Em uma batalha contra Erlang Shen, o personagem morre e tem seu corpo selado novamente dentro de uma montanha, não sem antes dos artefatos conhecidos como Seis Sentidos do Grande Sábio se espalharem pela China, guardando seus poderes especiais.
Enquanto Kratos lutava contra um panteão inteiro de deuses na Grécia antiga, as lendas de Sun Wukong afirmam que ele simplesmente destruiu "600 mil panteões" de deuses — isso sem mencionar que aterrorizou um dos lordes dragões, que simplesmente era capaz de criar "reinos infinitos", algo que o colocariam entre níveis ...
Sun Wukong teve que enfrentar as tropas celestes enviadas pelo Imperador de Jade, e acabou sendo capturado. Após isso, inúmeras foram as tentativas de executá-lo, mas ele era muito poderoso, até que o Senhor Buda veio e conseguiu aprisioná-lo por 500 anos na Montanha dos Cinco Elementos (Wu Xing Shan).
Sun Wukong: A história do macaco que superou Kratos
Como Buda derrotou Wukong?
Para marcar sua vitória, ele inscreveu nos pilares a frase "o grande sábio igual no Céu" (em outras versões, ele urinara nos pilares). Porém, para sua surpresa, os cinco pilares se revelaram como sendo na verdade os cinco dedos da mão de Buda. Quando Wukong tentou fugir, Buda colocou sua mão dentro de uma montanha.
O Sun Wukong tem imortalidade 7 vezes. 1: Ele aprendeu o segredo da vida eterna com um Sábio, Mestre Sabudi, era um método de respiração. 2: Foi ao submundo, então apagou seu nome e todos os outros Macacos do livro dos mortos.
Bem, ele definitivamente matou as 3 fúrias, Orkos, Perséfone, Ares, Tânatos, Prometeu, as 3 irmãs do destino, Atena, Poseidon, Hades, Hélios, Hércules, Hermes, Hefesto, Hera, Zeus, Cronos, Gaia, Perses, algum monstro egípcio, Magni, Baldur, Heimdall, Calíope... e muitos outros seres mitológicos que não listei.
Erlang Shen pode ser uma versão divinizada de vários heróis populares semimíticos que ajudaram a regular as enchentes torrenciais da China que datam das dinastias Qin, Sui e Jin. Mais tarde, no budismo chinês, ele também o identifica como o segundo filho do Rei Celestial do Norte, Vaishravana.
Após a derrota do corpo de pedra de Wukong, existem dois finais: Se o Destinado não cumpriu nenhum dos requisitos opcionais para os outros finais, ele não herda o legado de Sun Wukong.
O final original é aquele que você consegue simplesmente jogando o game — você não precisa enfrentar nenhum dos chefes ou missões opcionais para obtê-lo. Nele, vemos o Predestinado vencendo seu duelo contra Wukong, absorvendo o falecido Monkey King e finalmente transcendendo à divindade.
Wukong é um trapaceiro vastaya que usa sua força, agilidade e inteligência para confundir os oponentes e deixar a situação a seu favor. Depois de encontrar uma eterna amizade no guerreiro conhecido como Master Yi, Wukong se tornou o último aprendiz da ancestral arte marcial conhecida como Wu Ju.
O Imperador de Jade (玉皇 Pinyin: Yù Huáng ou 玉帝 Yù Dì), de acordo com a mitologia chinesa, é o senhor dos céus (Tian) e de todos os domínios de existência abaixo, incluindo o homem e o Inferno (Diyu). É um dos mais importantes deuses do panteão da religião tradicional chinesa.
Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.
Não era um deus popular e era mencionado em situações humilhantes nos mitos. Ares, deus da guerra, sendo ferido por um mortal chamado Diomedes durante a Guerra de Troia. Ares era uma divindade cultuada pelos gregos antigos, considerado o deus da guerra e da coragem na religiosidade desse povo.
Kratos, iludido, faz o que Zeus manda e derrota o Colosso de Rodes, porém, enquanto o deus da guerra se vangloria da vitória, a mão do Colosso o atinge. Nisso, Zeus surge e revela sua traição, recuperando a Lâmina do Olimpo e assassinando Kratos.
Ninguém jamais derrotou o Wukong lutando no romance original. Ele só foi capturado quando seu oponente usou ferramentas especiais. A única pessoa que pode lutar de igual para igual com o Wukong é o Erlang Shen e o macaco de seis orelhas.
Sun Wukong é muito forte (consegue erguer 8,1 toneladas) e veloz (com um salto ele consegue superar uma distância de 54.000 quilômetros). Sun pode se transformar em 72 coisas diferentes tais como animais e objetos; quando se transforma em pessoas, contudo, ele não consegue esconder a cauda.
Sun Wukong é uma das mais famosas figuras da mitologia chinesa. O Rei Macaco de vários apelidos, ele foi um poderoso guerreiro e pregador de peças que guiou um reino de macacos a perfeição, e mais tarde, partiu em uma lendária jornada em busca da verdadeira imortalidade.
Completou vários quebra-cabeças durante sua jornada, como por exemplo o Labirinto de Creta e as dezenas de armadilhas do Templo de Pandora. Fraqueza(s): Kratos é completamente imprudente e impulsivo, muito disso devido a seus problemas com a raiva e o fato de ter uma mente bagunçada.
As inúmeras façanhas e poderes incríveis de Wukong o tornam um adversário praticamente invencível para o temível Kratos. Claro, isso não diminui a grandeza do herói grego, mas, nesse confronto específico, o Rei Macaco leva a melhor.