A atriz Gabriela Medeiros, 23 anos, que interpretou a personagem Buba, uma mulher trans, na novela Renascer, da TV Globo, publicou em seu perfil do Instagram na terça-feira, 4, uma sequência de fotos da fantasia escolhida para curtir o carnaval, ao lado de amigos.
Enquanto na versão lançada em 1993, Buba era uma pessoa intersexo – que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos -, na versão atual de “Renascer”, a personagem aparece como uma mulher transexual, lutando contra os estigmas de sua identidade de gênero.
O bumba enfrenta Egídio, destemido." Egídio ficará furioso, mas logo se assustará com a determinação do bumba. Ele, então, começará a rir e tentará amenizar a situação. Numa cena adiante, já fora da fazenda, o público descobrirá que quem estava embaixo da roupa do bumba era ninguém menos que o próprio José Inocêncio.
Egídio (Vladimir Brichta) será visto pelo público tirando a roupa de bumba depois de ter atirado no rival. Responsável por atirar em José Inocêncio (Marcos Palmeira) e deixá-lo paraplégico, o bumba acabará tendo a sua identidade revelada na reta final do remake de Renascer.
O personagem, motivado por sua rivalidade com José Inocêncio (Marcos Palmeira), planejará um atentado contra o fazendeiro, que poderá ameaçar sua liberdade. Egídio executará o ataque contra Inocêncio ao se disfarçar com uma fantasia de Bumba Meu Boi, esperando o momento certo para agir.
Gabriela Medeiros fala sobre Buba, Renascer e transição de gênero aos 18 anos | Conversa Com Bial
O que significa o bumba meu boi em Renascer?
Em Renascer, Inácia (Edvana Carvalho) vai explicar para José Inocêncio (Marcos Palmeira) o que significa a "morte" do diabinho dele. Ela afirmará que, sem a proteção do cramulhão, os inimigos dele estão o vendo. Por isso, o Bumba o terá encontrado nas terras de Aurora (Malu Mader).
Na reta final de "Renascer", que termina nesta sexta-feria (6), Egídio (Vladimir Brichta) terá um desfecho trágico. Assim como na primeira versão da novela, de 1993, o vilão é assassinado por Mariana (Theresa Fonseca). Mas desta vez a ex-mulher de José Inocêncio (Marcos Palmeira) conta com a ajuda de Damião (Xamã).
Fábio Lago. Capataz do Coronel Belarmino, Venâncio é um homem bruto, conhecido na região por ser o “miolo” do boi nas festas do Bumba, uma tradição local, e impõe temor por onde passa.
José Venâncio (Rodrigo Simas) guarda um segredo a sete chaves: que a Buba (Gabriela Medeiros), sua namorada, é uma mulher trans. Um dos motivos para não espalhar essa informação é o medo que ele sente da reação de seu pai, o "coronel" José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Em Renascer, Buba tenta convencer Teca de que é só uma fantasia. Nos próximos capítulos de Renascer, Teca terá mais uma de suas experiências espirituais. A adolescente sente o som de uma respiração, mas como não haverá ninguém com ela, terá a certeza de que veio do Bumba.
Mariana (Theresa Fonseca) terá papel fundamental nos últimos capítulos de Renascer. Ela não matará José Inocêncio (Marcos Palmeira), mas fará justiça por ele. A neta de Belarmino (Antonio Calloni) acabará com Egídio (Vladimir Brichta), o responsável pelos tiros que deixaram o fazendeiro debilitado.
Surge, então, Damião (Xamã), que estava escondido, e suspende o corpo de Egídio no ar, acionando um dispositivo. O coronel implora para ser solto, enquanto a dupla assiste. Egídio morre enforcado, e a trajetória do vilão chega ao fim em Renascer.
A menina lerá tudo e correrá atrás de Mariana (Theresa Fonseca), explicando que a mensagem é do interesse dela. Marianinha terá revelado que foi abusada por Belarmino (Antonio Calloni), de quem acabou engravidando.
O Bumba sairá da fazenda de Inocêncio, mas ninguém saberá que ele está no posto de miolo do boi. Em seguida, o fantasiado chegará às terras do inimigo, que abrirá as porteiras para o povo passar. "Se avexe não, meu povo... Iss'aqui é pra selá a paz entre os Inocêncio e os Coutinho de uma vez por todas!
Interpretada por Gabriela Medeiros, Buba foi apresentada como uma mulher trans ao público do folhetim. Na versão original, a personagem era classificada como “hermafrodita” (termo que caiu em desuso para a palavra “intersexo”). Gabriela tem 22 anos e, assim como a personagem, também é uma mulher trans.
A cabeça do Bumba tem uma simbologia grande no folhetim, pois era o pai de Maria Santa que usava a fantasia na procissão em que o casal de mocinhos se conheceu nos primeiros capítulos da novela. Vestido de boi, Venâncio (Fabio Lago) investiu contra o coronel, que era interpretado por Humberto Carrão.
Buba não pode ter filhos, por motivos óbvios, e, pra segurar José Venâncio, fingiu que tava grávida dele ou sei lá que tipo de trato ela fez, para aquela marginalzinha engravidar de Venâncio –se é que aquela criança tem mesmo o sangue dos Inocêncio!”, continuará ela, em referência à Teca (Livia Silvia).
Egídio (Vladimir Brichta) vai morrer nos últimos capítulos de Renascer. O final do vilão foi confirmado pela Globo nesta sexta-feira (23). A previsão é de que o desfecho trágico do personagem vá ao ar na última semana da novela, que termina em 6 de setembro.
Na primeira versão da novela, Buba era chamada de hermafrodita --termo pejorativo para designar pessoas intersexo, aquelas que nascem com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas binárias masculinas e femininas.
As cenas ainda revelaram um mistério da novela: foi a própria Mariana quem atirou em Egídio no atentado sofrido por ele semanas atrás. Além disso, ela também viu o coronel disparar tiros contra José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Quem é Venâncio, pai de Maria Santa em Renascer? Capataz do Coronel Belarmino (Antonio Calloni), Venâncio é pai de Maria Santa (Duda Santos) e de Marianinha. O personagem é um homem bruto conhecido na região por ser o 'miolo' do boi nas festas do Bumba, uma tradição local. O homem é casado com Quitéria (Belize Pombal).
Ele morreu pelas mãos de Mariana (Adriana Esteves) e Zinho (Cosme dos Santos) numa tocaia. Ele foi surpreendido quando voltava para casa após uma conversa com José Inocêncio (Antonio Fagundes).
Teca revela que quem matou Belarmino, o avô de Mariana, foi Venâncio (Fábio Lago), o pai de Maria Santa e Marianinha. "Então não foi Inocêncio quem matou o meu avô" diz.