A marca Gurgel está de volta através do empresário Paulo Emilio Lemos de Presidente Prudente. Depois da falência decretada em 1995 ninguém poderia imaginar que a marca voltasse ao mercado, ainda mais para produzir novos carros.
O registro da marca Gurgel encontrava-se expirado no INPI desde 2003. Em 2004, o empresário Paulo Emílio Freire Lemos adquiriu a marca pelo valor de R$ 850,00.
Por ser considerado um homem à frente de seu tempo, João Gurgel também produziu veículos movidos a eletricidade. Em 27 anos de existência, a empresa fabricou variados modelos de carros, além de protótipos. Até hoje, os automóveis seguem conquistando o coração dos brasileiros.
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, dono da extinta fábrica de carros Gurgel, morreu nesta sexta-feira (30) aos 83 anos em São Paulo. Ele sofria do Mal de Alzheimer havia oito anos. Internado no hospital São Luiz, na Zona Sul, para tratamento, Gurgel não resistiu à doença e faleceu.
Há 50 anos, o engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel realizava um sonho e fundava a Gurgel Motores, uma fabricante de automóveis 100% nacional. Mas a narrativa começa 20 anos antes.
Erros administrativos, endividamento, atraso de salários, greves e demissões levaram à concordata e, depois, à falência. Ao longo de 25 anos, a Gurgel produziu 40 mil veículos. Ironicamente, a falência em 1994 viria justamente no momento em que havia uma política de incentivo governamental aos carros populares.
Tudo isso gerou um grande impacto nas finanças da empresa. Foi aí que em 1993 a Gurgel Motores S/A entrou em concordata e em 1994 foi decretada a sua falência, após João Amaral Gurgel tentar levantar um empréstimo sem sucesso. Mesmo assim, a empresa recorreu e conseguiu manter a sua produção até 1996.
Filho de Romeu do Amaral Gurgel e Maria H. Conrado, foi casado com Carolina Barbosa e teve três filhos: Fernando Barbosa do Amaral Gurgel, Maria Cristina Barbosa do Amaral Gurgel e Maria.
Gurgel pode derivar de gorgel ou gorjal, parte da armadura medieval que defendia o pescoço do cavaleiro – do francês goule, garganta; no dialeto alsaciano (baixo-alemão), Gurgel. Em português daria origem também aos sobrenomes Gorjão ou Gurjão.
🔵⚪️ Anunciamos a contratação do Ala de 27 anos, Gabriel Gurgel, atleta que possui trajetória vitoriosa por onde passou. 🤩 O Ala possui em sua carreira títulos como o Bi Campeonato da Libertadores, Liga Nacional de Futsal e títulos regionais por onde atuou.
BR-800 (1988): O primeiro carro 100% nacional: chassi, carroceria e motor Gurgel. O modelo de 800 cilindradas, rendia 34 cv de potência. Um veículo urbano e econômico, para quatro passageiros.
Samuel Magalhães Gurgel é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2010). Desde esse período, atua no âmbito da Atenção Básica e Emergência.
O carro custava US$ 7.000. A intenção de Gurgel é que ele custasse US$ 3.000. No entanto, mesmo com a ajuda do governo que reduziu o IPI de 25% para 5% o carro ainda custou muito mais do que o previsto. Mesmo assim, ele ainda era 30% mais barato do que os carros dos concorrentes.
Apesar disso, o BR-800 marcou a história como precursor dos carros populares no Brasil e materializou a visão de João Gurgel: veículos sustentáveis e adaptados à realidade brasileira. Infelizmente, o modelo foi o último produzido pela Gurgel antes de suas dificuldades financeiras irreversíveis.
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, dono da extinta fábrica de carros Gurgel, morreu nesta sexta-feira (30) aos 83 anos em São Paulo. Ele sofria do Mal de Alzheimer havia oito anos.
Primeiro lugar cara: o Brasil enfrenta desafios com altos custos de produção devido à carga tributária, custos trabalhistas e infraestrutura. Em 2020, por exemplo, a indústria automotiva brasileira representava cerca de 22% dos impostos totais pagos pelo setor industrial no país.
O processo de falência da Gurgel começou nos anos 1990, a partir do lobby de grandes montadoras junto ao governo brasileiro pela isenção de impostos para carros de até 1.0. Com isso, a empresa nacional ganhou a concorrência das estrangeiras no segmento.
Em 1974, o engenheiro concluiu o seu pioneiro projeto de carro elétrico, o primeiro da América Latina. O Gurgel Itaipu E150 foi apresentado no Salão do Automóvel de 1974 e faria parte de um projeto embrionário de carros compartilhados.
Dom Mário Teixeira Gurgel SDS (Iguatu, 22 de outubro de 1921 — Belo Horizonte, 16 de setembro de 2006), era um religioso da Sociedade do Divino Salvador, bispo católico, segundo bispo de Itabira-Fabriciano.
Um ano depois, em 1994, a Gurgel declara falência – 40 mil carros foram vendidos em toda a história –, porém o sonho, a trajetória e a contribuição de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel – que faleceu em 2009 – seguem na memória 50 anos depois.
Gurgel nasceu em Vitória, filho do ex-prefeito Mário Gurgel, e teve passagem pelas redações de vários veículos de comunicação do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Brasília, onde fundou os jornais Tribo e Cidade Livre. Era formado em jornalismo pela Universidade de Brasília.