Exu é um guardião da comunicação nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. Exu não é um ser demoníaco e, no Brasil, é uma das figuras mais conhecidas das religiões de matriz africana.
Nessa região, e em outras cidades gaúchas onde as religiões afro-brasileiras são significativas, “quimbanda”, entendida como o culto dirigido especificamente a exus e pombagiras, é algo que se declara. Isso facilmente se constata em incursões pelo universo afro-gaúcho.
“Lúcifer e Beelzebuth são também os títulos de duas legiões de espíritos muito importantes para a Quimbanda”. Carregã acredita que, em grande parte, o imaginário coletivo do Diabo, como uma figura que representa todo o mal, tem relação com os domínios colonizadores ao longo da história.
Dentro da tradição quimbandista seguida por Mãe Michelly e por alguns outros terreiros espalhados pelo Brasil, Belzebu é o "maioral". Logo, ele está acima de todos os exus e pombagiras.
🌿⚡ XANGÔ e BAIANOS - Gira de Umbanda COMPLETA | Culto Ancestral | Episódio #08
Quem a quimbanda adora?
A Quimbanda trabalha diretamente com os Exus e com as Pambu ia-njila (Pombajiras), de uma forma não trabalhada na linha direita da Umbanda, pois esta trata do culto a Orixás.
Exu Maioral é uma figura envolta em mistérios e poder dentro das tradições afro-brasileiras, sendo muitas vezes considerado o chefe de todos os Exus, aquele que coordena as forças e energias desse plano espiritual.
As Quimbandas são trabalhos mais pesados dos que os de Umbanda, pois lidam com energias mais pesadas, transformando energias negativas em positivas, por este motivo o toque do tambor e canto torna-se tão importante e indispensável.
Já a Quimbanda utiliza as entidades de esquerda, ou aquelas que podem fazer o mal. São os exús e as pombagiras. A Quimbanda é definida pelos umbandistas como um rito que pratica a magia negra. Mediante encomendas, os exús e as pombagiras realizam feitiços ou contra-feitiços visando favorecer ou prejudicar pessoas.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
A quimbanda, modalidade de culto afro-brasileiro habitualmente apresentada como mera inversão ético-moral da umbanda, preservou-se em rituais com entidades espirituais que supostamente contestam ou invertem a ordem moral vigente.
De fato, a Quimbanda cultua tais entidades e realiza as práticas da oferendas, mas não de forma negativa como o imaginário popular brasileiro, arraigado de racismo religioso, estabeleceu, denominando inclusive de "magia negra".
“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.
Exu Tranca-Ruas. Geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.
Exus. Existem diversos Exus com propósitos diferentes, como Exu Lalu, Exu Tiriri, Exu Tranca Rua, Exu Marabô, Exus da falanges das caveiras e Exu Gira Mundo.
Os encontros da umbanda são essenciais aos fiéis, já que toda comunicação com as entidades acontece neles; na quimbanda, praticantes com mais conhecimento podem obter auxílio espiritual pelo oráculo, sem precisar ir a todos os cultos.
Em O LIVRO DE SÃO CIPRIANO a Trindade Infernal do GRIMORIUM VERUM também figura como regente dos espíritos. Na Quimbanda, como vimos, Lúcifer é Exu-Rei, a unidade transcendente e absoluta que representa a totalidade da Trindade Infernal, o próprio Sanctum Regun da Quimbanda: Lúcifer, Beelzebuth e Ashtaroth.
E o fato é que na Quimbanda, assim como no Candomblé e nas demais religiões de matriz africana, não há nem um, nem outro. Nenhuma delas são religiões cristãs!
Exú trabalha na quimbanda, mais conhecida como linha da esquerda dentro da umbanda. Exú é especialista em absorver e neutralizar energias negativas, desmanchando magias e afastando espíritos obsessores e trevosos. 🔱 Lembrando que caboclos, pretos-velhos e exus trabalham em perfeita harmonia.
Obrigação é justamente o termo que fala da trajetória de crescimento dos filhos de santo no candomblé. Define, por assim dizer, etapas dessa trajetória e permite identificar cada adepto segundo o cumprimento dessas etapas.
Seus adeptos geralmente utilizam trajes que parecem saídos de filmes de época, tais como vestidos rodados, cartolas, bengalas, fraques, uma profusão de rendas e bordados.
“Nos dicionários contemporâneos de português, o verbete 'Exu' define a entidade basicamente como um orixá mensageiro, mas não deixa de registrar o uso popular ou coloquial do termo associado a espírito do mal, demônio ou diabo.”
Ela explica que Belzebu é uma divindade também cultuada na quimbanda. Mas o símbolo é relacionado, em algumas vezes, ao satanismo, como foi o caso do uso da imagem da divindade na série 'Sabrina', da Netflix. A mãe de santo diz que tem uma boa relação com os vizinhos.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos.