O que é o Natal para Umbanda?
Cultura umbandistaApesar de ser uma data cristã, o Natal também é celebrado em diferentes culturas e religiões. Na umbanda, por exemplo, o dia 25 de dezembro marca o dia de Oxalá, o orixá da paz. A divindade é representada por uma imagem do próprio Cristo.
Como um umbandista comemora o Natal?
Já a comemoração do dia do Natal para os umbandistas assemelha-se às tradicionais festas de fim de ano, com reunião de amigos e familiares em suas casas, celebrando a vida e desejando prosperidade uns aos outros. “Nós, umbandistas, encerramos os trabalhos no terreiro antes do Natal e só o reabrimos em janeiro.O que se comemora na Umbanda no dia 25 de dezembro?
É que 25 de dezembro, data estabelecida para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, também é considerada como o dia de Oxalá, a quem representa no sincretismo religioso. Em Canoas, neste ano, a data tem reconhecimento oficial pela primeira vez.Quais são as religiões que comemoram o Natal?
"Nas religiões protestantes, alguns seguidores comemoram o Natal assim como os católicos, basicamente os luteranos e presbiterianos. Outros buscam na Bíblia fundamentos para não celebrar essa data, como é o caso das Testemunhas de Jeová, já que a data do nascimento de Cristo ainda é discutida.Umbandista Comemora Natal?
Qual religião não comemora Natal?
Arábia Saudita. Como país de maioria muçulmana, a Arábia Saudita não celebra o Natal como uma festividade religiosa. O Islã não reconhece o nascimento de Jesus como um evento sagrado, e a ênfase é dada às celebrações islâmicas. A comemoração do Natal é restrita e não faz parte da cultura tradicional saudita.O candomblé comemora o Natal?
A unanimidade é de que, para as casas de candomblé, o Natal, celebração cristã que comemora o nascimento de Jesus Cristo, não tem significado. A celebração no calendário de fim de ano é aproveitada como forma de repouso e aproximação da família. “Natal não celebramos.Qual orixá representa Jesus?
Oxalá e Jesus: Oxalá é considerado o Orixá supremo, muitas vezes referido como 'Pai de Todos'. Ele é associado à criação, à paz, à harmonia e à sabedoria, assim como Jesus Cristo.Qual é o dia de Exu na Umbanda?
Exu: mensageiro e comunicador que serve como ponte entre o mundo físico e espiritual. Ao longo do ano, a sua homenagem deve ser feita no dia 13 de junho. Omulu: orixá da cura e das doenças, é o guardião deste dia e, durante o ano, a sua comemoração é no dia 16 de agosto.Quem é Nossa Senhora Aparecida na Umbanda?
Na Umbanda, a figura de Nossa Senhora Aparecida pode ser associada à Iemanjá, orixá feminino das águas, representando a maternidade e a criação. Peregrinos umbandistas podem visitar o Santuário Nacional de Aparecida como forma de prestar homenagem, agradecer e pedir proteção e orientação.O que a umbanda acha de Jesus?
O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.Onde está na Bíblia que Jesus nasceu no dia 25?
Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.Qual o verdadeiro significado de Natal?
O Natal, mais do que uma simples data no calendário, revela-se como um convite profundo à reflexão, despertando em nós a necessidade urgente de repensar nossas ações e SER, verdadeiramente, melhores uns para os outros da forma como Jesus nos ensinou.Quem é da umbanda acredita em Deus?
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.O que é o Natal no espiritismo?
Espiritualidade e o NatalÉ um período para refletir sobre o amor, a compaixão e a bondade que existem dentro de cada um de nós. A celebração do nascimento de Jesus é frequentemente simbolizada como o nascimento da luz e da esperança dentro de nós.