Nicolau, inscrito no Martirológio Romano como santo a ser celebrado no dia 6 de dezembro, é desses personagens que transcenderam o catolicismo: sua fama de bondoso com as crianças extrapolou a religião e acabou sendo a inspiração para a criação do velhinho bonachão que presenteia no Natal, o Papai Noel.
Nicolau foi eleito bispo de Mira, uma cidade próxima à sua terra natal, e é por isso que muitas vezes é referido como “Nicolau de Mira”. Ele era conhecido por sua devoção aos necessitados, aos enfermos e sofredores, por suas ações de bondade e generosidade, e muitos milagres são atribuídos a ele.
Nicolau Copérnico foi um importante matemático e astrônomo polonês. Pode ser chamado de “pai” da astronomia moderna, pois foi ele quem percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo.
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.
Conhecido por descrever as dinâmicas do poder, Nicolau Maquiavel dizia que um governante é virtuoso quando sabe o momento certo de tomar decisões e agir. Para ele, a virtude deve ser pensada de forma racional e é mais importante do que a sorte ou o acaso do destino. Em seus textos, a virtude era descrita como "virtú".
Maquiavel seria cristão – sobre isso não se põe dúvida – não por convicção espiritual, mas acima de tudo por ser esta a religião do seu tempo e de sua gente. Participava da mesma como membro de uma comunidade muito mais do que como crente convicto.
O que significa a frase "os fins justificam os meios"?
"O fim justifica os meios" ou "os fins justificam os meios" é uma paráfrase de Nicolau Maquiavel, significando que se os objetivos forem importantes o suficiente, qualquer método para os atingir é aceitável.
Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.
Qual é a finalidade da vida política para Nicolau?
Para o filósofo, diplomata e historiador italiano Nicolau Maquiavel (Florença, 1469- 1527), o sentido da política é a conquista, o aumento e a manutenção do poder.
O czar Nicolau II, sua esposa e seus cinco filhos foram baleados na Casa Ipatiev, em Ecaterimburgo, onde estavam em prisão domiciliar após a Revolução Russa de 1917.
Nicolau, inscrito no Martirológio Romano como santo a ser celebrado no dia 6 de dezembro, é desses personagens que transcenderam o catolicismo: sua fama de bondoso com as crianças extrapolou a religião e acabou sendo a inspiração para a criação do velhinho bonachão que presenteia no Natal, o Papai Noel.
Resumo. O grupo denominado nicolaítas, participava de uma seita que procurava difundir ensinos contrários ao Evangelho e aos ensinamentos já estabelecidos no início da era cristã. O objetivo era corromper as doutrinas das igrejas e perverter os costumes já existentes.
Como todos sabiam que São Nicolau era padre, pediram que rezasse pela salvação dos que ali estavam. Após a oração do Santo, o vento se acalmou e veio uma grande calmaria. Depois disto, um dos barqueiros foi derrubado pelo vento do mastro ao convés e morreu.
Significa o que vence junto com o povo. Indica uma pessoa dotada de grande simpatia e capacidade de comunicação, que consegue se fazer entender até mesmo com um olhar ou uma mudança no tom da voz.
Na tradição cristã o termo católico foi utilizado pela primeira vez para descrever a igreja cristã no início do século II, quando Inácio de Antioquia escreve sua Epístola aos Esmirniotas (110 dC).
Após a morte do tio, em 1513, Copérnico assumiu o cargo de cônego da catedral de Fromborg, onde permaneceu durante 30 anos, até sua morte, causada por acidente vascular cerebral, em 24 de maio de 1543, aos 70 anos.
Foi Cláudio Ptolomeu, astrônomo e geógrafo egípcio, quem aperfeiçoou a teoria do geocentrismo e se tornou a principal referência quando falamos nesse modelo do Universo.
Primeiros registros. O primeiro registro em que se propõe que a Terra é redonda foi feito por Aristóteles em seu livro De Caelo (Sobre o céu), em 350 a.C. Nesse livro, ele expõe sua teoria sobre o que forma e diferencia os objetos celestes dos objetos na região sublunar, isto é, na área abaixo da Lua, próxima à Terra.
O estudo completo de Nicolau Copérnico foi impresso em 1543 em Nuremberg, o principal centro de impressão da Alemanha. No mesmo ano, provavelmente em 21 de maio, Copérnico morreu de um derrame, informa a Encyclopaedia Britannica.
Todos os planetas do nosso sistema foram batizados com nomes de deuses romanos. A Terra é a única que não seguiu essa regra e é chamada assim há pelo menos mil anos. A palavra Terra tem origem germânica e significa “o solo”.
“Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha.”
Dentre suas considerações, dois conceitos despontam como cruciais para examinar os sucessos e desastres do jogo político, a fortuna e a virtù. A primeira poderia ser entendida como sorte, acaso ou todo tipo de imponderável que escapa da ação. Já a segunda tem a ver com a habilidade no agir.