Dentro do cristianismo o ascetismo se manifesta como uma prática errônea que se inspira na vida de Jesus Cristo. Ele busca a santidade, ou seja, a união com Deus, através da renúncia aos prazeres e aos apegos materiais.
Ele está associado ao quietismo, o qual foi definido mais acima como "a renúncia de todas as vontades", ao passo que o ascetismo é "a mortificação premeditada da própria vontade".
O conceito de Ascese, da forma como é trabalhado por autores como o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) e o sociólogo também alemão Max Weber (1864-1920), é caracterizado pela abdicação dos desejos corporais e/ou mundanos e da satisfação dos prazeres imediatos em prol de uma idealização, seja ela religiosa, ...
⭕ O QUE É O ASCETISMO ? O QUE É UM ASCETA ? - REVERENDO AUGUSTUS NICODEMOS EXPLICA
O que Weber acreditava?
Levando em consideração os conceitos das ações sociais, é possível dizer que Max Weber defendia que a partir do uso das ações sociais, os indivíduos poderiam modificar a sociedade, a política, as relações sociais e as organizações institucionais e governamentais.
A prática de um asceta pode ser associada à prática cristã à medida em que o cristianismo rejeita os prazeres corporais quando são praticados de forma contrária à forma correta estabelecida por Deus e portanto, contrária ao propósito divino.
1. Pessoa que se entrega a práticas espirituais, levando vida contemplativa com mortificação dos sentidos. 2. [Figurado] Pessoa de sã moral e vida irrepreensível.
Certamente Nietzsche tem essa crítica prefacial em mente quando ele diz que os estoicos demandam que a natureza se conforme ao estoicismo e que toda a existência exista apenas à sua própria imagem - como uma generalização colossal e eterna [ungeheure ewige Verallgemeinerung] do estoicismo.
Todos os sentimentos e inclinações naturais deveriam subordinar-se a esse princípio, representando o protestantismo ascético, desse modo, uma gigantesca tentativa de racionalizar toda a condução da vida sob um único valor.
A Ética Protestante ascética elevava a noção da produção capitalista a um nível acima da ideia do lucro por si, mas da ideia da produção como um valor em si mesmo.
o ideal ascético nasce do instinto de cura e proteção de uma vida que degenera, a qual busca manter-se por todos os meios, e luta por sua existência; indica uma parcial inibição e exaustão fisiológica, que os instintos de vida mais profundos, permanecidos intactos, incessantemente combatem com novos meios e invenções.
O ascetismo ou asceticismo é uma filosofia de vida na qual se realizam certas práticas visando ao desenvolvimento espiritual. Muitas vezes, essas práticas consistem no refreamento dos prazeres mundanos e na austeridade.
Quando surgiu o niilismo? O termo "niilismo" tem suas raízes no latim "nihil", que significa "nada". Embora as ideias niilistas possam ser rastreadas até a antiguidade, foi na Rússia do século XIX que o niilismo emergiu como um movimento social e cultural distinto.
Nada disso quer dizer que o estoicismo seja um sistema filosófico ruim. De fato, há muita sabedoria nos aforismos de grandes pensadores como Marco Aurélio, Epicteto e Sêneca. Mas isso não significa que devemos desligar nossas faculdades críticas. Criticar aspectos de uma coisa não significa renegar o todo.
O niilismo é uma visão de mundo que ressalta a falta de significado ou propósito na vida, a ausência de valores morais absolutos e a crença na inexistência de verdades objetivas.
O estoicismo foi fundado no século 3 a.C. por Zeno, um rico mercador da cidade de Cítio, no Chipre. Após sobreviver a um naufrágio em que perdeu tudo o que tinha, Zeno foi parar em Atenas. Ali, conheceu as filosofias de Sócrates, Platão, Aristóteles e seus seguidores.
Surge, assim, um ascetismo laico, secular, não mais restrito aos monges, aos padres, aos santos, não mais enclausurado em monastérios e conventos. As atividades do dia a dia transformam-se, também, em formas legítimas de dar glórias a Deus.
A mortificação é vista pela teologia católica como uma forma de ascetismo, um meio de ' pôr à morte ' o pecado na vida de um crente. É uma antiga prática religiosa que consiste em realizar um sacrifício físico e, portanto, como meio de participação na Redenção.
Rigor ascético 'apheidia somatos', severidade, dureza contra o corpo... O ascetismo tem aparência de espiritualidade, de humildade, mas é só aparência, e não tem valor algum contra a sensualidade, para refrear os desejos pecaminosos da carne. O ascetismo exalta o esforço pessoal, as regras humanas...
1. Pessoa que se entrega a práticas espirituais, levando vida contemplativa com mortificação dos sentidos. 2. [Figurado] Pessoa de sã moral e vida irrepreensível.
Estima-se que seus adeptos, conhecidos como cristãos, constituem a maioria da população em 157 países e territórios. A maioria dos cristãos acredita que Jesus é o Filho de Deus, cuja vinda como o Messias foi profetizada na Bíblia hebraica (chamada de Antigo Testamento no cristianismo) e registrada no Novo Testamento.
O sincretismo religioso é um fenômeno que ocorre quando elementos de diferentes tradições religiosas são combinados em uma única prática ou crença. A origem exata do sincretismo religioso é difícil de determinar, uma vez que ele ocorreu em muitas culturas e em diferentes épocas ao longo da história da humanidade.