Quem tem direito a usar o cordão de girassol?
Cordão de Girassol: entenda o significado e saiba quem tem o direito de usar. O Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas. Problemas físicos, cognitivos, permanentes ou temporários, como: autismo, surdez, demência, esquizofrenia, epilepsia e muitas deficiências não aparentes.Quais as doenças que pode usar o cordão girassol?
Entre elas, estão a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, Doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas, neuro divergências, esquizofrenia, esclerose múltipla, lúpus, fibromialgia, entre outras.Quais doenças podem usar o cordão de girassol TDAH?
Ele facilita a comunicação de pessoas com deficiências ocultas, como autismo, TDAH, surdez, demências, entre outras.Quem usa cordão de girassol o que significa?
O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano.CORDÃO DE GIRASSOL: quem pode usar? | Genial Care
Quais são algumas doenças ocultas?
Lista de algumas deficiências consideradas deficiências ocultas
- TDAH.
- Transtornos de ansiedade.
- Alergias.
- Aracnoidite.
- Síndrome de Asperger.
- Asma.
- Autismo.
- Transtorno bipolar.
Qual é o colar do TDAH?
♾️🎨 O cordão do infinito colorido é utilizado para sinalizar a neurodiversidade. É muitas vezes usado por pessoas autistas ou com TDAH, por exemplo.Quem tem transtorno de ansiedade pode usar o cordão de girassol?
Todas as pessoas que têm alguma doença ou transtorno não visível podem usar o cordão. Aderir ou não à sua utilização é uma escolha pessoal. Nos estados em que a regulamentação é uma realidade, o atendimento prioritário fica assegurado.Quem tem TDAH é PCD?
1º – Fica o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e os Transtornos Hipercinéticos (CID 10-F90) classificados como deficiência, para todos os efeitos legais. Parágrafo único – O previsto no § 2º do art.Quais são as doenças ocultas da lei 14624?
esclerose múltipla, deficiência intelectual, síndrome de Tourette, deficiência auditiva e visual, entre outras.Quem tem depressão pode usar o cordão de girassol?
Pessoas que têm autismo, câncer, fibromialgia, reumatismo, diabetes, asma, deficiências cognitivas, intolerância à lactose, HIV, doença cardíaca, lúpus, depressão, baixa visão, dificuldades de aprendizado, TDAH, doença de Parkinson ou muitas outras condições podem optar por usar o cordão.Quais são os transtornos ocultos?
Também conhecida como deficiência oculta, o conceito abrange desde transtornos do desenvolvimento até doenças com poucos ou nenhum sintoma externo. Entram na lista o Transtorno do Espectro Autista (TEA), câncer, asma, transtorno de ansiedade, esquizofrenia, doença de Crohn, lúpus e fibromialgia, entre outros.Quem tem fibromialgia usa o cordão de girassol?
Lei aprovada recentemente pelo Congresso (Lei nº 14.624/2023), válida em todo o país, define o uso do cordão de girassol como opcional para identificação de pessoas com deficiências ocultas, como transtorno do espectro autista, fibromialgia, deficiências auditivas.Quais doenças dão direito ao cordão de girassol?
O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.Quem tem diabetes pode usar o cordão de girassol?
Você sabia que o cordão de girassol é um símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas, como autismo, epilepsia, diabetes e dislexia, entre outras?Como faço para conseguir o cordão de girassol?
Como obter o cordão
- Certidão de nascimento ou documento de identidade (RG) e CPF;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Cópia dos exames médicos e respectivos laudos;
- Foto 3x4 recente;
- Laudo médico comprovando a condição.