoras, Arquimedes, Isaac Newton e Wilhelm Leibniz, Fibonacci, Tales, René Descartes, Euclides, Riemann, Gauss e Euler.
O famoso filósofo e matemático do século XVI, René Descartes, é comumente conhecido pela famosa frase “Penso, logo existo”. Essa frase representa o pensamento do sistema cartesiano, que deu origem à Filosofia Moderna, no qual o pensar e refletir sobre o próprio intelecto é o centro da existência do ser humano.
Durante milênios, a matemática se desenvolveu às margens do Nilo, no Egito, e do Tigre e do Eufrates, na Mesopotâmia, sempre como instrumento para resolver problemas do dia a dia e ajudar a entender o mundo à nossa volta. Pitágoras (570 – 495 a.C.), esse, veio muito mais tarde.
A Tabuada surgiu na Grécia antiga onde eram usadas tábuas de pedra ou argila para realizar cálculos e transações comerciais de formas mais rápidas. A tabuada como conhecemos hoje foi criada pelo filósofo e matemático grego Pitágoras.
Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração. Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos.
Os egípcios formaram o primeiro povo que utilizou a matemática como uma ciência organizada e são os primeiros matemáticos da antiguidade. Utilizaram a geometria para construir os seus monumentos, e desenvolveram um sistema de matemática baseado no número 10 (sistema decimal).
Galileu Galilei é considerado o primeiro Físico em seu sentido moderno, adotando a Matemática como ferramenta principal. Galileu é um dos primeiros a descrever o real objetivo de um cientista; sua função é apenas descrever os fenômenos em vez de tentar explicá-los.
Concluímos, então, que a resposta à pergunta “Quem inventou o zero?” é a seguinte: os babilónios inventaram o primeiro símbolo do zero, os gregos foram os primeiros a compreender o conceito de zero e os indianos utilizaram o zero pela primeira vez como número de pleno direito.
Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.
Na divisão, a representação a/b foi criada pelos árabes, já a utilização do símbolo ( : ) foi feita apenas em 1657 pelo inglês William Oughtred. E o sinal mais conhecido (÷) foi desenvolvido a partir da junção da barra ( / ) dos árabes e os dois pontos ( : ) de Oughtred.
Pitágoras, Arquimedes, Isaac Newton. Quando alguém te pergunta quais são as pessoas mais famosas que se dedicaram à matemática como carreira, provavelmente algum desses nomes virá à mente.
Por isso, ao longo da história o homem se empenhou em desenvolver mecanismos que pudessem lhe auxiliar na aplicação desta ciência: a matemática. O ábaco foi a primeira calculadora da história.
A aritmética, a álgebra e a geometria, amplamente estudadas na Antiga Babilônia e no Antigo Egito, com a construção de técnicas específicas para cálculos.
Algumas das frases mais famosas de Sócrates são: 1) "Só sei que nada sei" - essa frase se refere à humildade e à consciência de que o conhecimento humano é limitado e sempre pode ser aprimorado.
“O homem é o lobo do homem” é uma ideia tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem…
Cogito, ergo sum é uma frase de autoria do filósofo e matemático francês René Descartes (1596-1650). Em geral, é traduzida para o português como "penso, logo existo"; embora seja mais correto traduzi-la como "penso, portanto sou".