Michael Faraday nasceu há 230 anos, era de família humilde e tinha apenas a educação escolar básica, mas isso não o impediu de se tornar um grande descobridor científico: o Pai da Eletricidade.
HISTÓRICO DA ELETRICIDADE. Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
A primeira patente registrada por Tesla nos Estados Unidos da América, em 1885, foi uma lâmpada elétrica a arco, precursora das lâmpadas fluorescentes atuais. No interior do bulbo, dois eletrodos, imersos em determinado gás, produzem uma descarga elétrica que excita o gás e o faz emitir luz.
Desde os primeiros experimentos de cientistas pioneiros, como Benjamin Franklin e Alessandro Volta, até a consolidação das teorias da eletricidade com Michael Faraday e Thomas Edison, cada capítulo dessa história nos ajuda a entender como essa invenção tem sido uma das grandes motores por trás da modernização da ...
A história da eletricidade remonta a séculos atrás, com os primeiros registros datando de 500 a.C., quando Tales de Mileto descobriu a eletricidade estática esfregando pele de carneiro em âmbar.
Em 1891, ele inventou a bobina de Tesla, um dispositivo que emite belos fluxos de energia elétrica para tentar transmitir eletricidade sem fio. A invenção também é usada ainda hoje em aparelhos de rádio e televisão e outros equipamentos eletrônicos.
Mais tarde, em 1905, Albert Einstein publicou um artigo sobre o efeito fotoelétrico, descrevendo a natureza quântica da luz e explicando como os fótons (partículas de luz) podem transferir sua energia para elétrons em um material, gerando eletricidade.
Tesla contribuiu para a invenção do rádio, criou a primeira imagem de raio-X nas Américas, desenvolveu o motor de indução elétrica e aperfeiçoou as lâmpadas fluorescentes. O austro-húngaro também criou o tele-autómato, um barco controlado por ondas de rádio que atuavam diretamente na bateria.
O sistema de distribuição de Edison a baixa tensão, que utilizava corrente contínua, acabou perdendo para dispositivos de corrente alternada propostos por outros colaboradores: primeiramente Tesla, com sistemas polifásicos; e outros, como Charles Proteus Steinmetz - em 1888 ele trabalhava em Pittsburgh para ...
A descoberta, feita por uma acaso, em 15 de junho de 1752, começou quando ele usou um fio de metal para empinar uma pipa de papel. O fio ficou preso a uma chave, também de metal, manipulada por um fio de seda. Ele soltou a pipa e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo brinquedo.
Thomas Edison foi um inventor e empreendedor norte-americano que ficou famoso por suas invenções. Perdeu a audição aos 12 anos de idade. Sua primeira invenção foi uma máquina de computar votos. Sua invenção de maior sucesso foi a lâmpada incandescente, criada em 1879.
Bem jovem, em Paris, Tesla foi empregado de Thomas Edison, que o enganou várias vezes e ficou chocado ao saber que a corrente elétrica que criou foi usada para executar um homem (negro) em Saint Louis, em 1896.
| A equação mais famosa do mundo. A equação E=mc², formulada pelo físico Albert Einstein em 1905, descreve a equivalência entre massa e energia e pode ser considerada uma das equações mais famosas do mundo.
A eletricidade não foi inventada, mas descoberta e explorada ao longo da história por diversas civilizações e cientistas, desde as observações de Tales de Mileto na Antiguidade até os avanços científicos de Benjamin Franklin, Alessandro Volta e Michael Faraday, que estabeleceram bases para suas aplicações práticas.
A empreitada era chefiada pelo físico Robert J. Oppenheimer, mas tinha o acompanhamento minucioso e constante de políticos e militares de alta patente, devido à confidencialidade e importância bélica do projeto para a Guerra. O resultado foi a construção de três bombas.
Um fato que marcou sua vida foi a perda de sua audição, quando ele tinha 12 anos de idade. Ele ficou surdo de um ouvido e tinha uma audição muito limitada do outro, e atribui-se a isso as complicações de escarlatina e possíveis infecções de ouvido que não foram devidamente tratadas.
Até criar o sol, a lua e as estrelas, Deus milagrosamente forneceu luz durante o "dia" e pode ter feito isso durante a "noite" também (Gênesis 1:14). Jesus disse: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12).