Euclides, grande matemático e escritor, viveu provavelmente no século III a.C. e é chamado de pai da geometria. Ele foi o primeiro a reunir toda a geometria em uma única obra, chamada “Os Elementos”. Esse matemático baseou a geometria plana em cinco postulados.
Por que Euclides é considerado o pai da geometria?
Apesar de sabermos muito pouco sobre a vida de Euclides, matemático que viveu por volta do ano 300 a.C., freqüentemente atribuímos a ele o título de "pai da geometria" devido às suas importantes contribuições ao estudo desse ramo da matemática, contidas na monumental obra "Os Elementos".
Isaac Newton foi considerado o pai da Física porque suas contribuições foram essenciais para o desenvolvimento dessa ciência. Newton formulou as leis do movimento e a lei da gravitação universal, além de ter feito importantes estudos sobre a luz e a óptica.
Euclides foi um grande matemático e foi chamado, muitas vezes, de pai da geometria. Saiba mais sobre Euclides e sobre como alguns dos nossos conceitos matemáticos surgiram e o quanto se tornaram influentes.
Diofanto de Alexandria (em grego clássico: Διόφαντος ᾿Αλεξανδρεύς; nascido entre 201 e 214 — falecido entre 284 e 298) foi um matemático grego. É considerado por muitos como "o pai da álgebra". Este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 a.C.) tem na Geometria e Ptolomeu (85–165) na Astronomia.
Euclides enuncia isso geometricamente assim: “se um segmento de reta é dividido em dois, o quadrado construído sobre o segmento inteiro é igual aos quadrados construídos sobre os segmentos parciais e duas vezes o retângulo construído com estes segmentos”.
Os registros primordiais mais antigos da geometria podem ser atribuídos a povos primitivos, que descobriram triângulos obtusos no antigo Vale do Indo (ver a matemática dos harappeanos), e antiga Babilônia (ver matemática babilônica) em torno de 3000 a.C..
Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.
Axioma I: Pode-se traçar uma única reta ligando quaisquer dois pontos. Axioma II: Pode-se continuar (de uma maneira única) qualquer reta finita continuamente em uma reta. Axioma III: Pode-se traçar um círculo com qualquer centro e com qualquer raio. Axioma IV: Todos os ângulos retos são iguais.
Além de ter escrito sua principal obra, Os Elementos, também escreveu sobre rigor, teoria dos números, proporções, perspectivas, óptica, seções cônicas, geometria esférica e astronomia. Ficou conhecido por suas contribuições matemáticas e por sua habilidade de escrever e ensinar, sendo considerado um grande didata.
A natureza é a verdadeira mãe da geometria. Muito antes de o homem descobrir as fórmulas matemáticas que constroem as figuras ideais, ela já desenhava espirais, esferas, fractais e hexágonos perfeitos em árvores, flores e colmeias.
O matemático Luca Pacioli (1445-1517) foi uma dos principais nomes do humanismo renascentista, tendo transitado tranquilamente entre os reinos secular e espiritual.
O primeiro indício do uso de equações está relacionado, aproximadamente, ao ano de 1650 a.C., no documento denominado Papiro de Rhind, adquirido por Alexander Henry Rhind, na cidade de Luxor - Egito, em 1858.
Arquimedes foi um físico, matemático e inventor nascido em 287 a.C na colônia grega de Siracusa, na Sicília. Filho do astrônomo Fídeas, ele estudou na escola de Matemática de Alexandria, na qual teve contato com o que havia de mais tecnológico na época.
Al-Cuarismi descreveu a ideia revolucionária de que é possível representar qualquer número desejado com apenas 10 símbolos simples. Esse grande matemático, que emigrou da Pérsia oriental para Bagdá (hoje, capital do Iraque), deu ao Ocidente os números e o sistema decimal. É frequentemente designado o pai da álgebra.
Geometria era originalmente a ciência para medir a terra. As primeiras ideias geométricas surgiram da necessidade de o homem resolver problemas como construção de casas, delimitação de terrenos e plantações, entre outros. Os babilônios usavam tábulas de argila cozida para registrar seus conhecimentos.
Significa filho de Eucles e indica uma pessoa emotiva e muito amorosa, que cativa com sua simpatia todos os que a rodeiam. Adora passar horas e mais horas com os amigos, conversando.
Pitágoras foi um filósofo, matemático, astrônomo e músico grego pré-socrático. Nasceu na ilha de Samos no ano aproximado de 570 a.C. e morreu, provavelmente, em 496 a.C.. Passou boa parte de sua vida na antiga região da Magna Grécia (atual território italiano) e lá fundou a sua escola filosófica .
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseando-se em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
Não foi por acaso que a mãe da física moderna foi sepultada num caixão de chumbo. Morreu em 1934, mas Marie Curie continua com elevados níveis de radiação. Foi a cientista francesa que descobriu a radioatividade, e os seus avanços nesse campo da ciência deram-lhe o título de “mãe da física moderna”.