A confirmação foi feita pelo LongeviQuest, grupo de pesquisadores referência no mundo no mapeamento de centenários. A irmã Inah se tornou a mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que também tinha 116 anos, informou a CNN Portugal.
Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, recebeu o "título" neste sábado (4). A informação foi confirmada pelo instituto Longeviquest, banco de dados que concentra informações sobre longevidade pelo mundo. Nascida em São Francisco de Assis (RS), a idosa vive em Porto Alegre, na congregação das Irmãs Teresianas Brasil.
A pessoa viva mais velha do mundo é uma brasileira: Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, segundo a organização LongeviQuest, que se autointitula autoridade global em longevidade humana máxima e se baseia em base de dados de supercentenários.
O título de pessoa mais velha já registrada pertence a Jeanne Louise Calment. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, ela viveu 122 anos e 164 dias, segundo o Guinness World Records.
Brasileira se torna a mulher mais velha do mundo | AGORA CNN
Quem viveu mais de 130 anos?
Morreu no início da noite desta quinta-feira (8), em Astorga (na região Noroeste do Paraná), Maria Olívia da Silva, de 130 anos, considerada a pessoa mais velha do país.
O Brasil se tornou o país com as pessoas mais velhas do mundo após a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, com 116 anos, ter se tornado pessoa mais velha do mundo e o brasileiro João Marinho Neto, de 112 anos, ter garantido o primeiro lugar no ranking masculino. Os dados são mantidos pela entidade LongeviQuest.
A idosa está entre os 960 centenários da cidade. “Meus irmãos, marido e filho faleceram há muito tempo”, reagiu ela. “A avó nunca reclama”, disse a neta Qiu Taohua. “Após uma notícia ruim, ela fica quieta por um tempo, depois se recupera com risadas e positividade.”
O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a brasileira Inah Canabarro Lucas com 116 anos e 226 dias.
Após a morte do britânico John Tinniswood, de 112 anos nesta segunda-feira, 25, o título do homem mais velho do mundo hoje pertence a um brasileiro: o cearense João Marinho Neto. Líder do ranking mundial da LongeviQuest, ele é o último homem nascido em 1912 ainda vivo e completou 112 anos no dia 5 de outubro.
O site americano Top Beauty World anunciou os 100 nomes com os rostos mais bonitos de 2020. Na votação, a famosa atriz turca Hande Erçel foi escolhida como 'a mulher mais bonita do mundo'.
Irmã Inah nasceu 16 dias depois de Itooka. Segundo a Arquidiocese de Porto Alegre, a freira nasceu em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, no dia 27 de maio de 1908. Ela reside em Porto Alegre e faz parte da congregação de Santa Teresa de Jesus.
O segundo da lista era o brasileiro João Marinho Neto, que agora ocupa o topo do pódio. João tem hoje 112 anos e 57 dias de vida. Ele era apenas alguns dias mais novo do que o inglês centenário. O homem mais velho do mundo é do interior do Ceará.
A dois meses do que ela diz ser seu 120º aniversário, Deolira Glicéria Pedro da Silva, uma bisavó que vive no interior do Rio de Janeiro, está se apressando para ser reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo pelo Guinness World Records.
Matusalém foi um personagem bíblico que ficou marcado na história como o ser humano com maior longevidade de que se tem conhecimento. Isso porque segundo o texto bíblico, Matusalém teria vivido por 969 anos.
A pessoa mais longeva registrada foi Jeanne Calment, que faleceu aos 122 anos em 1997. Cientistas acreditam que, sob condições ideais, o corpo humano poderia alcançar até 150 anos, mas não há evidências de alguém vivo que tenha atingido essa idade.
As autoridades peruanas reivindicaram o prêmio de pessoa mais velha do mundo do Guinness World Records para o peruano Marcelino Abad, que supostamente tem 124 anos. Ele teria nascido em 1900.
A gaúcha Inah Canabarro Lucas se tornou a pessoa mais velha no mundo, de acordo com o site da LongeviQuest, grupo de pesquisadores que afirma ser referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo (saiba mais abaixo).
Dados do Censo Demográfico de 2022 mostram que há no país 37.814 pessoas com 100 anos ou mais. Houve uma alta de 67% nessa faixa etária ante o último levantamento, realizado em 2010.
Esses são os segredos do agricultor João Marinho Neto, 112, que o permitiu se tornar o homem mais velho do mundo. Desde abril, ele já era reconhecido como o mais velho da América Latina.
Na região, ela mora na mesma casa de repouso há 23 anos. Em janeiro de 2023, após a morte da francesa Lucile Randon, de 118 anos, assumiu o título de pessoa mais velha viva.
Eduardo Saverin: cofundador do Facebook, é o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna de US$ 28,3 bilhões. Jorge Paulo Lemann: economista e empresário, construiu sua fortuna de US$ 16,1 bilhões com o Banco Garantia e se tornou um dos principais acionistas da Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo.