"América para os americanos" é a frase que resume uma das políticas externas mais antigas e emblemáticas dos Estados Unidos, que tem 200 anos: a Doutrina Monroe. Ela foi apresentada em 2 de dezembro de 1823 pelo presidente James Monroe (1817-1825) em discurso perante o Congresso dos Estados Unidos.
A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente americano James Monroe (presidente de 1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro de 1823.
O que significa a frase "América para os Americanos"?
Teve como objetivo a não interferência dos países europeus nos países americanos e, sob o slogan “América para os Americanos”, pretendia defender as nações recém-tornadas independentes de todo o continente americano de uma possível recolonização.
A teoria mais aceita é a de que o "batismo" foi uma homenagem ao explorador italiano Amerigo Vespucci (Américo Vespúcio), que primeiro identificou a massa de terra do dito "Novo Mundo" como um continente separado dos outros pelos oceanos.
Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512.
Primeiramente em países anglófonos, "América" passou a ser utilizada como abreviação de Estados Unidos da América. "Americano" começou a ser utilizado como gentílico dos Estados Unidos da América em 4 de julho de 1776, sendo atualmente empregada pela ONU com esse sentido.
Um deles foi o alemão Martin Waldseemüller, que em 1507 publicou um planisfério (mapa) com o novo continente chamando-o de “América”, em homenagem a Américo Vespúcio. Desta forma, o nome do famoso explorador italiano ficou registrado na história.
Oficialmente, brasileiros não são considerados "hispânicos ou latinos" nos Estados Unidos. A origem disso está numa lei aprovada em 1976 pelo Congresso Americano, que determinou a coleta de dados no país sobre um grupo étnico específico: "americanos de origem ou descendência espanhola".
Porque os ingleses chamam os americanos de yankees?
O significado de Yankee tem variado ao longo do tempo. No século XVIII, referia-se aos residentes da Nova Inglaterra descendentes dos colonos ingleses originais da região. Mark Twain usou a palavra neste sentido no século seguinte em seu romance de 1889, A Connecticut Yankee in King Arthur's Court.
No começo do século XIX, as nações europeias redesenhavam o mapa europeu após o fim da Era Napoleônica e planejavam recolonizar a América. Os objetivos da Doutrina Monroe eram o fim do colonialismo, a reafirmação das independências das antigas colônias europeias e a expansão territorial.
A colonização inglesa na América do Norte foi o processo colonizatório realizado pela Inglaterra na América do Norte. Ocorreu entre os séculos XVI e XVIII e fundou as Treze Colônias na costa leste dos atuais Estados Unidos.
O termo doutrina também pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema: religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros. Freqüentemente, a palavra doutrina sugere especificamente um corpo de princípios religiosos promulgados por uma igreja.
Qual é a diferença entre a proposta de união de Bolívar e a da Doutrina Monroe?
Bolívar vinculava a liberdade dos povos america- nos perante a Europa com uma América livre da escravidão, tendo ele pessoalmente um papel de grande relevância no processo de abolicionista do continente. A Doutrina Monroe não abordava o fim da escravidão em sua confi- guração.
É um termo pan-nacional e pan-étnico que serve de referência às semelhanças entre as nações das Américas que antes pertenciam à Espanha, Portugal e França. Portanto sim, os brasileiros também são considerados latinos.
Os latinos são retratados como preguiçosos, violentos, resistentes em assimilarem a cultura norte-americana, passivos e luxuriosos. Essas são as principais conclusões do artigo "Don Juan e rebeldes sob palmeiras: imagens dos latino-americanos nos livros de história dos Estados Unidos", da antropóloga Bárbara C.
Os latinos vêm de uma variedade de origens étnicas, incluindo indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Portanto, para ser claro, latino não é uma raça ou etnia, mas sim um termo que se refere a pessoas que compartilham uma herança linguística comum.
Descendentes principalmente de colonizadores britânicos (Ingleses, escoceses, irlandeses e galeses), imigrantes africanos (principalmente povos oeste-africanos como os nigerianos, senegaleses e beninenses), europeus (principalmente de alemães, italianos, irlandeses), hispano-americanos (principalmente mexicanos, ...
O nome América é uma referência ao explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que atuou no processo de colonização americana. A geografia da América, composta por diferentes tipos de relevo, clima e vegetação, é fruto da ampla extensão latitudinal desse continente.
O que significa a frase "Nós, o povo dos Estados Unidos"?
A Constituição americana começa com uma frase estranha para 1787, quando foi escrita: “Nós, o povo dos Estados Unidos...”. Na época, todos os países eram governados por reis. Os EUA quiseram que todos os cidadãos fossem soberanos. Eleger representantes é o momento máximo dessa soberania.
Por que o Novo Mundo não foi batizado com o nome de Colombo?
Nosso continente foi descoberto pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, mas se chama América, e não Colômbia. A homenagem se deve ao navegador e geógrafo florentino Américo Vespúcio.