A expressão mais adequada para designar a missa é a palavra eucaristia. Eucaristia significa “ação de graças”, agradecimento pela ação salvífica da presença e atuação de Cristo na vida das pessoas. A missa foi instituída pelo próprio Jesus Cristo na última ceia.
A Celebração Eucarística, popularmente conhecida por Missa, foi instituída por Cristo na noite de Quinta-feira Santa, antes de morrer. Pegando no pão e no vinho, deu graças, abençoou-os e distribuiu-os aos discípulos, dizendo: «Tomai: isto é o meu Corpo.
A Igreja ensina que seu fundador é Jesus Cristo. O Novo Testamento registra vários eventos considerados essenciais para o estabelecimento da Igreja Católica, incluindo as atividades e o ensino de Jesus e sua nomeação dos apóstolos como testemunhas de seu ministério, sofrimento e ressurreição.
A Santa Missa é, antes de mais nada, a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o grande evento Pascal. A Missa está ligada a Última Ceia, porém Jesus estava ali celebrando a Páscoa judaica.
Por que afirmamos isso? Porque a instituição da Santa Missa se deu justamente na última ceia de Jesus com seus discípulos, na noite em que Ele se entregou livremente para o sacrifício pascal.
Há porém um texto capital em toda a eclesiologia, que afirma taxativamente esta vontade de Cristo: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). a) A Igreja, o povo de Deus no Novo Testamento.
A missa não é apenas sacrifício, mas também banquete, festa, uma celebração que é memorial, refeição alegre, festiva e atual da Páscoa de Jesus Cristo.
Lc 24, 13-35) nos mostra os dois elementos principais da missa: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. O evangelista Lucas nos diz que, no caminho, Jesus Ressuscitado, Aquele que celebra o sacrifício, foi explicando aos discípulos de Emaús as Escrituras.
A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo, que escolheu os 12 Apóstolos, com os quais edificou Sua Igreja (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, ...
A expressão mais adequada para designar a missa é a palavra eucaristia. Eucaristia significa “ação de graças”, agradecimento pela ação salvífica da presença e atuação de Cristo na vida das pessoas. A missa foi instituída pelo próprio Jesus Cristo na última ceia.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, a eclesiologia católica professa que a Igreja Católica é a "única Igreja de Cristo" - isto é, a única igreja verdadeira definida como "una, santa, católica e apostólica" nas Quatro marcas da Igreja no Credo Niceno.
Do latim, mittere (enviar, despedir), a palavra «missa», com o tem¬po, converteu-se no nome dado à celebração que, nos primeiros tempos, se tinha chamado «Fracção do Pão», «Ceia do Senhor», e a que, agora, chamamos «Eucaristia». Os orientais dão-lhe o nome de «Liturgia».
Os cristãos acreditam que o rito foi instituído por Jesus na Última Ceia, na noite anterior à sua crucificação, enquanto dava pão e vinho aos seus discípulos.
Foi o próprio Jesus Cristo quem instituiu o Santo Sacrifício da Missa, quando instituiu o Sacramento da Eucaristia, e disse que ele fosse feito em memória de sua paixão.
Jesus Cristo deixou-nos a Sua Igreja, para que nos falasse e ensinasse com a mesma autoridade que a Bíblia. Ele foi tão positivo neste ponto que ameaçou com severidade, todo aquele que recusasse a crer nesta verdade. (Mc 16,16).
Por meio da hóstia consagrada, podemos ver que Jesus está presente, vivo e ressuscitado, para dar o Seu corpo como alimento de salvação. Como disse Jesus: 'Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia'” (Jo 6,54), diz.
A Palavra e a Eucaristia são o alimento que Deus nos oferece. Afirmar que o homem não vive só de pão significa que a vida do homem não se esgota na sua vida física. É esta vida nova em Cristo que precisa de alimento para não morrer e crescer até à plenitude. E Cristo é a fonte da vida e o seu alimento.
A Santa Missa, ou Celebração Eucarística, é um ato solene com que os católicos (romanos, coptas e ortodoxos) celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz e Sua Ressurreição.
Para os católicos, a celebração eucarística dominical é o ponto culminante de toda a vida de fé. Nada é mais importante do que a esta cerimônia, que faz memória, atualiza para hoje, na nossa vida e na nossa comunidade, o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Almerindo: A Santa missa é a celebração do Mistério Pascal de Cristo, isto é, celebração da vida, morte e ressurreição de Cristo. Ela é o coração e o cume da vida da Igreja. Chamamos a Missa de Santa, porque celebramos nela o santo mistério de nossa fé.
Desta forma, toda a Celebração Eucarística acabou por ser denominada missa. A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais. Ao entrar e sair de uma igreja com um sacrário, procedemos à genuflexão um gesto de adoração a Jesus Eucarístico.