Trisal surgirá no fim da trama. Nos capítulos desta semana da novela “Tieta”, o comandante Dário (Flavio Galvão) despertou o interesse de Silvana (Claudia Magno). Apesar de ser casado com Laura (Claudia Alencar), o militar também ficará cada vez mais próximo da jovem.
Ele é contrário à modernização de Santana do Agreste. Em paralelo, o comandante nem imagina que sua esposa, Laura (Cláudia Alencar) é a "Mulher de Branco". Sedenta por sexo, a personagem ataca os homens da cidade sem deixar rastros até o final do folhetim.
O que acontece com a Mulher do comandante em Tieta?
Além disso, tanto a "mulher oficial" do comandante como a filha de Juracy (Ana Lúcia Torre) terminam grávidas do rival de Ascânio (Reginaldo Faria) e surgem em cenas gravadas em Natal, onde o elenco sofreu com o forte calor.
Chamada de personagem da novela Tieta - Dário (07/08/1989)
Qual era o segredo de Tieta?
Perpétua descobre o segredo que Tieta tanto esconde. A verdade, no entanto, só será revelada no fim da novela. Tieta foi garota de programa e fez fortuna como cafetina, sendo dona de um famoso bordel em São Paulo. Perpétua, claro, fará de tudo para acabar com a reputação da irmã.
No entanto, Tieta surpreende ao não ficar com nenhum deles. No final da trama, a protagonista opta por seguir sozinha, reafirmando seu desejo de liberdade e independência. Ela deixa Santana do Agreste para trilhar novos caminhos, fiel ao espírito livre que sempre guiou sua vida.
Mulher de branco em Tieta, Claudia Alencar não sabia que seria a ninfomaníaca. Responsável por viver a mulher de branco em Tieta (1989), Claudia Alencar não sabia que sua personagem, Laura, seria desmascarada como a ninfomaníaca que atormentava os homens nas noites de Santana do Agreste.
Trata-se de Silvana, filha de Marcolino (Otávio Augusto) e Juracy (Ana Lucia Torre), que chegou à trama para esquentar os lençóis de Comandante Dário (Flavio Galvão). Interpretada por Claudia Magno, a personagem deu o que falar por ela se envolver com um homem casado.
Ela se envolve com Arturzinho (Marcos Paulo), filho do Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) que retorna para a cidade após muitos anos. Mais para a frente, Tonha também descobrirá que é herdeira de uma terra disputada. Mangue Seco está no nome de sua família, sendo assim, ela é a dona do local.
Interpretando o vigarista Gladstone em Tieta, o ator Paulo José viveu, por mais de 28 anos, com uma doença que chamou de degenerativa, progressiva e irreversível.
Aída, interpretada por Bete Mendes, era a esposa de Modesto Pires em “Tieta”. Apesar de sempre estar à parte das infidelidades do marido, Aída se fazia de inocente. A personagem chegou até a ajudar Carol a se livrar das garras de seu marido.
- Já o mistério do Comandante Dário - continua o autor - tem uma explicação lógica, mas também é um segredo absolutamente fantástico, pois trata-se de algo totalmente inesperado. Só posso adiantar que, naquela área, afundou um navio alemão.
Era engraçado saber que ela guardava o pênis do marido, o major”, disse ao Notícias da TV, em 2020. Por fim, na derradeira cena da trama, será sugerido para Tieta que se livre do conteúdo da caixa.
A moça também teve problemas com a polícia por causa de um ex-namorado criminoso. Esse foi um dos motivos pelos quais Tieta a levou consigo para Santana do Agreste. Ascânio ficará abalado com a revelação, mas o amor falará mais alto, e eles ficarão juntos.
Carmosina termina a trama com Gladstone. Mesmo após cumprir o combinado com Tieta, o caminhoneiro continua ao lado de Carmosina. Os dois se apaixonam de verdade e no final do folhetim terão uma filha.
Tonha terminará a novela feliz, ao lado de Rosalvo (Paulo César Grande), rapaz que trabalha na fazenda do Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura_. Além disso, a mulher descobrirá ser dona do Mangue Seco e ficará rica do dia para a noite.
Ela decide não se prender a ninguém, e escolhe seguir sozinha, reafirmando sua liberdade e rejeitando qualquer dúvida que possa comprometer sua independência. A protagonista chega a se envolver com o próprio sobrinho, Ricardo, mas apesar da paixão, eles não dão continuidade à relação por dificuldades.
Foi vendida pelos pais para o Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), mas se recusa a aceitar esse destino. Foge e cai na Casa da Luz Vermelha, mas também se afasta da da prostituição.
Gladstone é solto, e conta a Tieta e Carmosina onde esteve e vai embora, mas promete voltar. Perpétua inicia a reunião de família sem Tieta e diz que é a nova chefe da casa.
O incesto foi tratado na história quando Tieta (Betty Faria) começa a seduzir seu sobrinho Ricardo (Cássio Gabus Mendes) para se vingar de Perpétua (Joana Fomm). Essa relação não apenas causou polêmica pelo grau de parentesco dos personagens, como também pelo fato do jovem ser um seminarista.