O primeiro motor com cilindros em “V” foi criado em 1890, pelo alemão Gottlieb Daimler: um bicilíndrico com 3,7 cv de potência. A partir daí, passaram-se alguns anos até que alguém avançasse casas no tabuleiro. Coube ao francês León Lavasseur ser o pai do motor V8. Mas não só.
O genial Léon Levavasseur (8 de Janeiro de 1863 – 26 de Fevereiro de 1922) inventou o motor V8, a injeção direta de combustível e o arrefecimento do motor por meio de radiadores.
O primeiro motor V8 de produção foi desenvolvido no início do século XX. A Cadillac lançou um dos primeiros V8 em 1914, mas foi a Ford, em 1932, com o lendário Flathead V8, que popularizou essa configuração, tornando-a acessível ao público em geral.
Os motores V8 são conhecidos pela força e desempenho elevados, graças aos seus oito cilindros. Essa configuração permite uma potência impressionante, tornando-o ideal para carros de alta performance. O desempenho, no entanto, depende também do câmbio e diferencial do veículo.
O primeiro motor com cilindros em “V” foi criado em 1890, pelo alemão Gottlieb Daimler: um bicilíndrico com 3,7 cv de potência. A partir daí, passaram-se alguns anos até que alguém avançasse casas no tabuleiro. Coube ao francês León Lavasseur ser o pai do motor V8. Mas não só.
V12 é uma configuração de motor de combustão interna em que 12 cilindros estão dispostos em duas bancadas de 6 cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V".
Para quem busca potência com aquele som icônico, o V8 é o clássico que nunca decepciona. Já o V10 é para os entusiastas que desejam exclusividade e um motor de supercarro, enquanto o V12 é para quem não aceita nada menos que o melhor do luxo e da performance.
O motor V12 foi inventado em 1904, apenas cinco anos depois da invenção do motor em V por Wilhelm Maybach. Foi a Putney Motor Works quem decidiu combinar seis pares de cilindros em V para criar um motor náutico para corridas.
CURIOSIDADE: O maior motor a diesel do mundo tem quase 110 mil cavalos de potência. RT-flex96C é o nome de nada mais nada menos que o maior motor a diesel do mundo. Desenvolvido pela Wärtsilä Corporation, esse motor alcança potências que qualquer caminhoneiro gostaria.
A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações.
Como comparação, o V12 anterior tinha 700 cv de potência e 75,3 kgfm. O novo vai entregar 835 cv e 102 kgfm. “O motor V12 é há muito tempo um símbolo de potência e prestígio, mas também é uma declaração de paixão pela engenharia e habilidade técnica”, disse o diretor técnico da Aston Martin, Roberto Fedeli.
Ou seja: 1.0 é corresponde a mil cilindradas e o 2.0 equivale a duas mil cilindradas. Cilindrada, por sua vez, significa o volume ocupado pelo movimento dos cilindros em que acontece a queima do combustível, impulsionando o movimento dos pistões que fazem o veículo funcionar.
V16 é um motor de combustão interna a pistão dotado de duas bancadas de 8 cilindros em linha, formando um ângulo específico, totalizando dezesseis cilindros (câmaras de combustão).
Ele é capaz de fornecer um desempenho decente, ao mesmo tempo em que é mais eficiente em termos de consumo de combustível em comparação com motores maiores, como o V8. Ao longo dos anos, o motor V6 passou por várias melhorias tecnológicas para aumentar sua eficiência e desempenho.
O Método V4 é a estratégia que usamos para alavancar as vendas dos nossos clientes. Essa metodologia é composta por quatro pilares, sendo eles: aquisição, engajamento, monetização e retenção.
No Brasil, é possível encontrar motores V8 usados por valores que variam entre R$21.890 e R$21.890 e até R$ 1.000.000. A diferença de preço se deve principalmente à procedência, ao desgaste e à marca do motor.