“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
Famoso por abrir ou fechar os caminhos dos indivíduos, o Exu Tranca Rua é uma entidade muito poderosa que trabalha nas encruzilhadas e é um enviado de Ogum para proteger as pessoas. A cor de sua vela é azul escuro, que significa: profundidade, experiência e estabilidade.
Exu Tranca-Ruas. Geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um “demônio”, mas não existe “demônio” nas religiões de matriz africana.
Exu Tranca Rua das Almas é um espírito superior que protege as pessoas. Assim, é conhecido por abrir ou fechar caminhos. Mas, além disso, Tranca Rua ainda pode ajudar em questões do amor, dinheiro, saúde e muito mais. Tudo que você precisa fazer é se abrir para a força dessa entidade.
Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Tranca Ruas é a força de Ogum na esquerda da Lei da Criação Divina. Se manifesta nos desequilíbrios da criação, naquilo que desordenou-se, no caos. Tranca Ruas é isso em essência, enquanto força energética, princípio espiritual e fundamento original no plano da Criação.
Os túmulos mais famosos do Cemitério da Saudade reúnem os personagens considerados “milagreiros” por alguns fiéis. Destes, talvez o mais popular seja o Santuário do Senhor Tranca Rua das Almas, o popular Tranca Ruas. “Algumas pessoas acham que este túmulo é apenas a representação do candomblé, mas é mais do que isso.
Filho de Antônia Alves Torres e de Osmar Serafim dos Santos, de uma família numerosa de vinte e cinco filhos, Josimar desde cedo batalhou por melhores condições de vida.
Os filhos de tranca rua das almas são pessoas animadas, persistentes e bem comunicativas. Costumam estar rodeado de pessoas. e são pessoas divertidas e alegres. Os filhos de tranca rua das almas costumam ser alguém. com a sexualidade em destaque, sabendo conquistar e estar com quem se interessa.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
São pessoas inteligentes e ambiciosas, desejando sempre mais e buscando maneiras de estar. sempre em desenvolvimento. Mesmo quando jogados contra a parede, conseguem prosperar. Assim, sustentam suas posições e se mostram capazes de.
Quando se veem as primeiras Bíblias traduzidas para o iorubá ou fon-ewe, Exu ou Legba é traduzido como “evil”, o mal (em inglês), o diabo. Mesmo o Alcorão traduzido para o iorubá o coloca como ash-Shaitan, o demônio.
Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.
O Exu Tranca Rua é visto, muitas vezes, como uma energia do mal, por pessoas que desconhecem a essência e o trabalho desta nobre entidade. Entretanto, ele em si, é uma grande falange de luz, que abre e fecha caminhos, de acordo com a necessidade e justiça divina.
Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e ...
Seu Tranca Ruas de Imbaré, é uma entidade de muita força e muita luz, que ajuda na luta de milhares de pessoas, no alcance de graças e propósitos. Seu nome é vistoso e curioso.
Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.