Atual titular do cargo, Tenzin Gyatso, de 87 anos, divulgou nesta segunda-feira (10) um pedido de desculpa depois que viralizou um vídeo no qual ele aparece puxando o rosto de um menino para beijá-lo na boca (veja mais abaixo).
O atual Dalai Lama, de 87 anos, se chama Tenzin Gyatso.
Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989 e vive na Índia, para onde fugiu após o fracasso de uma revolta contra a ocupação chinesa na região autônoma.
Segundo a crença budista, os Dalai Lamas são considerados as manifestações do Bodhisattva (Buda) da Compaixão, que escolheu reencarnar para servir ao povo. Ainda conforme a religião, ele reencarnou 13 vezes desde 1391, quando nasceu o primeiro de seus encarnados.
Dalai Lama se recupera e luta pela autonomia no Tibete
Dalai Lama se recupera bem após cirurgia nos EUA aos 89 anos. Preocupação com sucessor rival nomeado por Pequim no Tibete. Líder exilado mantém luta por autonomia.
De acordo com a tradição do budismo, o Dalai Lama é a própria reencarnação de Buda. A tradição tibetana determina que o sucessor dele seja o Panchen Lama, uma espécie de vice-líder escolhido ainda quando criança.
Finalmente, em 1959, após a Revolta Tibetana contra o Partido Comunista chinês, o Dalai Lama se exilou no norte da Índia, onde vive até hoje, no subúrbio de Dharamsala.
Um buda tem controle sobre a vida e a morte. Portanto, um Buda não reencarna. Em vez disso, (não sei o termo exato, mas) ele pode retornar a este mundo dependendo das condições cármicas.
O Dalai Lama não vive no Tibete. Depois de uma revolta malsucedida contra a ocupação chinesa do Tibete em 1959, ele fugiu para a Índia, onde estabeleceu um governo no exílio em Dharamsala, liderando milhares de tibetanos que o seguiram até lá.
O Dalai Lama, considerado por seus fiéis uma manifestação do Buda da Compaixão, reencarnou 13 vezes desde 1391, quando nasceu a primeira de suas encarnações, segundo a tradição do budismo tibetano.
Páli Tripitakan: é conhecido como o principal Texto Sagrado budista, que significa o “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. Conta a vida de Buda, o “Iluminado”, o príncipe Sidharta Gautama, e reúne seus sermões. Páli é a língua na qual foram escritos os ensinamentos do Buda.
Nasceu em 6 de julho de 1935 em Lhamo Dhondrub. Filho de camponeses, foi reconhecido como reencarnação de seu predecessor quando tinha 2 anos. Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1989, é um notável professor e erudito budista, versado nos ensinamentos de todas as escolas do Budismo Tibetano.
Os monges não podem se casar, formar família, ter filhos. Esse opção celibatária, no entanto, não necessariamente representa um voto de amor à solidão.
O Dalai Lama é um líder espiritual do budismo tibetano. É considerado a reencarnação de um bodisatva, ser iluminado conhecido por sua compaixão. Além de um líder religioso, é um símbolo da luta política do Tibete por sua autonomia.
O atual Dalai Lama é considerado a 14ª reencarnação de Avalokitesvara e representante da tradição budista Gelug, a vertente do budismo tibetano. Além disso, o atual Dalai Lama também foi um representante da Administração Central tibetana, o governo que administra e representa o Tibete no exílio.
Tenzin Gyatso, o XIV Dalai lama, afirmou que a experiência comum entre indivíduos, o bom senso e o progresso tecnológico permitem a promoção dos princípios humanos. 'A ética laica é necessária para a humanidade', disse o líder espiritual, que foi recebido com um caloroso aplauso e defendeu valores através do ensino.
Jesus encarnava as características de um líder visionário: comunicação, carisma, criatividade, capacidade de assumir riscos e planejamento estratégico.
Edir Macedo Bezerra (Rio das Flores, 18 de fevereiro de 1945) é um bispo evangélico, televangelista, escritor, teólogo e empresário brasileiro. É o fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e proprietário do Grupo Record e da Record, a segunda maior emissora de televisão do Brasil.