Thoth, casado com Maat (no egípcio antigo, significa ordem, retidão, verdade), também era importante e considerado como introdutor nacional da sabedoria.
O Dom da Sabedoria vem de Deus! A verdadeira sabedoria não vem do mundo, mas de Deus, e Ele nos concede esse dom através da Sua Palavra. Quando lemos a Bíblia com o coração aberto, o Espírito Santo nos ilumina, nos orienta e fortalece nossa fé.
Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e conhecimentos tão grandes, que não podiam ser medidos. Salomão era mais sábio do que qualquer homem do Oriente ou do Egito.
Deus dá a sabedoria aos que o agradam, além de conhecimento e de alegria; mas se um pecador fica rico, Deus tira dele a riqueza e entrega a quem o agrada.
Estória de Sabedoria e Fé: O pai, a forca e o filho
Quem é o rei da sabedoria?
Quem foi Salomão? Salomão foi o terceiro rei de Israel, filho de Davi e Betsabé. Governou com sabedoria e prosperidade, mas também enfrentou as consequências de suas falhas espirituais.
Salomão foi o rei bíblico mais famoso por sua sabedoria. Em I Reis, sacrificou a Deus, e a deidade mais tarde lhe apareceu num sonho, perguntando-lhe o queria dele. Salomão pediu sabedoria.
Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.
A sabedoria é um dom de Deus que cada um deve buscar com humildade e devoção. É uma força divina que nos guia e protege em todas as situações da vida, permitindo ver além das aparências e compreender o verdadeiro sentido da vida.
O autoconhecimento importa tanto porque nos ajuda a ter uma noção precisa do que precisamos para estar satisfeitos, o que significa que poderemos fazer escolhas mais sábias, especialmente com relação a amor e trabalho. Este é o segredo da sabedoria.
O dom da Sabedoria é uma espécie de sintonia com o amor de Deus. Segundo São João Paulo II, por este dom a nossa alma ganha familiaridade cordial com as realidades divinas e chega a ter delas um conhecimento amoroso, saboroso, delicioso e feliz.
Também a dimensão da Sabedoria política enquanto “discernimento para a vida do bem comum” (jamais o discernimento para a morte do bem comum). O rei Salomão é considerado o “grande rei sábio”: pediu a Sabedoria e reinou com a Sabedoria.
Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela.
Não repreenda os zombadores, ou eles o odiarão; repreenda os sábios, e eles o amarão" (Provérbios 9:7-8, NVI). Isso nos ensina a importância de ser receptivo à instrução e correção. Uma pessoa sábia é caracterizada por sua disposição de aprender e crescer, mesmo quando isso significa aceitar críticas.
George Müller leu a Bíblia por mais de 200 vezes, sendo 50 delas de joelhos. Antes de sua MORTE, quando perguntado por um repórter o que gostaria de fazer ainda, ele, de joelhos, respondeu: Ler mais a Bíblia, pois conheço pouco ainda da EXCELÊNCIA de Cristo.
Qual foi o pecado de Salomão? De acordo com a Bíblia Cristã, como assinalado pelo primeiro livro de Reis, Salomão se casou com muitas mulheres estrangeiras além da princesa egípcia. Ele também desposou jovens de diversas nações politeístas --ou seja, que adoram mais de um deus.
Ele é filho de Parvati e Shiva e tem atributos masculinos e femininos. Com essa dupla força, Ganesha tem o poder de vencer todos os obstáculos. Ele também é o escritor do Mahabharata, obra de sabedoria necessária para o progresso do ser humano.
Atena: Atena era a deusa da sabedoria, da estratégia e da guerra justa. Ela era frequentemente associada à inteligência e à habilidade tática. Ares: Ares era o deus da guerra, mas diferentemente de Atena, ele representava a brutalidade da batalha.