A maioria dos historiadores considera o tabaco como sendo de origem americana, onde foi cultivado pelos indígenas, tanto da América do Sul como do Norte.
De acordo com as pesquisas voltadas para o assunto, a descoberta do cigarro deve ser atribuída aos nativos que moravam no continente americano. Alguns indícios arqueológicos apontam que o consumo de cigarro já acontecia há mais de oito mil anos. Os astecas fumavam o tabaco enrolado em folhas de junco ou tubos de cana.
O cigarro como o conhecemos hoje, trazendo as folhas picadas e enroladas em papel, surgiu de uma improvisação européia. No século XVI, os mendigos de Sevilha, na Espanha, que não tinham dinheiro para comprar os já tradicionais charutos, enrolavam em tiras de papel o conteúdo das pontas descartadas nas ruas.
O cigarro Lucky Strike foi lançado no mercado em 1871 pela empresa R.A. Patterson na cidade de Richmond, estado americano da Virgínia, sendo a primeira marca de cigarro a ser produzida em massa.
Por volta de 1560, o botânico e então embaixador francês em Portugal, Jean Nicot, estudou e atribuiu propriedades medicinais à planta, que acabou sendo batizada com seu nome e ficou conhecida cientificamente como Nicotiana tabacum.
A maioria dos historiadores considera o tabaco como sendo de origem americana, onde foi cultivado pelos indígenas, tanto da América do Sul como do Norte.
Hollywood continua sendo a marca de cigarro mais lembrada pelos consumidores brasileiros. Nesta edição da pesquisa Top of Mind, a marca da Souza Cruz foi lembrada por 27% dos entrevistados. Derby e Free empatam no segundo lugar.
Na fabricação moderna do cigarro, lâminas e talos das folhas de fumopassam por cilindros onde recebe água e vapor, misturado em diferentesproporções e acrescido de substâncias para dar sabor. Em seguida, amistura recebe essências, resultando no fumo desfiado.
Nos anos 1900, principalmente no auge da indústria cinematográfica de Hollywood, o cigarro tinha um “Glamour” todo especial. Era “chique” fumar. Não havia herói, principalmente de guerras ou mocinho do “oeste americano” sem um cigarro aceso entre os dedos.
A Bíblia não tem nenhum mandamento proibindo o ato de fumar, mas esse hábito está associado a dois aspectos: o vício e a saúde. Quando o fumo se torna um vício, a Palavra de Deus condena qualquer forma de escravidão aos vícios. Não devemos permitir que vícios controlem nossas vidas.
7 Porque, como imagina no seu coração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
36Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. 37Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar‑me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. 38Eu falo do que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês.
Qual o significado do cigarro no mundo espiritual?
O Espiritismo analisa o tabagismo como um “inimigo” do ser humano que precisa ser “eliminado”. Sendo um gerador de doenças e de dependências, merece do Espiritismo uma batalha sem trégua. Contudo, ele atuará sem violentação de consciências, somente ajudando, com sua terapia, a quem quiser ser ajudado.
Enrolados em folhas de milho, outra exclusividade americana, os índios faziam charutos de tabaco e “bebiam” fumaça. Ao desembarcar na América em 12 de outubro de 1492 os marinheiros europeus comandados por Cristóvão Colombo se depararam com o hábito de fumar entre os indígenas.
Weavers já detinha o recorde mundial de maior cigarro do mundo, com dois quilos e meio e em formato de lança-foguete. Agora, sua última criação, segundo Corwin, é o cigarro de maconha mais caro do mundo. No total, o cigarro, fumável, pesa 680 gramas e mede 76 centímetros de comprimento.
Cocaína, oxi e merla também podem ser encontrados nas aldeias do Acre, especialmente em Boca do Acre, segundo índios que vivem perto da região. - A merla é chamada de mel.
O tabaco é uma planta (Nicotiana tabacum) cujas folhas são utilizadas na confecção de diferentes produtos que têm como princípio ativo a nicotina, que causa dependência.
Devido ao seu processo de preparo, o cigarro de palha possui mais nicotina e mais alcatrão do que o cigarro convencional. Isso torna esse produto mais tóxico por unidade. — A gente considera que um cigarro de palha equivalente a três cigarros convencionais.
Optar pelo cigarro artesanal feito com tabaco não diminui os riscos de câncer, doenças cardiovasculares e pulmonares. Por muito tempo, ser fumante foi considerado um hábito associado ao poder, elegância e status, além de ser uma forma de socialização bastante frequente na sociedade.
Dunhill. Antigamente conhecida como Carlton, a Dunhill é uma marca inglesa de cigarros. Os cigarros Dunhill costumam ser mais caros do que a média em vários lugares do mundo.
Há controvérsias sobre a origem do cigarro. Suas formas mais antigas foram atestadas na América Central por volta do século IX na forma de cachimbos feitos de bambu.