“O machado era emprestado!” “Onde caiu?”, perguntou o homem de Deus. Quando mostraram o lugar para Eliseu, ele cortou um galho e o jogou na água, e fez o ferro do machado flutuar. “Pegue-o”, disse Eliseu. E o homem estendeu a mão e o pegou.
É quando perdemos a força e o vigor. “Eliseu cortou um pedaço de madeira e o lançou nas águas e fez nadar o ferro” ( 6:6). Foi preciso que a madeira adentrasse o Jordão para que o machado flutuasse.
Eliseu faz um machado flutuar — Ele revela ao rei como conduzir a guerra contra a Síria — Eliseu é protegido por cavalos e carruagens de fogo — Os sírios são feridos de cegueira — Ben-Hadade sitia Samaria, e os alimentos são vendidos a um preço muito alto.
Eliseu foi capaz de acessar o poder de Deus de uma maneira que fez um machado de ferro flutuar. Ele foi um canal por meio do qual o poder de Deus fluía para alcançar pessoas.
O MACHADO ERA EMPRESTADO | MANHÃ DE PAZ | PR.RODRIGO SANTANNA
Qual é a explicação de 2 Reis 6:8?
Vamos ler 2 Reis 6:8-17. Nesta história, o profeta Eliseu nos ensina que nem sempre enxergamos as coisas como deveríamos enxergar. Existe uma visão que é humana – é a visão natural das coisas e que nem sempre é positiva. A VISÃO DE DEUS TRAZ DIREÇÃO E LIVRAMENTO.
Afiar o machado é algo estratégico, sábio, que traz prosperidade no trabalho. Da mesma forma, o tempo com Deus não significa uma falta de produtividade, e sim um aumento da nossa capacidade produtiva. Extraído do livro “O Devocional Diário” – disponível na nossa loja virtual.
Porque Eliseu pediu para Deus abrir os olhos do moço?
Eliseu disse ao jovem para não ter medo. Ele disse que o exército lutando por eles era muito maior que o exército lutando contra eles. Eliseu pediu ao Senhor para mostrar ao jovem o que ele via. O Senhor lhe mostrou um exército celestial com cavalos e carruagens de fogo para protegê-los.
Ora, Eliseu estava sentado em casa, reunido com as autoridades de Israel. O rei havia mandado um mensageiro à sua frente, mas, antes que ele chegasse, Eliseu disse às autoridades: ― Aquele assassino mandou alguém para cortar‑me a cabeça?
De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu uma carruagem de fogo puxada por cavalos de fogo que os separou, e Elias subiu aos céus em um redemoinho.
Na literatura rabínica, Geazi é identificado como um dos quatro plebeus que perdeu sua parte na vida após a morte por causa de sua maldade, Geazi era o servo do profeta Eliseu. Ele aparece em conexão com a história da mulher sunamita e o filho dela e de Naamã o sírio.
A Palavra meditada está em II Reis 6,8-23: O rei de Aram estava em guerra contra Israel, e cada vez que ele deliberava com seus oficiais a colocação de uma emboscada, O homem de Deus mandava um avisar ao rei de Israel: “Cuidado! Não passes por aquele lugar, pois os arameus estão ali emboscados”.
12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom. 13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos.
E orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira.
Os “filhos dos profetas” eram grupos de discípulos que se reuniam para adorar ao Senhor e receber instrução sob a direção dos profetas (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Schools of the Prophets”). Também, uma capa é um manto.
A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre! Então, o filho da viúva ficou doente e morreu, mas Elias o trouxe de volta à vida.
1 Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.
Saiba mais sobre nós. Jeroboão é ferido e depois curado por um profeta de Judá — O profeta transmite sua mensagem, é desviado do caminho por um profeta de Betel e é morto por um leão por sua desobediência — Jeroboão continua a adoração falsa em Israel.
e Eliseu foi até a fonte, jogou o sal na água e disse: — O que o SENHOR Deus diz é isto: “Eu fiz esta água ficar pura, e ela não provocará mais mortes nem abortos.”
Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.
O machado, como uma ferramenta de criação e destruição, simbolizava o ciclo de vida e morte, um conceito fundamental na crença nórdica. Era um mediador entre o mundo físico e o reino espiritual, incorporando a compreensão nórdica da interconexão de todas as coisas.
Assim, a eira simboliza um lugar onde o julgamento e a misericórdia divina se cruzam, um lugar de sacrifício e adoração. Outro aspecto simbólico da eira é sua representação de julgamento e purificação. Assim como o vento separa a palha do grão, o julgamento de Deus separa os justos dos ímpios.
Um machado é uma ferramenta de corte, ferramenta essa originária do martelo, sendo um martelo que tem pelo menos uma das extremidades amoladas e própria para o corte, sendo portanto um martelo concebido para o corte e derrubamento de árvores, e outras ações.