Rogério é sobrinho de Castor e sempre teve desavenças com o Iggnácio, até invadir a área do desafeto. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prendeu nesta terça-feira (29) o contraventor Rogério Andrade, patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e o maior bicheiro do Rio.
Mais velho bicheiro do Rio de Janeiro, José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu aos 94 anos. A informação foi confirmada pelo neto do bicheiro, Junior Escafura, e pela escola de samba Portela, em postagens nas redes sociais.
Quem é o maior bicheiro do Rio de Janeiro atualmente?
Rogério Andrade, preso nesta terça-feira (29) por mandar matar o rival Fernando Iggnácio, é o maior bicheiro do Rio de Janeiro na atualidade — e um dos mais temidos.
Castor Gonçalves de Andrade e Silva (Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 1926 – Rio de Janeiro, 11 de abril de 1997) foi um bicheiro, criminoso e cartola brasileiro.
Ainda em vida Castor de Andrade foi conhecido como o maior bicheiro brasileiro.
O bicheiro está preso desde outubro do ano passado. Ele foi transferido para um presídio federal no Mato Grosso do Sul. Cerca de 50 pessoas foram detidas em pontos de jogo do bicho ligados a Rogério Andrade no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (21).
O impacto da morte do bicheiro Maninho na criminalidade do Rio de Janeiro | Lei da Selva
Quem foi o bicheiro assassinado no Rio de Janeiro?
Fernando Iggnácio, genro e herdeiro do contraventor Castor de Andrade, um dos nomes mais conhecidos da contravenção no Rio de Janeiro, foi assassinado em 10 de novembro de 2020 em uma emboscada no heliponto do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.
Em 7 de dezembro de 1998, o ex-PM Jadir Simeone foi preso. Ele confessou ser o assassino de Paulinho e acusou Rogério de ter encomendado a execução. O bicheiro chegou a ser preso e, em 2002, foi condenado a 19 anos e dez meses de prisão.
Ângelo Maria Longa, mais conhecido pelo apelido Tio Patinhas (Rio de Janeiro, c. 1910 – Rio de Janeiro, 16 de março de 1986), foi um contraventor e bicheiro brasileiro, tendo sido um dos mais ricos e influentes banqueiros do jogo do bicho no Rio de Janeiro entre as décadas de 1970 e 1980.
A polícia suspeita que o assassinato de Garcia ocorreu devido a disputa pelo controle de áreas de videopôquer. Máquinas de Maninho estariam sendo colocados em locais controlados por Rogério de Andrade, sobrinho de Castor de Andrade, bicheiro já morto.
O jogo do bicho foi criado em 1892, no Rio de Janeiro, pelo Barão João Batista Viana Drummond como uma atração para os visitantes de seu Jardim Zoológico.
Desde os homicídios dos parentes, Rogério de Andrade passou a ser o único herdeiro do império de Castor, que inclui diversas empresas, escola de samba e exploração do jogo do bicho, com máquinas caça-níqueis, bingos e cassinos em toda a zona oeste do Rio de Janeiro.
Em 2017, um dos filhos de Piruinha, Haylton Carlos Gomes Escafura, então com 37 anos, foi morto junto com a soldado da PM Franciene de Souza dentro de um hotel na Barra da Tijuca. À época, as investigações indicavam que o crime teria ligação com uma disputa por pontos de máquinas caça-níqueis no Rio.
O bicheiro José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu nesta quarta-feira, 22, aos 95 anos, em sua casa na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).
Don Rosa em a Saga do Tio Patinhas observa que a fortuna dele equivale a "Cinco multiplujilhões, nove impossibidilhões, sete fantastiquilhões de dólares e dezesseis centavos".
Considerado como o filho preferido de Miro, o contraventor mais temido entre os bicheiros, foi criado para ser seu herdeiro no jogo do bicho. Chamado até de Rei do Rio, Maninho assumiu o jogo do bicho após a morte de Tio Patinhas, seu padrinho, herdando parte do negócio de Angelo.
Considerado o maior bicheiro do Rio de Janeiro, Rogério de Andrade é sobrinho de Castor de Andrade, um dos mais famosos contraventores da história do Rio.
Shanna investe em cavalos, vive como empresária no interior de São Paulo, mas não esconde que curtiu a notoriedade que "Vale o escrito" proporcionou, a ponto de pensar numa nova carreira.
Bicheiro? Mas quem é o 'patrono gato'da escola? Marcelinho Calil tem uma longa história com a escola. Ele é neto de Antônio Petrus Kalil, o Turcão, morto em 2019, um dos líderes do jogo do bicho no Rio.
O bicheiro Rogério de Andrade será transferido para o Presídio Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, conforme decisão da Justiça Federal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O local é residência de outros presos famosos que estão cumprindo pena.
Em 2022, Bello ficou quatro meses detidos na Colômbia após ser preso pela Interpol, mas foi solto e responde em liberdade pelo assassinato de Alcebíades Paes Garcia, o Bid, irmão de Maninho.
Rogério de Andrade também foi vítima de tentativa de assassinato. Em abril de 2001, o filho do bicheiro, com 17 anos na época, morreu em um atentado a bomba na Barra da Tijuca, quando o carro em que a dupla estava explodiu.